quarta-feira, 29 de maio de 2024

Jornada de Devoção Mariana - O Santo Rosário

JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 29.05.2024

Tema: O Santo Rosário
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!

CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇


Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q

CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

TEXTO DO VÍDEO

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!

Estamos hoje no vigésimo nono dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e no Estudo Mariológico vamos concluir nosso estudo do Santo Rosário.

Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

A palavra Rosário significa 'Coroa de Rosas'. É uma antiga devoção católica que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe e entregue uma coroa de rosas.

O Rosário é tradicionalmente dividido em três partes iguais, com cinqüenta contas cada e que, por corresponderem a terça parte, foram chamadas de Terço.

Cada terço compreende um conjunto especial de três Mistérios: os Mistérios Gozosos, os Mistérios Dolorosos e os Mistérios Gloriosos.

Cada dez Ave-Marias, um fato da vida de Jesus e de Maria: cinco fatos da infância: mistérios da alegria (gozosos); cinco fatos da dor, da paixão e morte (dolorosos); cinco da vitória de Cristo e da participação de Maria nela (gloriosos).

Como ficava fora a pregação de Jesus, Joao Paulo II, em 16 de outubro de 2002, acrescentou os cinco mistérios da luz (luminosos).

O formato do Rosário continua sendo de 150 Ave Marias, ou três Terços de 50 Ave Marias com os 3 Mistérios: Gozosos, Dolorosos e Gloriosos.

Um dos significados da palavra mistério e o de realidade de salvação, sinal de graça divina.

Mistérios são as palavras, os gestos e sinais de Jesus; mistério é o Evangelho no seu conjunto; mistério, especialmente, e o próprio Cristo. Ele e o grande sinal revelador do Pai.

Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado)

1. A ANUNCIAÇÃO DO ARCANJO GABRIEL À NOSSA SENHORA – “O anjo Gabriel entrou no lugar onde Maria estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.

2. A VISITA DE NOSSA SENHORA À SUA PRIMA SANTA ISABEL – “Maria foi a casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espirito Santo e exclamou: ‘bendita es tu entre as mulheres e bendito e o fruto do teu ventre'”.

3. O NASCIMENTO DE JESUS EM BELÉM – “Maria deu à luz o seu filho primogênito, envolveu-o em faixas e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria”.

4. A APRESENTAÇÃO DO MENINO JESUS NO TEMPLO – “José e Maria levaram o Menino a Jerusalém para apresenta-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: `Todo primogênito masculino será consagrado ao Senhor'”.

5. REENCONTRO DE JESUS NO TEMPLO ENTRE OS DOUTORES DA LEI – “Depois de três dias, José e Maria encontraram o Menino Jesus no templo. Ele estava sentado entre os mestres, ouvindo-os e fazendo-lhes perguntas. Todos os que o ouviam ficavam maravilhados de sua sabedoria e de suas respostas”.

Mistérios Dolorosos (terça e sexta-feira)

1. A AGONIA DE JESUS NO HORTO DAS OLIVEIRAS – “No monte das Oliveiras, Jesus, de joelhos, começou a orar. ‘Pai, se quiseres, afasta de mim este cálice; contudo, não seja feita a minha vontade, mas a tua’. … Entrando em agonia, Jesus orava com mais insistência. Seu suor tornou-se como gotas de sangue que caiam no chão”.

2. A FLAGELAÇÃO DE JESUS – “Pilatos perguntou: ‘que quereis que eu faça com o Rei dos judeus? ’ Eles gritaram: ‘crucifica-o’. Pilatos querendo satisfazer a multidão, soltou Barrabás, mandou acoitar Jesus e entregou-o para ser crucificado”.

3. A COROAÇÃO DE ESPINHOS – “Os soldados do governador tiraram a roupa de Jesus e o vestiram com um manto vermelho; depois trancaram uma coroa de espinhos e puseram-na em sua cabeça, e uma vara em sua mão direita”.

4. A SUBIDA DOLOROSA DO CALVÁRIO – “Pilatos entregou Jesus para ser crucificado. E eles o levaram. Jesus, carregando ele mesmo a cruz, saiu para o lugar chamado Caveira (em hebraico: Gólgota) ”.

5 A MORTE DE JESUS – “Quando chegaram ao lugar chamado Calvário, ali o crucificaram e os malfeitores. … mais ou menos ao meio-dia… Jesus deu um forte grito: ‘Pai , em tuas mãos entrego o meu espirito’. Dizendo isto, expirou”.

Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)

1. A RESSURREIÇÃO DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO – “O anjo falou as mulheres: ‘Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava”.

2. A ASCENSÃO ADMIRÁVEL DE JESUS CRISTO AO CÉU – “Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu e sentou-se a direita de Deus”.

3. A VINDA DO ESPÍRITO SANTO – Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar…. Todos ficaram repletos de Espirito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espirito lhes concedia expressar-se”.

4. A ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA AO CÉU – “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pês e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas”.

5. A COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NO CÉU – “Tu es a gloria de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra de nosso povo. O Senhor te fortaleceu e por isso serás eternamente bendita”.

Mistérios Luminosos (quinta-feira)

1. O BATISMO DE JESUS NO JORDÃO – Aqui, enquanto Cristo desce a água do rio, como inocente que “Se faz pecado por nós”, “o céu abre-se e a voz do Pai proclama-O Filho dileto”, “ao mesmo tempo em que o Espirito vem sobre Ele para investi-lo na missão que O espera”.

2. A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ – A Sua auto-revelação nas Bodas e o início dos sinais em Caná, quando Cristo, transformando a água em vinho, abre a fé o coração dos discípulos graças a intervenção de Maria, a primeira entre os crentes.

3. O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS POR JESUS COM O CONVITE A CONVERSÃO – O Seu anuncio do Reino de Deus é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida a conversão, perdoando os pecados de quem a Ele se dirige com humilde confiança, início do ministério de misericórdia que Ele prosseguirá exercendo até ao fim do mundo, especialmente através do sacramento da Reconciliação confiado a sua Igreja.

4. A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS – A Transfiguração e mistério de luz por excelência, que, segundo a tradição, se deu no Monte Tabor. A gloria da Divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai O acredita aos Apóstolos extasiados para que O “escutem” e se disponham a viver com Ele o momento doloroso da Paixão, a fim de chegarem com Ele a glória da Ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.

5. A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA, EXPRESSÃO SACRAMENTAL DO MISTÉRIO PASCAL – A instituição da Eucaristia, na qual Cristo Se faz alimento com o seu Corpo e o seu Sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando “até ao extremo” o seu amor pela humanidade, por cuja salvação Se oferecera em sacrifício.

Vamos ver agora como rezar o Santo Rosário de Nossa Senhora

O objeto que usamos para rezar o terço é formado por contas grandes e pequenas. Após cada dezena de contas pequenas, há uma grande, e assim, cinco dezenas.

O fio no qual ficam as contas da uma volta, ficando a quinta junto a primeira dezena, preparando para iniciar um novo terço.

Antes dos mistérios, há uma parte constituída por duas contas grandes, três pequenas e um crucifixo. Para rezar se faz da forma seguinte:

Antes, do início, fazer a Invocação do Espirito Santo e o Oferecimento do Terço ou Rosário.

Segurando a cruz, se faz o "Sinal da Cruz" e reza-se o Credo.

Reza-se um Pai-Nosso e três Ave-Marias, seguido do Gloria. Depois do Gloria pode ser acrescentado algumas jaculatórias.

Nas contas grandes, começam-se os mistérios com o Pai-Nosso.

Nas contas pequenas, rezam-se as Ave-Marias.

Ao final de cada dezena reza-se o Gloria. Podem-se, também, acrescentar jaculatórias entre o Gloria e o Pai-Nosso.

Costuma-se rezar a jaculatória “Oh meu Jesus” (a pedido de Nossa Senhora de Fatima) e pedir a intercessão de santos e santas, Nossa Senhora e/ou pessoa da Santíssima Trindade a que o terço se dedica, por exemplo: Divino Espírito Santo, tende piedade de nós, Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós, Santo Expedito, rogai por nós. 

Enquanto se faz a oração vocal medita-se ou contempla-se a passagem do respectivo mistério. Após o terço, costuma-se rezar também a Ladainha de Nossa Senhora, que é uma seqüência de invocações a Nossa Senhora.

Vou deixar na descrição do vídeo um link para que você possa saber como rezar o santo terço ou rezar online.

Links para o Santo Rosário:

Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.

Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.

O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.

Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar comigo a três ave marias em louvor à nossa mãe.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.

.......... FIM DO TEXTO ........

Nenhum comentário: