Pedro Tu me Amas?
Nesta série especial FAMÍLIA PROJETO DIVINO fazemos aqui uma Meditação Bíblica da passagem do Evangelho onde Jesus pergunta "Pedro Tu me Amas?" e como aplicar essa mensagem bíblica em nossa vida.
Ave Maria, Cheia de Graça, protegei nossas famílias!
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: bensound-onceagain - https www.bensound.com - Licensed
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs, que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco.
Para quem não me conhece, eu sou Dermeval Neves e presto serviços de Evangelização desde 1994, quando fui curado de um câncer nas cordas vocais e reconheci que Deus tinha essa missão para mim: Evangelizar pela Internet.
Nesta série de vídeos estamos falando sobre o tema Família Projeto Divino.
Esta é uma série de vídeos que terá continuação por algum tempo ainda e sempre que eu sentir necessidade de falar sobre o assunto retornarei com novos vídeos.
Iniciamos esta meditação traçando sobre nós o sinal de nossa pertença à Deus e ao senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob a luz do Espírito Santo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com a oração ao Espírito Santo clamamos pela Luz Divina, para compreendermos com sabedoria nossas escolhas, nossos caminhos pela vida.
O Amor de Deus é para todos e somos templo do Espírito Santo. Só precisamos compreender e aceitar. Peçamos sempre a Luz do Espírito Santo para nossas famílias.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Toda esta série se baseia na Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras. Vamos abordar algumas meditações sobre a Bíblia para fortalecimento da união da Família.
O tema deste vídeo é Meditações Bíblicas para a Família com o assunto: Apascenta minhas ovelhas.
Proclamação do Evangelho Segundo São João capítulo 1, versículos 1 a 19
Depois disso, tornou Jesus a manifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tiberíades. Manifestou-se deste modo:
Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: “Vou pescar”. Responderam-lhe eles: “Também nós vamos contigo”. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam.
Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram.
Perguntou-lhes Jesus: “Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer?”. – “Não”, responderam-lhe.
Disse-lhes ele: “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis”. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes.
Então, aquele discípulo a quem Jesus amava, disse a Pedro: “É o Senhor!”. Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas.
Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados).
Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão.
Disse-lhes Jesus: “Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes”.
Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.
Disse-lhes Jesus: “Vinde, comei”. Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: “Quem és tu?” –, pois bem sabiam que era o Senhor.
Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhes deu, e do mesmo modo o peixe.
Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado.
Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?”. Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”.
Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me?”. Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”.
Perguntou-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me?”. Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me?” –, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.*
Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”.
Por essas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: “Segue-me!”.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Quando os discípulos estavam em terra viram brasa, peixe e pão. Jesus pediu algo para comer, agora, os discípulos chegam e já tem o alimento pronto para todos. É importante saber que, para João, o peixe e pão são símbolos do próprio Senhor, portanto, da Eucaristia. É o próprio Jesus que se oferece aos seus e faz o convite para que possam vir e comer.
Após todos comeram e ficarem saciados, Jesus chega à Pedro e lhe pergunta se ele o ama. Vejamos algo que, talvez, não sabíamos. Jesus pergunta a Pedro se ele o ama no amor ágape, o amor entrega, doação. Pedro, por sua vez, responde no amor filia, o amor de amigos. Já a última vez que Jesus faz a pergunta, inverte-a dizendo a Pedro, se ele o ama no filia e Pedro responde no mesmo amor, ou seja, no amor filia.
Jesus perguntava, Pedro você me ama no amor ágape? Pedro respondia, Senhor, eu o quero amar no amor filia. É como se Pedro dissesse, Senhor, como todos amam não quero amar. Quero lhe amar como amigo, num amor que só eu posso oferecer. Pedro quer ser amigo particular do Senhor e não quer amar com um amor universal, igual de todos.
Somente depois que Pedro entende o diálogo é que recebe a missão de apascentar as ovelhas e o convite para seguir Jesus. Só agora ele entrará na fase da maturidade, porque entendeu a pergunta de Jesus. Por isso Jesus diz que, “quando era jovem ia onde queria. Quando ficar velho outro lhe estenderá as mãos”. Ou seja, será o momento que vai chegar ao ápice do discipulado e entenderá, perfeitamente, a cruz de Cristo.
Portanto, quando Pedro ouve o convite de Jesus para segui-Lo, entende tudo. Agora se identificará plenamente com o Senhor e saberá que, também, morrerá na cruz, como o seu Mestre. Por questão de dignidade morre de cabeça para baixo.
Como Pedro, nossa vida será transformada, quando entendermos o verdadeiro sentido do amor que Cristo pede de cada um de nós. Só assim, tocado por Ele, conseguiremos tocar e amar como Ele toca e ama. Que, então, possamos deixar o Senhor fitar seu olhar para nós, para sermos tocados e amados por Ele.
Não dê peixe, ensine a pescar
Os ditos grandes do império romano, não queriam em hipótese alguma ouvir falar o nome de Jesus, e aqueles que levavam a sua doutrina aos povos eram condenados.
Os apóstolos foram presos, mas sentiam orgulho em falar o nome de Jesus, em pregar sua doutrina para os povos, e foram açoitados.
Simão Pedro disse que iria pescar, outros apóstolos foram juntos, e passaram a noite e nada pescaram, ao amanhecer os discípulos não reconheceram Jesus na praia, e Jesus lhes pediu comida, e eles responderam, não pescamos nada.
Jesus mandou que lançassem a rede do lado direito do barco e as redes ficaram cheias com 153 peixes grandes.
Jesus pediu então para que trouxessem alguns peixes para comer, e Jesus lhes deu também o Pão. Esta foi a terceira vez em que Jesus se manifestou depois da ressurreição.
Jesus questionou Simão Pedro: Amas-me mais que os outros?
E ele respondeu que sim, e Jesus perguntou por 3 vezes, e Simão Pedro respondeu e a cada resposta Jesus dizia, Apascenta os meus cordeiros, e Jesus os convida, Segue-me!
E o que Jesus quer dizer com isso?
Que jamais nos esqueçamos de pregar a sua palavra, e os seus ensinamentos, que sejamos pescadores também, mas pescadores de homens, mulheres e crianças, para que seu rebanho fique cada vez maior.
Jesus nos chama para a vida, uma vida cristã, nos caminhos da sabedoria, da Palavra de Deus, para que se fortaleça cada vez mais a Igreja de Cristo.
E Jesus pede que o evangelho seja anunciado a todos os povos, e por isso, precisamos cada um de nós ser uma semente frutífera, para que na nossa caminhada nos tornemos uma árvore frondosa cheia de frutos, e que estes frutos saciem a fome de amor das pessoas, e estas frutas colhidas alimentem a alma de todos os povos tementes a Deus.
E quando Jesus pede sigam-me, ele deu uma missão para todos os apóstolos: ide e pregai o evangelho, levando a todos os povos a palavra de Deus.
E assim o fizeram, mesmo sob fortes ameaças do império romano, que não queriam permitir que a palavra e o nome de Jesus fossem espalhados por todos os povos.
Hoje cada um de nós pode ser um germinador da semente do evangelho, um servo do rebanho, levando o ensinamento da Palavra de Deus, mostrando aos filhos, vizinhos, amigos a importância da fé em Deus, do amor à Deus, pois Ele nos ama e deu seu próprio filho pela nossa salvação.
E aí precisamos nos perguntar: até onde somos capazes de dedicarmos amor a Deus, até onde somos capazes de anunciar a Palavra de Deus, e mostrar o quanto amamos seu Filho Jesus, que morreu por nós na cruz, de forma cruel, e mesmo depois da morte, quando ressuscitou, continuou a nos amar.
Se existem ovelhas desgarradas, vamos trazê-las de volta ao rebanho. Sigamos o pedido de Jesus: Cuida das minhas Ovelhas.
E quando Jesus pergunta a Simão Pedro se ele o ama, podemos ter certeza que esta pergunta Ele está fazendo a cada minuto para nós, porque muitas vezes nos distanciamos Dele, chegamos até duvidar Dele.
Às vezes assim como os discípulos, não o reconhecemos, mesmo que seja por um instante, e isso acontece quando o nosso coração começa a enfraquecer de amor e de fé, pois o amor e a fé que nos move e nos alimenta, e, este amor e fé buscamos na Palavra de Deus.
É dentro da nossa família que devemos começar a evangelização, e declarar nosso verdadeiro amor para nossa esposa, e a esposa ao marido, os dois aos filhos e os filhos aos pais.
Assim estaremos mostrando a todos que o amor e a fé na família deve ser algo concreto e puro, e dessa forma não damos o peixe, mas sim ensinamos a pescar, pescar esse amor infinito, essa fé verdadeira.
A nossa família por nosso intermédio deverá estar ligada a Jesus em todos os momentos, e este amor bem alimentado nos leva ao coração de Jesus.
Oremos: Espírito de dedicação, que eu cuide, com total generosidade, do rebanho a mim confiado pelo Senhor, sabendo conduzi-lo com amor, pois este rebanho é a minha família, que a Deus pertence, e devemos simplesmente amar a todos seja esposa ou marido, filhos, noras, netos, irmãos, pais e assim por diante, pois a luz do Espírito Santo sempre nos iluminará, e o manto da Virgem Maria, a Mãe de Jesus nosso salvador, sempre nos cobrirá.
Queridos Irmãos e Irmãs, apeguem-se a uma vida de oração para ter mais intimidade com o Deus Uno e Trino que rege a nossa vida, governa este mundo e tudo que nele existe.
Peçamos a Jesus que envie seu Espírito Santo para nos orientar a sermos verdadeiros guias de nossa família e de nossos irmãos e irmãs de comunidade.
Que com nosso exemplo possamos evangelizar a quem nos encontrar.
Agora, rezemos juntos uma Ave-Maria pedindo a proteção para nossas famílias, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que abençoe e guarde nossa família, nos livre de todo o mal e nos conduza juntos à vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
Você que chegou até aqui e não deu seu like ou não curtiu ou não compartilhou ainda, faça isso agora porque as redes sociais valorizam mais os vídeos quando você interage e o divulga para mais pessoas.
Assim você nos ajuda a continuar evangelizando para muitas outras pessoas que sem a sua interação não seriam alcançadas.
Siga as nossas redes sociais do Sistema Salve Rainha de Evangelização usando sempre o mesmo ID @salvemaerainha, tanto no YouTube, como no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Para facilitar vou deixar os links do Sistema Salve Rainha de Evangelização na descrição do vídeo.
Conto com você. Muito Obrigado.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário