terça-feira, 1 de abril de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 01/04/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Roxo
4ª Semana do Tempo da Quaresma | Terça-Feira | 01/04/2025


As leituras de hoje nos convidam a mergulhar na fonte da vida que brota do coração de Deus.

A visão do profeta Ezequiel apresenta o Templo como origem de um rio que gera vida por onde passa: as águas curam, restauram e alimentam. O salmo proclama com confiança que o Senhor é nosso refúgio e proteção em todos os tempos. No Evangelho, Jesus revela-se como a verdadeira fonte de cura ao levantar um homem paralítico há 38 anos, convidando-o à fé e à conversão.

Neste Tempo da Quaresma, a Palavra nos encoraja a deixar que as águas do Espírito Santo nos purifiquem e renovem, para que, como aquele homem curado, voltemos a andar nos caminhos de Deus. Que também nós possamos responder ao chamado do Senhor com fé e decisão. Aproxime-se hoje da fonte da misericórdia que é Jesus na Eucaristia, vá à Missa e deixe-se renovar por Jesus!

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Ez 47,1-9.12)
Leitura da Profecia de Ezequiel


Naqueles dias, 1 o anjo fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2 Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 3 Quando o homem saiu na direção leste, tendo uma corda de medir na mão, mediu quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos tornozelos. 4 Mediu outros quinhentos metros e fez-me atravessar a água: ela chegava-me aos joelhos. 5 Mediu mais quinhentos metros e me fez-me atravessar a água: ela chegava-me à cintura. Mediu mais quinhentos metros, e era um rio que eu não podia atravessar. Porque as águas haviam crescido tanto, que se tornaram um rio impossível de atravessar, a não ser a nado. 6 Ele me disse: "Viste, filho do homem?" Depois fez-me caminhar de volta pela margem do rio. 7 Voltando, eu vi junto à margem muitas árvores, de um e de outro lado do rio. 8 Então ele me disse: "Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9 Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida onde chegar o rio. 12 Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?
A visão do profeta Ezequiel nos apresenta um rio que nasce do Templo e vai ganhando volume até se tornar um grande curso de água que leva vida por onde passa. Essa água purifica, cura, alimenta e sustenta toda a criação. A imagem é profundamente simbólica: o rio representa a graça de Deus que brota do santuário e se espalha por toda a terra, renovando e transformando tudo.

O que a Palavra nos diz?
Essa leitura nos convida a reconhecer que a presença de Deus em nossas vidas é fonte de renovação e cura. Quando nos deixamos conduzir pelas águas da graça divina — mesmo que com passos tímidos no início — somos gradualmente imersos na vida nova que vem do Senhor. É um chamado à confiança e à entrega total ao agir de Deus, que nos transforma e fecunda a nossa existência.

O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor, fazei brotar do vosso Coração um rio de misericórdia que transforme minha vida. Conduzi-me cada vez mais para dentro da vossa graça, para que eu possa dar frutos de fé, esperança e amor. Que eu me deixe guiar por vosso Espírito e encontre em vós a verdadeira fonte de vida. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsorial Sl 45,2-3.5-6.8-9 (R. 8)


— Conosco está o Senhor do Universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó.

— O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares. 
— Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la. 
— Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó! Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?
O salmo exalta Deus como refúgio seguro em tempos de aflição. Mesmo diante de terremotos e catástrofes, o salmista proclama que não há razão para temer, pois o Senhor está presente e age com poder. Sua presença na Cidade Santa é fonte de alegria e estabilidade para o povo fiel.

O que o Salmo nos diz?
Diante dos abalos da vida — espirituais, emocionais ou materiais — somos convidados a confiar no Senhor como nossa fortaleza. O mundo pode tremer ao nosso redor, mas aquele que está enraizado em Deus permanece firme. É tempo de renovar a confiança e de reconhecer os sinais da presença divina no nosso cotidiano.

O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Senhor, nosso Deus e refúgio, em Ti colocamos nossa confiança. Ainda que tudo pareça ruir, sabemos que estás conosco, sustentando-nos com tua mão poderosa. Ajuda-nos a permanecer firmes e confiantes na Tua presença amorosa. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 5,1-16)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

Houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. 2 Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. 3 Muitos doentes ficavam ali deitados — cegos, coxos e paralíticos —. 4 De fato, um anjo descia, de vez em quando, e movimentava a água da piscina, e o primeiro doente que aí entrasse, depois do borbulhar da água, ficava curado de qualquer doença que tivesse. 5 Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. 6 Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: "Queres ficar curado?" 7 O doente respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente". 8 Jesus disse: "Levanta-te, pega a tua cama e anda". 9 No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou a sua cama e começou a andar. Ora, esse dia era um sábado. 10 Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado! Não te é permitido carregar tua cama". 11 Ele respondeu-lhes: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua cama e anda' ". 12 Então lhe perguntaram: "Quem é que te disse: 'Pega tua cama e anda?' " 13 O homem que tinha sido curado não sabia quem fora, pois Jesus se tinha afastado da multidão que se encontrava naquele lugar. 14 Mais tarde, Jesus encontrou o homem no Templo e lhe disse: "Eis que estás curado. Não voltes a pecar, para que não te aconteça coisa pior". 15 Então o homem saiu e contou aos judeus que tinha sido Jesus quem o havia curado. 16 Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?
Este Evangelho nos apresenta a cura de um homem enfermo há 38 anos, que esperava ser curado na piscina de Betesda. Jesus, ao encontrá-lo, não apenas pergunta se ele quer ser curado, mas o convida a levantar-se e caminhar. A cura acontece imediatamente, revelando o poder e a compaixão do Senhor. No entanto, ao invés de celebrarem o milagre, os judeus criticam a ação porque foi feita num sábado, revelando a rigidez legalista que cegava seus corações.

O que o Evangelho nos diz?
Jesus nos encontra mesmo em nossos lugares de espera, onde por vezes nos acostumamos com a dor e a estagnação. Ele nos pergunta: “Queres ser curado?” – como quem nos chama à fé e à confiança em sua Palavra. Muitas vezes esperamos soluções humanas, mas o Senhor nos oferece algo maior: a libertação total. Somos convidados a levantar-nos, a deixar para trás o que nos paralisa, e a viver uma vida nova, mesmo que isso cause incompreensão ou oposição.

O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, Tu que conheces minhas limitações e esperas silenciosas, vem ao meu encontro com Tua misericórdia. Dá-me a coragem de levantar, caminhar e viver conforme a Tua vontade. Liberta-me das amarras do pecado e do desânimo, e fortalece-me para que eu nunca volte ao que me aprisiona. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: