Os Três Caminhos para a formação da Família
Estamos na Semana da Família 2024 e aqui falamos sobre Os Três Caminhos para a formação da Família.
Ave Maria, Cheia de Graça, protegei nossas famílias!
O texto do vídeo está no Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: bensound-onceagain - https www.bensound.com - Licensed
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
#SemanadaFamília #famíliaprojetodivino #profeciadefátima #família #matrimônio #casamento #matrimônioefamília #proteçãoàVida #vidafamiliar #vidaemfamília #paisemães #paisefilhos #famíliaéabasedasociedade #palavradeDeus #sagradasescrituras #sagradafamília #JesusMariaeJosé #guerraespiritual #batalhacontraafamília #protejaafamília #espíritosanto #famíliacristâ #FamíliaProjetoDeDeus #3caminhos #livrearbítrio #inteligência #sabedoria
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs, que a Paz de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre conosco.
Para quem não me conhece, eu sou Dermeval Neves e presto serviços de Evangelização desde 1994, quando fui curado de um câncer nas cordas vocais e reconheci que Deus tinha essa missão para mim: Evangelizar pela Internet.
Nesta Semana da Família, estamos meditando sobre a beleza da Família que é um Projeto Divino.
Iniciamos esta meditação traçando sobre nós o sinal de nossa pertença à Deus e ao senhorio de Nosso Senhor Jesus Cristo, sob a luz do Espírito Santo:
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Com a oração ao Espírito Santo clamamos pela Luz Divina, para compreendermos com sabedoria nossas escolhas, nossos caminhos pela vida.
O Amor de Deus é para todos e somos templo do Espírito Santo. Só precisamos compreender e aceitar. Peçamos sempre a Luz do Espírito Santo para nossas famílias.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
O tema deste vídeo é Os Três Caminhos para a formação da Família Projeto Divino.
Tudo começa no casamento: jovens decidem unir-se em matrimônio, seguir uma vida a dois em um só ambiente, ao qual chamamos de ambiente familiar.
Dessa união vem os filhos, que educamos conforme nossa vontade, e, geralmente começamos pelo batismo, assim como fomos batizados um dia.
Nossos pais nos mostraram um caminho, o qual nem sempre achamos correto, ou melhor, ou mais adequado, e muitas vezes falamos em modernidade, e podemos tropeçar feio diante de obstáculos que se formam por escolhas erradas, que podem refletir no ensinamento dos nossos filhos.
Ao nascer somos batizados, logo vêm os primeiros passos, as primeiras palavras, a escola, os amiguinhos, e os pais trabalhando sem parar, para cuidar da educação a qual se refere somente à escola.
Aí vem a catequese, onde na maioria das vezes os pais deixam por conta das catequistas, sem dar muita importância ao que os filhos realmente precisam para ter uma boa doutrina na catequese, que são os preceitos da família e a verdade sobre família e Deus, família e Igreja, família e comunidade.
Dessa forma os filhos ficam à mercê de pessoas estranhas na conduta educativa dos filhos, pois os catequistas e professores na escola não estão ao lado dos nossos filhos por um tempo longo, e suficiente, para uma educação dentro da moral e dos bons costumes.
Ao deixarmos nossos filhos sem os conceitos básicos de família, sem ser uma família com base nas escrituras, na palavra de Deus, corremos o risco de nossos filhos escolherem um caminho que lhes pareça certo.
Assim eles descobrirão somente ao longo do tempo de que o caminho foi mal escolhido, e na maioria das vezes por influência externa e por nossa culpa em não ensinarmos a eles sobre a palavra de Deus e o caminho da santidade.
E assim sem nossos ensinamentos, eles podem escolher um entre três caminhos que podem ser caminhos tortuosos, mesmo que pareçam corretos.
Hoje podemos definir 3 caminhos, para nossas escolhas, e estas também podem ser as escolhas de nossos filhos.
1 – O caminho do Livre Arbítrio.
2 – O caminho da Inteligência.
3 – O caminho da Sabedoria.
Precisamos ser sábios na escolha do caminho que iremos seguir, assim como o caminho que devemos ensinar.
Temos essas três opções de escolha e nós podemos nos direcionar em um desses caminhos, assim como podemos mostrar estes caminhos para nossos filhos, e é aí que mora o perigo, pois uma escolha errada, poderá nos levar ao abismo espiritual e na vida temos apenas uma chance.
Bom, para que possamos analisar o caminho correto, vamos ver o que poderia acontecer em cada um deles, e assim possamos fazer nossas escolhas na vida, levar aos nossos filhos, quem sabe, novos ensinamentos, afinal Deus será nosso guia, é Ele que nos ensina, e da mesma forma deveremos ensinar.
Vamos ver agora aonde O Caminho do Livre Arbítrio pode nos levar. No próximo vídeo vamos ver como a história pode ser diferente se escolhermos um dos outros dois caminhos.
No caminho do Livre Arbítrio, somos nós que fazemos as escolhas.
Este caminho a princípio parece ser um caminho correto, pois sou eu que escolherei de que forma seguir na vida e ensinar, mas é preciso pensar muito.
Começamos pelo Batismo, nossos pais nos levam para a Igreja para que sejamos batizados.
Neste momento não temos escolha e nem tampouco sabemos se nossos pais nos levaram por obrigação ou pela fé ou pelo amor a nós e a Deus, mas enfim, fomos Batizados.
Logo chega o momento dos primeiros passos... iremos ao jardim de infância, tudo pela necessidade de começar a socialização bem cedo, e assim aos poucos aprendemos a viver em uma sociedade, são amiguinhos...
Tão logo aprendemos a escrever vem a catequese... participamos e percebemos que nossos pais não estão tão presentes como deveriam, mesmo o Padre pedindo a presença dos pais em reuniões e nas missas.
Tão logo fazemos a primeira Eucaristia, sem a devida motivação em casa, deixamos a Igreja um pouco de lado, pois, afinal, a obrigação foi cumprida.
De repente vem a Crisma, é momento de voltar a catequese e os pais ainda afastados, sem se preocupar se os filhos estão realmente aprendendo sobre os ensinamentos de Deus, pois o principal é a formação e ser crismado.
E é nesse momento de matricular na catequese que se lembram do Dizimo, que não é uma obrigação, não é uma oferta, mas sim uma devolução do que Deus nos concede, e isso é para manter a Igreja em ordem, funcionando, limpa, etc.
Os pais, seja no Batismo, Primeira Eucaristia ou Crisma, preparam um banquete, uma festa, como o ponto mais importante, e se esquecem que o ensinamento da Palavra de Deus deve ser o ponto alto das comemorações.
Nesses casos na maioria das vezes escolhe-se padrinhos em função da possibilidade de presentes, sem a menor preocupação com o verdadeiro sentido.
E assim nós seguimos nosso próprio caminho, pois dessa forma aprendemos.
No período escolar, vemos que é mais divertido termos amigos que pensam em festa e a Igreja fica de lado.
Lembramos do dízimo quando precisamos batizar, fazer a primeira Eucaristia e a Crisma, e quando temos uma namorada, e por causa da sociedade vamos nos casar, para formar uma família, tudo questão de obrigação, como aprendemos com nossos pais.
Muitas vezes em função de uma sociedade dita moderna, mudamos nossa trajetória na vida por caminhos que achamos corretos.
Até vamos na Missa vez por outra, para mostrar para os amigos que somos tementes a Deus, temos nossos filhos, e tudo fazemos por obrigação, mas não sabemos se realmente aprenderam.
Estamos em um emprego, mal nos preocupamos de que forma podemos crescer na empresa, pisando sobre os outros, não nos preocupamos com os amigos sérios, família, esposa, filhos...
O importante é estarmos sendo vistos pela sociedade como alguém que cumpre suas obrigações, mas não está nem aí para o que pensam, não está nem preocupado com a sociedade ou com a família.
Gosta de aparecer na Igreja em dias de festa, chora em funerais de supostos amigos, mas prefere depois do expediente de trabalho se reunir com amigos em bares para tomar uma cerveja, jogar conversa fora, ir a lugares não dignos para um pai de família e se faz de paizão, maridão, quando diz, “lá em casa não falta nada, então que se contentem”.
Se dá algum dinheiro na Igreja, precisa que seu nome apareça, se a esposa contribui com o dízimo, reclama, só tem Igreja na cabeça, e assim segue pela vida achando que tudo se resolve com um simples pedido de perdão.
De repente a esposa já não suportando mais as aventuras do marido, resolve se separar, e leva com ela os filhos.
Aí vira um desespero, se julga vítima, como ela pode fazer isso comigo, não deixei faltar nada em casa, sempre teve uma vida boa, e assim vai vivendo, entre uma aventura e outra, a vida passa, e de concreto nada construiu no sentido Família.
Pode até ter uma mansão, capital gigantesco, e logo é chegada à hora da verdade, do final de tudo aqui na terra, nesta vida que parecia ser algo grandioso, começa a ficar medíocre, mas enfim chegou o dia de partir, e morre...
Quando decide olhar para a frente, vê um abismo profundo, totalmente escuro, sem uma ponte para atravessar...
Então é momento de olhar para trás, e percebe que não há fila para se despedir, parece até que foi um alívio sua partida, mal aparece alguém para carregar o caixão, sem perspectiva de vida eterna, pois teve uma vida fútil e nem se preocupou em ser grato, pelas coisas que Deus lhe deu, como a própria vida, a família, o alimento, o emprego, jamais pensou em partilhar, em amar de verdade, e assim nem a lembrança, que é a maior forma de continuidade da vida, alguém tem...
Ali realmente foi o fim, pois a passagem será quase impossível, o abismo ficou escuro e profundo.
É, pelo visto o caminho do livre arbítrio, se não soubermos escolher de forma correta, poderá nos levar a lugar nenhum, isso sem mostrar se há mudança de religião pelo meio do caminho.
Vamos voltar e escolher um novo caminho?
No próximo vídeo vamos ver como a história pode ser diferente se escolhermos um dos outros dois caminhos.
Agora, rezemos juntos uma Ave-Maria pedindo a proteção para nossas famílias, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e para sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que abençoe e guarde nossa família, nos livre de todo o mal e nos conduza juntos à vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário