Família e Comunidade
Estamos na Semana da Família 2024 e aqui falamos sobre Família e Comunidade.
Ave Maria, Cheia de Graça, protegei nossas famílias!
O texto do vídeo está no Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: bensound-onceagain - https www.bensound.com - Licensed
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
#SemanadaFamília #famíliaprojetodivino #profeciadefátima #família #matrimônio #casamento #matrimônioefamília #proteçãoàVida #vidafamiliar #vidaemfamília #paisemães #paisefilhos #famíliaéabasedasociedade #palavradeDeus #sagradasescrituras #sagradafamília #JesusMariaeJosé #guerraespiritual #batalhacontraafamília #protejaafamília #espíritosanto #famíliacristâ #FamíliaProjetoDeDeus
Semana da Família, Família Projeto Divino, Profecia de Fátima, Família, Matrimônio, Casamento, Matrimônio e família, Vida Familiar, Proteção à Vida, Vida em Família, Pais e Mães, Pais e Filhos, Família é a base da sociedade, Palavra de Deus, Sagradas Escrituras, Sagrada Família, Jesus Maria e José, Guerra Espiritual, Batalha Contra a Família, Proteja a Família, Espírito Santo, Família Cristã, Família Projeto De Deus,
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs, que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco.
Para quem não me conhece, eu sou Dermeval Neves e presto serviços de Evangelização desde 1994, quando fui curado de um câncer nas cordas vocais e reconheci que Deus tinha essa missão para mim: Evangelizar pela Internet.
Nesta Semana da Família, estamos meditando sobre a beleza da Família que é um Projeto Divino.
Iniciamos esta meditação traçando sobre nós o sinal de nossa pertença à Deus e ao senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob a luz do Espírito Santo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com a oração ao Espírito Santo clamamos pela Luz Divina, para compreendermos com sabedoria nossas escolhas, nossos caminhos pela vida.
O Amor de Deus é para todos e somos templo do Espírito Santo. Só precisamos compreender e aceitar. Peçamos sempre a Luz do Espírito Santo para nossas famílias.
Vamos pedir ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver em família na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
O tema deste vídeo é A Interação da Família, Projeto Divino, e a vida em Comunidade.
A sociedade ou a comunidade onde vivemos deve ser um lugar de partilha e fé, onde as relações devem ser fraternas, pois envolvem famílias de origens diferentes, pensamentos diferentes e de diversas religiões, mas com um único pensamento voltado à Deus e à Sagrada Escritura como base de vivência e ensinamento.
Toda pessoa humana nasce no seio de uma família, que é a primeira comunidade de amor.
É ali que ela vai desenvolver seus dons e suas capacidades de crescer e ser forte em busca de seus objetivos.
O ser humano só consegue tomar consciência do mundo e dos outros, através do amor e da partilha que se dá na vida em comunidade.
Existem vários tipos e modelos de comunidades. Vamos focar aqui as comunidades cristãs, comprometidas com a fé e pelos laços de fraternidade em Cristo.
Viver em comunidade, nesta perspectiva, é lutar pela paz e pela justiça no mundo.
A comunidade cristã não esquece os mais pobres e miseráveis. Ela vai à luta em defesa dos mais fracos, os prediletos do Evangelho.
O convívio deve ser fraterno e não basta estar junto, ou um ao lado do outro na mesma casa, pois é preciso que haja objetivos comuns, metas bem definidas e prioridades básicas que favoreçam a superação do individualismo.
É necessário vivenciar as relações interpessoais.
A comunidade cristã tem um elo que une e fortalece os seus membros: é a mística do serviço e da oração em comunidade.
Hoje, mais do que nunca, há uma grande busca de relações autênticas por parte das pessoas, não só no plano religioso, onde se procura superar o egoísmo e a indiferença, mas também no plano social, político, cultural e recreativo.
Por toda parte há uma grande sede de amizade e convivência fraterna, onde se buscam pessoas confiáveis, capazes de acolher e amar, pois o amor é a maior fortaleza dentro das famílias.
Assim, com uma família forte, bem estruturada dentro dos mandamentos de Deus, com base sólida na Palavra de Deus, a sociedade também será forte na união entre as pessoas que ali convivem todos os dias.
Para que tudo isso funcione, precisamos acabar com o individualismo, seja ele pessoal ou familiar, e este individualismo é o que na maioria das vezes gera os conflitos dentro de uma comunidade, motivado pela inveja, pelo autoritarismo, pela ganância em querer ser maior que o outro.
Temos vários exemplos que às vezes nem percebemos... não nos damos conta de que podem acontecer dentro da nossa família e levamos para os vizinhos.
Um exemplo comum é quando vemos um vizinho comprando algo novo e nosso individualismo e a inveja, faz com que nos perguntemos, "Mas como ele conseguiu?".
Ao contrário disso, o mais prudente seria parabenizar pela nova conquista e tomar como exemplo o esforço e a dedicação com que aquela família conquistou o seu bem.
Neste mesmo individualismo, várias vezes reunimos algumas famílias seja para um encontro de oração ou de festa, mas deixamos uma família de lado, por algum problema social, financeiro, de drogas, álcool, ou qualquer problema que seja.
Seria muito melhor se buscássemos conhecer mais os ensinamentos de Deus e convidássemos aquela família, e, ao mesmo tempo tentar ajudar a solucionar os problemas que afligem aquela família e tantas outras em nossa comunidade.
É preciso acabar com este individualismo e preconceito, pois ainda predominam entre nós, e em nossas igrejas, as formas religiosas individualistas e a igreja é uma família ou um conjunto de famílias, que formam uma grande família cristã.
Muitas vezes, dentro destas não se valorizam as relações interpessoais fraternas e familiares, busca-se Deus de forma egoísta e interesseira, não há partilha de vida. Cada um só pensa em si mesmo.
Porém não podemos esquecer que o núcleo do cristianismo está dentro da família e no coração de cada um, que é o amor e a partilha e a caridade.
Esse amor exige a convivência comunitária e as relações fraternas entre as famílias, e, quando me refiro à família coloco as pessoas como os membros destas famílias, pois de nada adianta alguns da família fazerem o que é certo e achar que aquele que está errando dentro da própria família passe despercebido.
É preciso que todas as pessoas da família sejam justas e obreiros do Senhor, e ao mesmo tempo não podemos esquecer o apostolado e a solidariedade com os mais pobres.
Buscar um relacionamento com aqueles que não buscam na palavra os ensinamentos de Deus, e, mostrar o quanto podem ser melhores e mais felizes com o amor de Deus, e os bons sentimentos que a vida nos oferece gratuitamente.
Para mudar isso é preciso começar a mudar as coisas dentro de nós mesmos: recebermos bem as pessoas, sem distinção de cultura, credos ou ponto de vista.
O maior exemplo que podemos dar da nossa fraqueza é ao receber visita de pessoas de outras religiões batendo em nossa porta para falar de Deus, segundo suas crenças... sempre as condenamos...
Em muitos casos, há uma verdadeira repulsa contra eles e o que eles fazem é apenas levar a palavra de Deus aos lares e famílias que eles nem conhecem.
Quem somos nós para julgar se estão certos ou errados? Porque não fazemos o mesmo?
Porque não levamos a palavra de Deus para outras pessoas que nem conhecemos?
Temos vergonha, temos preconceito com algumas famílias da mesma rua... eu sou eu, e o resto que se dane.
Esses são pensamentos que nos impedem de ser cristãos de verdade, e, agindo dessa forma, que exemplo podemos dar dentro da nossa família e dentro da grande família comunitária?
É preciso deixar que os outros nos conheçam, pois, afinal de contas, todos nós temos pensamentos diferentes e, muitas vezes, esses pensamentos diferentes fazem com que aconteçam dentro da comunidade os inevitáveis conflitos.
Devemos lembrar que se respeitarmos a opinião e a crença dos outros, estaremos seguindo os mandamentos de Deus.
A comunidade é o lugar do crescimento familiar e pessoal, mas também é o lugar dos grandes desafios.
Nessas condições, descobriremos se as pessoas e as famílias estão maduras o suficiente e preparadas para enfrentar com diplomacia estes conflitos e desafios.
É nesta hora que iremos descobrir se estamos preparados para compartilhar e viver a doação evangélica, se realmente aprendemos que o amor supera o egoísmo, a inveja, as diferenças e que tudo pode ser diferente quando descobrimos a nossa capacidade de amar.
Viver em comunidade com amor é algo que aprendemos a cada dia!
É uma missão que temos, e, para isso, precisamos superar os limites e ir além dos interesses pessoais. É preciso olhar mais para o "NÓS" do que para o "EU"...
Uma pessoa egoísta jamais será um membro agradável dentro da família e dentro da sociedade, fica em segundo plano.
Viver em uma grande família comunitária, é sair do anonimato para deixar-se conhecer, deixar-se cativar, colocando seus dons e talentos a serviço do bem comunitário, é estender a mão sem se preocupar a quem, é saber que humildade é ser elevado por Deus, é ser iluminado.
Jamais devemos nos elevar ou aparecer por caridade, essa atitude poderá nos humilhar, mas se abaixarmos a cabeça com humildade ao estender a mão seremos elevados e agraciados por Deus.
Somente quem ama realmente entende o significado de conviver em família e comunidade. O convívio comunitário significa o respeito entre as famílias.
Temos vários exemplos de falta de respeito entre vizinhos: às vezes um vizinho coloca um saco de lixo sobre o nosso murro, e já achamos que é provocação, e, depois de falar para outro vizinho e reclamar do fato, ainda jogamos o saco de volta para o vizinho.
E se o saco cair em nosso terreno, aí a confusão é maior ainda, pois pegamos o saco rasgamos e jogamos de volta para o vizinho, e ficamos nervosos xingando, e pode ser que apenas tenha caído em nosso terreno.
E o vizinho fica mais furioso e joga mais e assim começa um conflito entre vizinhos.
Mas aí se pensarmos de outra forma, e levarmos o saco de lixo até à calçada para que o caminhão do lixo recolha, iremos evitar um monte de confusão.
A reação do vizinho não será de ira e ainda irá agradecer por termos tomado essa atitude, em vez de brigar esbravejar, falar para outro vizinho...
Você levou o saco de lixo para a calçada para que fosse coletado, e se caso o vizinho tivesse feito de propósito, e a sua atitude for sempre a mesma de levar o lixo para a sua calçada, e ele faz mais uma vez e você mantém a mesma atitude, em breve o vizinho fica com vergonha e para de fazer isso.
Assim não haverá conflito, não haverá desavença e o amor voltará a substituir o ódio e o rancor entre vizinhos, e, por sua vez, evitam-se confrontos familiares.
E para mudar tudo isso é preciso que superemos o individualismo e o egoísmo, e, é nesta superação que se assenta a nossa sociedade atual.
A sociedade dentro dos preceitos cristãos é o mais eficaz meio de valorização da pessoa humana e da família.
É dentro da família comunitária cristã, que devemos nos unir para enfrentar os grandes desafios que afligem e destroem muitas famílias.
São forças opressoras que envolvem drogas, álcool, adultério, e esta superação nós encontramos no amor e na educação dos jovens, incluindo-os nos encontros comunitários como reuniões de bairros, escolas, encontros de orações, igrejas, etc...
Quando isso não acontece é preocupante e, assim é mais urgente ainda redescobrir a convivência comunitária da família em busca de um espaço religioso e cristão.
Agora, rezemos juntos uma Ave-Maria pedindo a proteção para nossas famílias, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que abençoe e guarde nossa família, nos livre de todo o mal e nos conduza juntos à vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário