JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 31.05.2024
Tema: Sete Alegrias de Maria
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!
Estamos hoje no trigésimo primeiro e último dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e encerramos o nosso Estudo de Mariologia onde pudemos conhecer a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Vamos iniciar nossa última meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
A Coroa das Sete Alegrias da Virgem Maria
Conheçamos e rezemos a Coroa das Sete Alegrias da Virgem Maria ou Rosário Franciscano.
A Coroa das Sete Alegrias da Santíssima Virgem Maria, também chamada de Rosário Franciscano, surge no início do século XV, na Itália, na época de São Bernardino de Sena (1380-1444).
Nessa oração, os franciscanos recordam as alegrias de Nossa Senhora. São Sete alegrias que recordamos nessa devoção e rezamos um “Pai-nosso”, dez “Ave-Marias” e um “Glória ao Pai” para cada uma dessas alegrias da Mãe de Deus.
A Anunciação do Anjo a Virgem Maria.
Segundo uma antiga tradição, antes de sua Assunção aos Céus, Maria Santíssima viveu 72 anos na Terra. Por isso, na Coroa das Sete Alegrias rezamos duas “Ave-Marias” antes das sete dezenas, para completar uma “Ave-Maria” para cada ano de vida de nossa Mãe, Maria Santíssima.
Oferecimento:
Ó, piedosíssima Virgem Maria, purificai nossos lábios e nossos corações, para que possamos, dignamente, recitar a coroa de vossas alegrias. Nós vo-la oferecemos, para gloriar-vos, para implorar vosso auxílio, pelas necessidades da Igreja e de nosso País para satisfazer em tudo, a justiça divina, Nós nos unimos a todas as intenções do Sagrado Coração de Jesus e do vosso Coração Imaculado.
Em seguida, rezamos: o “Creio”; 1 “Pai-nosso”; e 2 “Ave-Marias”.
A primeira alegria de Maria: a Anunciação do Arcanjo São Gabriel
Saudamos-te como o Anjo Gabriel: “Ave Maria, cheia de graça o Senhor está contigo…”. E logo te disse: “Conceberás em teu seio e darás à luz um filho a quem porás o nome Jesus”. Após ouvir a explicação do Anjo, tu te colocaste à disposição do Senhor: “Eis aqui a escrava do Senhor, faça-se em mim segundo vossa palavra”.
“Assim nos mostraste o caminho a seguir: Aceitar a nossa vida como Deus nos apresenta cada dia, vivendo com amor tanto as alegrias como as dificuldades. Como fez São Francisco quando aceita docilmente sua missão, respondendo com todo seu ser ao chamamento de Jesus”.
Após, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
A segunda alegria da Virgem Maria: a Visitação a Santa Isabel
Ó Santíssima Virgem, recordamos contigo quando em Judá, foste à casa de Zacarias e saudaste sua prima Isabel. Ao ouvir-te, ela ficou cheia do Espírito Santo, e o menino saltou no seu ventre. Recebemos-te como o fez Santa Isabel: “Bendita sois vós, entre todas as mulheres e bendito é o fruto de vosso ventre Jesus”.
Rogamos-te que venhas sempre nos visitar, para nos trazeres Jesus Cristo e seu Santo Espírito, como fez São Francisco, que te nomeou Advogada da família franciscana e, assim, realizar vossa missão de tutora, vos pedimos, rogai por nós.
Depois, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
A terceira alegria de Nossa Senhora: o Natal do Menino Jesus em Belém
Contigo, Maria, e com São José, alegramo-nos por este presente que nos destes, nesta noite de paz e amor. Com a multidão do exército celeste, digamos: “Glória a Deus nas alturas e na terra paz aos homens de boa vontade”.
E, como Francisco, revivamos a maravilhosa cena do nascimento do Menino Jesus e enchamos nosso coração de alegria e de amor.
Em seguida, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
A quarta alegria de Maria Santíssima: a adoração dos três Reis Magos
Vemos com alegria que os três sábios do Oriente acreditam e, com humildade, adoram o Menino Deus, oferecendo-lhe ouro, incenso e mirra, como homenagem e reconhecimento.
Nós, junto aos Magos do Oriente, queremos adorar vosso Filho divino, e render-lhe homenagem com nossas orações. Como Francisco, queremos estar alegres, jubilosos e adorar Deus, que se fez carne e habitou entre nós!
Após, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
A quinta alegria da Mãe de Deus: Maria e José encontram Jesus no Templo
Que alegria sentimos contigo ao encontrar Jesus e poder abraçá-Lo, como vós O encontrastes no Templo de Jerusalém!
Queremos repetir, como São Francisco que, com grande alegria, dizia: “é isto mesmo que eu buscava, é isto o que deseja meu Coração”. Ó Maria Santíssima, quando nos sentirmos perdidos, longe de Jesus, ajudai-nos a encontrá-Lo dentro de nós e em toda a criação, como refletia São Francisco no Cântico das Criaturas.
Depois, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
A sexta alegria da Santíssima Virgem: Maria vê a Jesus Ressuscitado
Ó Virgem Maria, contigo nos alegramos por Jesus Cristo ressuscitado, luz “que ilumina a todo homem que vem a este mundo”, Aquele que é “o caminho, a verdade e a vida”.
Como São Francisco, queremos encher-nos de amor por vosso Filho e sempre dizer: “Senhor meu e Deus meu”. “Meu Deus e meu tudo!”
Depois, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
A sétima alegria da Mãe de Deus: a Assunção e a Coroação de Maria
Que alegria sentimos contigo Maria, porque elevada aos céus estás junto a vosso Filho amado,
Tu que és co-redentora, intercessora e auxiliadora nossa. Tu, humilde mortal, que agora é Rainha dos Céus e da Terra, mostras-nos, o caminho e vos dizemos: “Oh, Maria, Mãe minha, eu vos dou meu Coração”. Como Francisco, esperamos receber a coroa da Vida.
Em seguida, rezamos: 1 “Pai-nosso”; 10 “Ave-Marias”; e 1 “Glória ao Pai”.
Oração Final (Lembrai-vos, de São Bernardo):
Lembrai-vos, ó puríssima Virgem Maria, de que nunca se ouviu dizer que algum dos que recorreram à vossa proteção, imploraram a vossa assistência e clamaram por vosso socorro tenha sido por Vós desamparado. Animado eu, pois, com igual confiança, a Vós, ó Virgem entre todas singular, como à Mãe recorro, de Vós me valho e, gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro aos vossos pés. Não rejeiteis as minhas súplicas, ó Mãe do Verbo de Deus humanado, mas dignai-Vos de as ouvir propícia, e de me alcançar o que vos rogo. Amém.
Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.
Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.
O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.
Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar uma Ave Maria e fazer a Consagração Pessoal à Nossa Senhora de Aparecida.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Consagremos nossas vidas a Nossa Senhora Aparecida:
Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil.
Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja! Amém.
Muito Obrigado a você que me acompanhou todos esses dias do mês de maio, louvando e Homenageando à Maria nesta Jornada de Devoção Mariana.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
.......... FIM DO TEXTO ........