segunda-feira, 14 de abril de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 14/04/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Roxo
Semana Santa | Segunda-Feira | 14/04/2025


Iniciamos hoje a Semana Santa, tempo sagrado em que somos convidados a seguir Jesus mais de perto no mistério da sua paixão, morte e ressurreição.

A Liturgia deste dia nos apresenta o Servo do Senhor, figura profética que se cumpre plenamente em Cristo. Ele não grita nem impõe, mas age com mansidão e firmeza. Não esmaga a cana rachada nem apaga o pavio que ainda fumega. Sua missão é libertadora: trazer luz aos povos, abrir os olhos dos cegos e libertar os prisioneiros. É com essa ternura corajosa que Jesus caminha rumo ao Calvário.

O Salmo ecoa essa confiança profunda: “O Senhor é minha luz e salvação, de quem terei medo?” Mesmo diante das ameaças, o salmista não se abala. Essa oração é um convite a confiar como Jesus confiou, a esperar com coragem mesmo em meio às sombras que envolvem sua hora final. A cruz se aproxima, mas o coração do justo permanece firme no Senhor.

No Evangelho, vemos Maria de Betânia realizar um gesto profundamente profético: unge os pés de Jesus com um perfume precioso e os enxuga com seus cabelos. É o amor em forma de adoração. Jesus acolhe esse gesto como preparação para sua sepultura. Enquanto isso, Judas, com palavras aparentemente piedosas, revela um coração corrompido. Nesta cena, vemos o contraste entre o amor verdadeiro e a falsa religiosidade.

A Semana Santa começa com esse chamado: seguir o Servo, confiar como o salmista, e amar como Maria. É tempo de deixar o perfume da nossa fé encher a casa do Senhor. Que possamos viver esta semana com reverência, entrega e profundidade, deixando que cada Palavra nos aproxime mais da cruz — e da ressurreição.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Is 42,1-7)
Leitura do Livro do Profeta Isaías


1 "Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2 Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3 Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4 Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos". 5 Isto diz o Senhor Deus, que criou o céu e o estendeu, firmou a terra e tudo que dela germina, que dá a respiração aos seus habitantes e o sopro da vida ao que nela se move: 6 "Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7 para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?
Isaías nos apresenta a figura do Servo do Senhor, aquele em quem Deus deposita seu Espírito e que age com mansidão e firmeza. Ele não impõe sua voz, não quebra o que está ferido, nem apaga o que ainda tem esperança, pelo contrário, promove a justiça com ternura. Sua missão é libertadora: abrir os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão e ser luz para todas as nações. Ele é o escolhido de Deus, enviado para restaurar o que estava perdido e guiar os povos no caminho da verdade.

O que a Palavra nos diz?
Essa profecia encontra seu cumprimento em Jesus Cristo. Na Semana Santa, contemplamos o Servo obediente que caminha para a cruz em silêncio, sem resistência, mas com decisão e fidelidade. Ele não vem para condenar, mas para salvar; não para esmagar os fracos, mas para curá-los com misericórdia. Sua força está no amor que tudo suporta, tudo perdoa e tudo transforma.

Somos chamados a acolher este Servo e seguir seus passos. A Semana Santa é tempo de silenciar a alma e escutar sua voz. Ele passa por nossas ruas interiores, não gritando, mas convidando-nos à conversão. Que saibamos reconhecer sua luz, deixar que Ele abra nossos olhos e nos liberte das prisões do pecado, da indiferença e do orgulho.

O que a Palavra nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, Servo fiel do Pai, ensina-nos a viver como Tu viveste: com mansidão, verdade e compaixão. Que neste início da Semana Santa, nossa alma se incline diante de Ti, e que a tua luz nos liberte das trevas que ainda existem em nós. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsorial Sl 26(27),1.2.3.13-14 (R. 1a)


— O Senhor é minha luz e salvação.

— O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? 
— Quando avançam os malvados contra mim, querendo devorar-me, são eles, inimigos e opressores, que tropeçam e sucumbem. 
— Se contra mim um exército se armar, não temerá meu coração; se contra mim uma batalha estourar, mesmo assim confiarei. 
— Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?
“O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo?” — com essa afirmação de confiança, o salmista proclama sua fé firme em meio às ameaças e perigos. Mesmo quando inimigos se aproximam ou batalhas se armam, seu coração não se abala, porque sabe em quem deposita sua esperança. O salmo é um convite à coragem serena, à certeza de que Deus caminha conosco, especialmente nos dias escuros.

O que o Salmo nos diz?
A oração deste salmo se encaixa profundamente no clima da Semana Santa. Jesus, o Servo do Senhor, caminha para a cruz com essa mesma confiança: sem medo, sem fugir, porque sabe que a luz do Pai o sustenta. E nós, seus discípulos, somos convidados a aprender essa mesma coragem: não aquela que vem da força humana, mas a que nasce da fé.

Hoje, somos chamados a rezar este salmo como uma entrega: entregamos nossos medos, nossas lutas e inseguranças nas mãos dquele que é nossa luz. Que, ao longo desta semana, o Senhor nos fortaleça para atravessar as trevas com os olhos fixos na esperança.

O que o Salmo nos faz dizer?
Oremos: Senhor, tu és a minha luz e salvação. Quando tudo parece ameaçador, ensina-me a confiar. Dá-me coragem nas batalhas do dia a dia e fortalece meu coração para esperar com fé, até ver tua bondade na terra dos viventes. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 12,1-11)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.

1 Seis dias antes da Páscoa, Jesus foi para Betânia, onde morava Lázaro, que ele havia ressuscitado dos mortos. 2 Ali ofereceram a Jesus um jantar; Marta servia e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 3 Maria, tomando quase meio litro de perfume de nardo puro e muito caro, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa inteira ficou cheia do perfume do bálsamo. 4 Então, falou Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de entregar: 5 "Por que não se vendeu este perfume por trezentas moedas de prata, para as dar aos pobres?" 6 Judas falou assim não porque se preocupasse com os pobres, mas porque era ladrão; ele tomava conta da bolsa comum e roubava o que se depositava nela. 7 Jesus, porém, disse: "Deixa-a; ela fez isto em vista do dia de minha sepultura. 8 Pobres, sempre os tereis convosco, enquanto a mim, nem sempre me tereis". 9 Muitos judeus, tendo sabido que Jesus estava em Betânia, foram para lá, não só por causa de Jesus, mas também para verem Lázaro, que Jesus havia ressuscitado dos mortos. 10 Então, os sumos sacerdotes decidiram matar também Lázaro, 11 porque, por causa dele, muitos deixavam os judeus e acreditavam em Jesus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?
Estamos em Betânia, na casa de amigos próximos de Jesus. Marta serve, Lázaro testemunha viva da ressurreição, e Maria unge os pés do Senhor com perfume caríssimo, enxugando-os com seus cabelos. Este gesto, íntimo e profundamente simbólico, enche a casa com seu perfume e antecipa a sepultura de Jesus. Maria compreende, em silêncio, o que muitos ainda não perceberam: que o caminho de Jesus passa pelo sacrifício e pela cruz.

O que o Evangelho nos diz?
A cena contrasta com a frieza e falsidade de Judas, que disfarça sua ganância sob o pretexto de caridade. Jesus, porém, valoriza o amor generoso de Maria. Sua unção é sinal de entrega, veneração e fé profunda. Não se trata de desperdício, mas de total dedicação ao Senhor, um gesto profético que marca o início da sua paixão.

Neste início da Semana Santa, somos convidados a ser como Maria: a entregar o que temos de mais precioso, a gastar tempo, atenção e amor com o Senhor. O verdadeiro discipulado nasce da intimidade, da escuta e do amor que se traduz em gestos concretos. Não podemos ficar apenas na aparência da religião, como Judas, mas deixar que nosso amor perfume a vida de Jesus.

O que o Evangelho nos faz dizer?
Oremos: Senhor Jesus, que a nossa vida seja como o perfume de Maria: expressão de amor puro e gratuito. Ensina-nos a reconhecer tua presença nos dias simples e a te adorar com generosidade. Que nesta Semana Santa, nossos gestos reflitam o amor que temos por Ti. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: