quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Pedro Tu me Amas?

Pedro Tu me Amas?

Nesta série especial FAMÍLIA PROJETO DIVINO fazemos aqui uma Meditação Bíblica da passagem do Evangelho onde Jesus pergunta "Pedro Tu me Amas?" e como aplicar essa mensagem bíblica em nossa vida.
Ave Maria, Cheia de Graça, protegei nossas famílias!

CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇


Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q

CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: bensound-onceagain - https www.bensound.com - Licensed
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

TEXTO DO VÍDEO

Queridos irmãos e irmãs, que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco.

Para quem não me conhece, eu sou Dermeval Neves e presto serviços de Evangelização desde 1994, quando fui curado de um câncer nas cordas vocais e reconheci que Deus tinha essa missão para mim: Evangelizar pela Internet.

Nesta série de vídeos estamos falando sobre o tema Família Projeto Divino.

Esta é uma série de vídeos que terá continuação por algum tempo ainda e sempre que eu sentir necessidade de falar sobre o assunto retornarei com novos vídeos.

Iniciamos esta meditação traçando sobre nós o sinal de nossa pertença à Deus e ao senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob a luz do Espírito Santo:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Com a oração ao Espírito Santo clamamos pela Luz Divina, para compreendermos com sabedoria nossas escolhas, nossos caminhos pela vida.

O Amor de Deus é para todos e somos templo do Espírito Santo. Só precisamos compreender e aceitar. Peçamos sempre a Luz do Espírito Santo para nossas famílias.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Toda esta série se baseia na Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras. Vamos abordar algumas meditações sobre a Bíblia para fortalecimento da união da Família.

O tema deste vídeo é Meditações Bíblicas para a Família com o assunto: Apascenta minhas ovelhas.

Proclamação do Evangelho Segundo São João capítulo 1, versículos 1 a 19
Depois disso, tornou Jesus a ma­nifestar-se aos seus discípulos junto ao lago de Tibería­des. Manifestou-se deste modo:
Estavam juntos Simão Pedro, Tomé (chamado Dídimo), Natanael (que era de Caná da Galiléia), os filhos de Zebedeu e outros dois dos seus discípulos.
Disse-lhes Simão Pedro: “Vou pescar”. Responderam-lhe eles: “Também nós vamos contigo”. Partiram e entraram na barca. Naquela noite, porém, nada apanharam.
Chegada a manhã, Jesus estava na praia. Todavia, os discípulos não o reconheceram.
Perguntou-lhes Jesus: “Amigos, não tendes acaso alguma coisa para comer?”. – “Não”, responderam-lhe.
Disse-lhes ele: “Lançai a rede ao lado direito da barca e achareis”. Lançaram-na, e já não podiam arrastá-la por causa da grande quantidade de peixes.
Então, aquele discípulo a quem Jesus amava, disse a Pedro: “É o Senhor!”. Quando Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se às águas.
Os outros discípulos vieram na barca, arrastando a rede dos peixes (pois não estavam longe da terra, senão cerca de duzentos côvados).
Ao saltarem em terra, viram umas brasas preparadas e um peixe em cima delas, e pão.
Disse-lhes Jesus: “Trazei aqui alguns dos peixes que agora apanhastes”.
Subiu Simão Pedro e puxou a rede para a terra, cheia de cento e cinqüenta e três peixes grandes. Apesar de serem tantos, a rede não se rompeu.
Disse-lhes Jesus: “Vinde, comei”. Nenhum dos discípulos ousou perguntar-lhe: “Quem és tu?” –, pois bem sabiam que era o Senhor.
Jesus aproximou-se, tomou o pão e lhes deu, e do mesmo modo o peixe.
Era esta já a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado.
Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?”. Respondeu ele: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”.
Perguntou-lhe outra vez: “Simão, filho de João, amas-me?”. Respondeu-lhe: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta minhas ovelhas”.
Perguntou-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, amas-me?”. Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: “Amas-me?” –, e respondeu-lhe: “Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas.*
Em verdade, em verdade te digo: quando eras mais moço, cingias-te e andavas aonde querias. Mas, quando fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá e te levará para onde não queres”.
Por essas palavras, ele indicava o gênero de morte com que havia de glorificar a Deus. E depois de assim ter falado, acrescentou: “Segue-me!”.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor

Quando os discípulos estavam em terra viram brasa, peixe e pão. Jesus pediu algo para comer, agora, os discípulos chegam e já tem o alimento pronto para todos. É importante saber que, para João, o peixe e pão são símbolos do próprio Senhor, portanto, da Eucaristia. É o próprio Jesus que se oferece aos seus e faz o convite para que possam vir e comer.

Após todos comeram e ficarem saciados, Jesus chega à Pedro e lhe pergunta se ele o ama. Vejamos algo que, talvez, não sabíamos. Jesus pergunta a Pedro se ele o ama no amor ágape, o amor entrega, doação. Pedro, por sua vez, responde no amor filia, o amor de amigos. Já a última vez que Jesus faz a pergunta, inverte-a dizendo a Pedro, se ele o ama no filia e Pedro responde no mesmo amor, ou seja, no amor filia.

Jesus perguntava, Pedro você me ama no amor ágape? Pedro respondia, Senhor, eu o quero amar no amor filia. É como se Pedro dissesse, Senhor, como todos amam não quero amar. Quero lhe amar como amigo, num amor que só eu posso oferecer. Pedro quer ser amigo particular do Senhor e não quer amar com um amor universal, igual de todos. 

Somente depois que Pedro entende o diálogo é que recebe a missão de apascentar as ovelhas e o convite para seguir Jesus. Só agora ele entrará na fase da maturidade, porque entendeu a pergunta de Jesus. Por isso Jesus diz que, “quando era jovem ia onde queria. Quando ficar velho outro lhe estenderá as mãos”. Ou seja, será o momento que vai chegar ao ápice do discipulado e entenderá, perfeitamente, a cruz de Cristo. 

Portanto, quando Pedro ouve o convite de Jesus para segui-Lo, entende tudo. Agora se identificará plenamente com o Senhor e saberá que, também, morrerá na cruz, como o seu Mestre. Por questão de dignidade morre de cabeça para baixo.

Como Pedro, nossa vida será transformada, quando entendermos o verdadeiro sentido do amor que Cristo pede de cada um de nós. Só assim, tocado por Ele, conseguiremos tocar e amar como Ele toca e ama. Que, então, possamos deixar o Senhor fitar seu olhar para nós, para sermos tocados e amados por Ele. 

Não dê peixe, ensine a pescar

Os ditos grandes do império romano, não queriam em hipótese alguma ouvir falar o nome de Jesus, e aqueles que levavam a sua doutrina aos povos eram condenados.

Os apóstolos foram presos, mas sentiam orgulho em falar o nome de Jesus, em pregar sua doutrina para os povos, e foram açoitados.

Simão Pedro disse que iria pescar, outros apóstolos foram juntos, e passaram a noite e nada pescaram, ao amanhecer os discípulos não reconheceram Jesus na praia, e Jesus lhes pediu comida, e eles responderam, não pescamos nada.

Jesus mandou que lançassem a rede do lado direito do barco e as redes ficaram cheias com 153 peixes grandes.

Jesus pediu então para que trouxessem alguns peixes para comer, e Jesus lhes deu também o Pão. Esta foi a terceira vez em que Jesus se manifestou depois da ressurreição.

Jesus questionou Simão Pedro: Amas-me mais que os outros?

E ele respondeu que sim, e Jesus perguntou por 3 vezes, e Simão Pedro respondeu e a cada resposta Jesus dizia, Apascenta os meus cordeiros, e Jesus os convida, Segue-me!

E o que Jesus quer dizer com isso?

Que jamais nos esqueçamos de pregar a sua palavra, e os seus ensinamentos, que sejamos pescadores também, mas pescadores de homens, mulheres e crianças, para que seu rebanho fique cada vez maior.

Jesus nos chama para a vida, uma vida cristã, nos caminhos da sabedoria, da Palavra de Deus, para que se fortaleça cada vez mais a Igreja de Cristo.

E Jesus pede que o evangelho seja anunciado a todos os povos, e por isso, precisamos cada um de nós ser uma semente frutífera, para que na nossa caminhada nos tornemos uma árvore frondosa cheia de frutos, e que estes frutos saciem a fome de amor das pessoas, e estas frutas colhidas alimentem a alma de todos os povos tementes a Deus.

E quando Jesus pede sigam-me, ele deu uma missão para todos os apóstolos: ide e pregai o evangelho, levando a todos os povos a palavra de Deus.

E assim o fizeram, mesmo sob fortes ameaças do império romano, que não queriam permitir que a palavra e o nome de Jesus fossem espalhados por todos os povos.

Hoje cada um de nós pode ser um germinador da semente do evangelho, um servo do rebanho, levando o ensinamento da Palavra de Deus, mostrando aos filhos, vizinhos, amigos a importância da fé em Deus, do amor à Deus, pois Ele nos ama e deu seu próprio filho pela nossa salvação.

E aí precisamos nos perguntar: até onde somos capazes de dedicarmos amor a Deus, até onde somos capazes de anunciar a Palavra de Deus, e mostrar o quanto amamos seu Filho Jesus, que morreu por nós na cruz, de forma cruel, e mesmo depois da morte, quando ressuscitou, continuou a nos amar.

Se existem ovelhas desgarradas, vamos trazê-las de volta ao rebanho. Sigamos o pedido de Jesus: Cuida das minhas Ovelhas.

E quando Jesus pergunta a Simão Pedro se ele o ama, podemos ter certeza que esta pergunta Ele está fazendo a cada minuto para nós, porque muitas vezes nos distanciamos Dele, chegamos até duvidar Dele.

Às vezes assim como os discípulos, não o reconhecemos, mesmo que seja por um instante, e isso acontece quando o nosso coração começa a enfraquecer de amor e de fé, pois o amor e a fé que nos move e nos alimenta, e, este amor e fé buscamos na Palavra de Deus.

É dentro da nossa família que devemos começar a evangelização, e declarar nosso verdadeiro amor para nossa esposa, e a esposa ao marido, os dois aos filhos e os filhos aos pais.

Assim estaremos mostrando a todos que o amor e a fé na família deve ser algo concreto e puro, e dessa forma não damos o peixe, mas sim ensinamos a pescar, pescar esse amor infinito, essa fé verdadeira.

A nossa família por nosso intermédio deverá estar ligada a Jesus em todos os momentos, e este amor bem alimentado nos leva ao coração de Jesus.

Oremos: Espírito de dedicação, que eu cuide, com total generosidade, do rebanho a mim confiado pelo Senhor, sabendo conduzi-lo com amor, pois este rebanho é a minha família, que a Deus pertence, e devemos simplesmente amar a todos seja esposa ou marido, filhos, noras, netos, irmãos, pais e assim por diante, pois a luz do Espírito Santo sempre nos iluminará, e o manto da Virgem Maria, a Mãe de Jesus nosso salvador, sempre nos cobrirá.

Queridos Irmãos e Irmãs, apeguem-se a uma vida de oração para ter mais intimidade com o Deus Uno e Trino que rege a nossa vida, governa este mundo e tudo que nele existe.

Peçamos a Jesus que envie seu Espírito Santo para nos orientar a sermos verdadeiros guias de nossa família e de nossos irmãos e irmãs de comunidade.

Que com nosso exemplo possamos evangelizar a quem nos encontrar.

Agora, rezemos juntos uma Ave-Maria pedindo a proteção para nossas famílias, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que abençoe e guarde nossa família, nos livre de todo o mal e nos conduza juntos à vida eterna.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.

Você que chegou até aqui e não deu seu like ou não curtiu ou não compartilhou ainda, faça isso agora porque as redes sociais valorizam mais os vídeos quando você interage e o divulga para mais pessoas.

Assim você nos ajuda a continuar evangelizando para muitas outras pessoas que sem a sua interação não seriam alcançadas.

Siga as nossas redes sociais do Sistema Salve Rainha de Evangelização usando sempre o mesmo ID @salvemaerainha, tanto no YouTube, como no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Para facilitar vou deixar os links do Sistema Salve Rainha de Evangelização na descrição do vídeo.

Conto com você. Muito Obrigado.

.......... FIM DO TEXTO ........

Nenhum comentário: