Responsabilidade do Pai
Estamos na Semana da Família 2024 e aqui falamos sobre a Responsabilidade do Pai e por que os pais precisam conduzir suas famílias na vida de oração.
Ave Maria, Cheia de Graça, protegei nossas famílias!
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: bensound-onceagain - https www.bensound.com - Licensed
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs, que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco.
Para quem não me conhece, eu sou Dermeval Neves e presto serviços de Evangelização desde 1994, quando fui curado de um câncer nas cordas vocais e reconheci que Deus tinha essa missão para mim: Evangelizar pela Internet.
Encerrando hoje a Semana da Família, continuamos meditando sobre a beleza da Família que é um Projeto Divino, com um assunto que é de grande importância para os pais, que são os líderes fa família.
A Semana da Família se encerra hoje, mas nos próximos vídeos vou continuar falando sobre o tema Família Projeto Divino, porque uma semana é pouco para esgotar todo o tema.
Esta é uma série de vídeos que terá continuação por algum tempo ainda e sempre que eu sentir necessidade de falar sobre o assunto retornarei com novos vídeos.
Iniciamos esta meditação traçando sobre nós o sinal de nossa pertença à Deus e ao senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob a luz do Espírito Santo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com a oração ao Espírito Santo clamamos pela Luz Divina, para compreendermos com sabedoria nossas escolhas, nossos caminhos pela vida.
O Amor de Deus é para todos e somos templo do Espírito Santo. Só precisamos compreender e aceitar. Peçamos sempre a Luz do Espírito Santo para nossas famílias.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
O tema deste vídeo é Por que os pais precisam conduzir suas famílias na vida de oração?
Vamos conversar um pouco sobre esta pergunta tão desafiadora para muitos pais.
Nós, pais, estamos sendo desafiados agora mesmo a exercer liderança em nossas casas. Se não o fizermos, entregaremos nossas famílias ao mundo. E por onde começar, senão pela recuperação da prática da oração em comum?
O maior e melhor conselho a um pai de família: “Conduza sua família na vida de oração” e analisando bem, posso dizer que essas palavras têm o poder de virar do avesso o mundo de um pai.
Como escutamos com frequência que o pai é o líder espiritual no lar, alguém poderia pensar que esse é um dos requisitos mais fáceis (jejum e penitências também eram exigidos).
Mas, a julgar pelas expressões de perplexidade frente a esse conselho, a pessoa pode pensar que se lhe está pedindo o sacrifício de seu primogênito.
Perguntas do tipo: “Como faço isso?”, “Como funciona isso?” e “Como posso convencer minha família a me seguir?” circulam em todos os ambientes.
Isso atinge o coração de um problema com raízes profundas. Talvez muitos pais de família que estão me ouvindo agora também possam se contorcer um pouco.
Depois de uma reflexão detalhada, acredito que podemos assinalar alguns motivos por que esse desafio é recebido com tanta hesitação, mesmo entre aquele grupo de homens espiritualmente maduros, e o que ele nos diz sobre a liderança dos pais no lar.
Em primeiro lugar, o ato de conduzir a oração em família exige vulnerabilidade.
Muitas vezes, os homens tratam a oração que é feita em comum como uma tarefa feminina: senhoras de idade piedosas que ficam o dia inteiro na igreja com seus rosários, bíblias com páginas amassadas e livros de oração gastos.
Os homens não deveriam mostrar abertamente sua dependência do Pai celestial, demonstrar publicamente a necessidade de ser perdoados ou de pedir conselho e direcionamento.
Normalmente pensam: Nós cuidamos do peixe frito e do transporte até a Missa, além de nos apresentarmos como voluntários para diversas obras de caridade. Que as mulheres cuidem da oração e que os homens façam as outras coisas!
Muitas vezes, os homens tratam a oração feita em comum como uma tarefa feminina.
No entanto, a oração é para aqueles que dependem de Deus na fé, na esperança e na caridade.
Deixamos de rezar porque dependemos de nós mesmos no orgulho, no egoísmo e na vaidade.
Precisamos de Deus; sem Ele, estamos condenados e, no final das contas, tornamo-nos vazios.
Podemos coordenar e organizar mil eventos para a Igreja e ignorar a verdade da fé o tempo todo.
Mas precisamos da oração não porque seja algo que nos preenche de forma vaga ou porque simplesmente faça parte de nossas atividades corriqueiras, mas porque temos necessidade dela, no sentido mais verdadeiro da palavra.
Deus não precisa de nossas orações; elas não acrescentam nada ao que Ele é. Somos nós que precisamos de Deus, pois sem Ele nos falta algo. Nós precisamos da oração.
E nós, pais, também precisamos rezar em público.
Essas ações públicas mostram à nossa família como rezar; dizem a ela que nós, que muitas vezes somos a autoridade em muitos assuntos, submetemos nossa própria vida a Alguém que está acima de nós.
Na verdade, conduzir nossa família na oração é uma das responsabilidades fundamentais da paternidade.
Jesus Cristo nos ensinou como devemos rezar, dando-nos o Pai-Nosso como exemplo perfeito de oração.
Observemos como o Pai-Nosso mostra a dependência em relação a Deus: “Pai nosso, que estais nos céus; santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje” - essa parte expressa a nossa dependência do Pai celestial - “perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido” - essa parte demonstra publicamente a necessidade do perdão - “não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal” - aqui pedimos conselho e direcionamento.
Conduzir a família na oração é uma das responsabilidades fundamentais da paternidade.
A oração exige, em segundo lugar, que um pai realmente lhe determine um período específico.
Isso exige que ele dirija e lidere outras pessoas para que também determinem um período específico para a oração.
Não é uma tarefa fácil num lar onde todos vivem juntos, mas fazem poucas coisas juntos. Requer-se uma mudança cultural. Dito de modo simples: a liderança exige trabalho.
Quando todos estão em caminhos diferentes, quando raramente ocorre a simples atividade de uma oração em família e quando o tempo livre é gasto com algum dispositivo eletrônico, a unidade familiar é bastante afetada.
Por isso, a oração impõe a reunificação no lar.
A missão do pai é cultivada no lar por meio da realização de coisas difíceis como o estabelecimento da ordem, da disciplina e de uma estrutura.
Exige que nós nos envolvamos com a vida familiar em vez de sermos observadores casuais.
A Sagrada Escritura diz: “Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão? E, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente?” Conforme Mateus, capítulo 7, versículo 9 e 10.
Quando não interagimos em nosso lar e não exercemos liderança nele, permitimos que outra pessoa ou outra coisa guie nossa família, talvez dando àqueles que amamos pedras para comer ou serpentes para brincar.
Nós, pais, estamos sendo desafiados agora mesmo a exercer liderança — se não o fizermos, entregaremos nossa família ao mundo. Temos de começar pela recuperação da prática da oração em família.
Deixe de lado os controles de videogame, desligue os smartphones, pare de ficar obcecado com esportes, renuncie à pornografia e pare de abdicar ao seu direito de liderar.
Preste atenção nisso, vou repetir: Quando não interagimos em nosso lar e não exercemos liderança nele, permitimos que outra pessoa ou outra coisa guie nossa família.
Permita-me reafirmar isso de uma forma mais positiva.
Para começar, talvez tenhamos de nos tornar mais presentes antes de abraçar a causa da oração.
Erga sua cabeça e olhe para sua bela esposa. Apaixone-se novamente.
Interaja com seus filhos. Brinque com eles.
Faça refeições em família e converse sobre seu dia.
Conte histórias de sua juventude e ria alto de seu passado.
Então, e só então, quando tiver reconquistado a confiança deles — quando tiver conquistado o direito a ser escutado e tiver demonstrado suas vulnerabilidades —, poderá pedir que o acompanhem na oração diária.
Naquela ocasião, liderar sua família na vida de oração não lhe parecerá algo tão assustador ou estranho; será o próximo passo lógico nisto que chamamos de paternidade.
É preciso começar, enfim, pelas coisas simples: Estabeleça um horário regular e se comprometa com ele.
Talvez aquelas senhoras idosas saibam de algo importante!
Se você for fiel ao plano que traçou, sua família gradualmente começará a mudar e seu lugar no lar se tornará mais claro, não por estar fazendo algo certo, mas porque Deus foi convidado para, como rezamos na Missa, “ordenar na sua paz os nossos dias”.
Então, o que acontece com esse grupo de homens, pais que querem realmente orientar suas famílias no caminho da salvação?
Desafiamos uns aos outros, responsabilizamo-nos uns pelos outros e amamos uns aos outros.
Noite após noite, tornamo-nos cada vez mais conscientes da função paterna de conduzir a vida de oração. Nossas famílias começarão a confiar em nós, a nos escutar e acompanhar na oração.
Sim, às vezes nós falhamos. A vida se interpõe e caímos nos maus hábitos.
Mas podemos perseverar pela graça, e nossas famílias melhorarão graças a isso.
Agora, rezemos juntos uma Ave-Maria pedindo a proteção para nossas famílias, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que abençoe e guarde nossa família, nos livre de todo o mal e nos conduza juntos à vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
Você que chegou até aqui e não deu seu like ou não curtiu ou não compartilhou ainda, faça isso agora porque as redes sociais valorizam mais os vídeos quando você interage e o divulga para mais pessoas.
Assim você nos ajuda a continuar evangelizando para muitas outras pessoas que sem a sua interação não seriam alcançadas.
Siga as nossas redes sociais do Sistema Salve Rainha de Evangelização usando sempre o mesmo ID @salvemaerainha, tanto no Youtube, como no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Para facilitar vou deixar os links do Sistema Salve Rainha de Evangelização na descrição do vídeo.
Conto com você. Muito Obrigado.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário