Pode um cego guiar outro cego?
Estamos na Semana da Família 2024 e aqui fazemos uma Meditação Bíblica da passagem do Evangelho onde Jesus nos mostra a lição catequética sobre Pode um cego guiar outro cego?
Ave Maria, Cheia de Graça, protegei nossas famílias!
O texto do vídeo está no Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: bensound-onceagain - https www.bensound.com - Licensed
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs, que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco.
Para quem não me conhece, eu sou Dermeval Neves e presto serviços de Evangelização desde 1994, quando fui curado de um câncer nas cordas vocais e reconheci que Deus tinha essa missão para mim: Evangelizar pela Internet.
Nesta série de vídeos estamos falando sobre o tema Família Projeto Divino.
Esta é uma série de vídeos que terá continuação por algum tempo ainda e sempre que eu sentir necessidade de falar sobre o assunto retornarei com novos vídeos.
Iniciamos esta meditação traçando sobre nós o sinal de nossa pertença à Deus e ao senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob a luz do Espírito Santo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com a oração ao Espírito Santo clamamos pela Luz Divina, para compreendermos com sabedoria nossas escolhas, nossos caminhos pela vida.
O Amor de Deus é para todos e somos templo do Espírito Santo. Só precisamos compreender e aceitar. Peçamos sempre a Luz do Espírito Santo para nossas famílias.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Toda esta série se baseia na Palavra de Deus nas Sagradas Escrituras. Vamos abordar algumas meditações sobre a Bíblia para fortalecimento da união da Família.
Meus irmãos e irmãs, sugiro você assistir este e os próximo vídeos se possível junto com seus familiares, porque farei diversas meditações bíblicas todas voltadas para a união e fortalecimento da família.
O tema deste vídeo é Meditações Bíblicas para a Família com o assunto: Pode um cego guiar outro cego?
Ao ver a vida do outro. Nós sabemos como devemos agir?
Tudo fica bem claro com nosso modo de proferir as palavras, pois revelam nosso ser.
Assim como quando queremos um fruto bom, precisamos cultivar a planta da qual queremos nos alimentar, e é com o que colocamos em nosso coração que iremos mostrar quem e como somos na verdade.
E São Paulo em sua carta desafia a morte, pois sabe muito bem, que aquele que praticar o bem e ter fé em Deus, será salvo.
E para isso deverá viver em harmonia na sua família, livres dos prazeres da carne, dos vícios, da ganância, da prepotência, do rancor e das mágoas. E deverá sempre procurar evangelizar a todos ao seu redor.
Proclamação do Evangelho de São Lucas capítulo 6, versículos 39 a 45
Jesus fez também a seguinte comparação:
Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco?
Nenhum discípulo é maior do que o mestre; e todo discípulo bem formado será como o seu mestre.
Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção na trave que há no seu próprio olho?
Como é que você pode dizer ao seu irmão: ‘Irmão, deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você não vê a trave no seu próprio olho?
Hipócrita! Tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem, para tirar o cisco do olho do seu irmão.
Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons; porque toda árvore é conhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem se apanham uvas de plantas espinhosas.
O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração, mas o homem mau tira do seu mal coisas más, porque a boca fala daquilo de que o coração está cheio.
- Palavra da Salvação
- Glória a Vós, Senhor
Neste Evangelho, nos deparamos com Jesus falando aos seus discípulos, sem rodeios e sem meias palavras. Jesus nos deixa hoje uma verdadeira aula de catequese.
Jesus quer mostrar aos seus discípulos e a todos nós que não é possível evangelizar sem preparo.
Mostra também que falhas e defeitos não são exclusividades dos outros, nós também temos os nossos defeitos, e não é preciso procurar muito para encontrá-los.
“Pode um cego guiar outro cego?” Com essa pergunta Jesus quer saber se, pode ensinar retidão quem caminha por estradas tortuosas? Se pode levar à luz, quem caminha nas trevas?
O verdadeiro discípulo tem que ser autêntico e não pode usar o método do faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço.
O apóstolo, o discípulo é o pastor, assim como também o pai de família, é o amigo que o rebanho segue confiante, é o responsável pelo bem-estar e pela integridade de cada uma das ovelhas.
Precisa ser sincero e leal, pois, se não tiver credibilidade, se não transformar suas palavras em gestos concretos, será como um cego guiando outro cego.
É preciso buscar incessantemente a revelação da Palavra, Jesus explica que muitos olham, mas não veem; ouvem, mas não entendem. Esta é a cegueira espiritual: estar rodeado pela verdade sem ser afetado por ela.
Se não reconhecemos as nossas próprias falhas e não buscamos emendar o que está torto em nós, somos como aquele homem que tem uma trave no olho e nunca poderemos aconselhar, exortar ou aconselhar alguém que também é passível de erro.
A trave nos nossos olhos nos impede de enxergar as nossas fraquezas e limitações.
É tão fácil ver os defeitos dos outros, mas é difícil admitir nossos próprios defeitos.
Parece que os erros estão sempre com os outros, mas nós não somos infalíveis, somos seres humanos, passíveis de erros, e o que Jesus quer nos mostrar é a forma do nosso viver, como podemos ser bons, porque devemos ser bons.
Nós vivemos em uma sociedade de diversidades e é aqui que vemos o quanto a Sagrada Escritura é atual, o quanto Jesus ama o seu povo, mesmo aqueles que pediram sua crucificação. Ele é nosso salvador!
Vamos nos unir em um só objetivo, vivermos fraternalmente em uma sociedade sem diferenças.
Não olhemos o cisco que tem no olho do vizinho, de outra religião ou quem seja diferentes de nós.
Perante Deus somos todos iguais!
Vamos mostrar que tiramos a trave que havia em nossos olhos e vamos conduzir os nossos amigos e vizinhos pelo caminho do bem.
Jesus fala da árvore boa e de seus frutos. Essa comparação é muito significativa e refere-se também a cada um de nós.
Uma postura humilde, a procura constante da verdade, da justiça e do amor, são os bons frutos do verdadeiro cristão.
Jesus fala também de uma outra árvore, aquela ruim, que não produz bons frutos.
O descaso com os menos favorecidos, a falta de dignidade, o abuso de poder, a arrogância e a prepotência, são alguns dos piores frutos que produzimos quando nos afastamos do Mestre ou quando queremos ser maiores que Ele.
Como distinguir a boa árvore da má, como diferenciar o bom e o mau pastor?
Jesus nos ensina também como distingui-los e como saber quem merece a nossa confiança. Por suas palavras podemos reconhecê-los, é no falar que o homem se revela. As palavras e as ações revelam o valor interior das pessoas.
Jesus prega uma nova justiça, aquela que vem do coração; feita de sinceridade, humildade e amor.
A pessoa reta e justa produz frutos de santidade para o próximo e para si própria.
Até mesmo numa roda de amigos, é bom observar o conteúdo do assunto, pois o nível da conversa é o atestado do caráter.
Falar menos com a boca e mais com o coração, esse é o segredo do verdadeiro seguidor de Jesus.
Quem fala com o coração promove e defende a vida.
As palavras só convencem se proclamadas com fé e alegria. A fé tem que ser traduzida em testemunho de vida, e a alegria tem que estar carregada de sinais de vivência cristã.
Assim, se estivermos trilhando o nosso caminho com base na Palavra de Deus, estaremos regando as árvores com o adubo do amor, da benevolência, da paz, da fé, e então poderemos ter certeza de que colheremos frutos sadios e saborosos, e da mesma forma vamos encher nossos corações com este amor.
Quando chega a quaresma, momento de jejuar, o que para muitos significa não comer carne, e coisas assim, mas o que realmente devemos fazer é encher nosso coração de amor e fé, fazer o bem sem se importar a quem, e jejuar de palavras ásperas, de atitudes erradas com nossos irmãos, jejuar dos vícios, jejuar das invejas.
Mas jamais devemos jejuar da Palavra do Senhor, pois é a Ele que devemos ser gratos pelo nosso alimento, nossa família, nossos amigos, e assim com o coração cheio de fé, e quando conseguirmos tirar a trave do nosso olho, estaremos alimentando nossa família com esse amor.
Queridos Irmãos e Irmãs, apeguem-se a uma vida de oração para ter mais intimidade com o Deus Uno e Trino que rege a nossa vida, governa este mundo e tudo que nele existe.
Peçamos a Jesus que envie seu Espírito Santo para nos orientar a sermos verdadeiros guias de nossa família e de nossos irmãos e irmãs de comunidade.
Que com nosso exemplo possamos evangelizar a quem nos encontrar.
Agora, rezemos juntos uma Ave-Maria pedindo a proteção para nossas famílias, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que abençoe e guarde nossa família, nos livre de todo o mal e nos conduza juntos à vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
Você que chegou até aqui e não deu seu like ou não curtiu ou não compartilhou ainda, faça isso agora porque as redes sociais valorizam mais os vídeos quando você interage e o divulga para mais pessoas.
Assim você nos ajuda a continuar evangelizando para muitas outras pessoas que sem a sua interação não seriam alcançadas.
Siga as nossas redes sociais do Sistema Salve Rainha de Evangelização usando sempre o mesmo ID @salvemaerainha, tanto no Youtube, como no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Para facilitar vou deixar os links do Sistema Salve Rainha de Evangelização na descrição do vídeo.
Conto com você. Muito Obrigado.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário