JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 03.05.2024
Tema: O papel de Maria na História da Salvação
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!
Veja texto do vídeo mais abaixo!
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
Links para estudo - Playlists anteriores no Youtube:
Maratona Mãe Rainha 2023:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg5bvIfscTNdeIeSKzXmkk2m
Curso Catequese - Entenendo a Bíblia:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg54kor0ypBJpxkBpydt7rPp
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Imagens da Internet - Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
COMPARTILHE EM TODOS OS GRUPOS. VAMOS EVANGELIZAR!😇
TAGS: Jornada de Devoção Mariana,Devoção Mariana,Jornada Com Maria,Mês De Maio,Curso de Mariologia,Estudo Mariológico,JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA,Salve Rainha,Santa Maria Mãe de Deus,Diga SIM à Deus,Diga SIM à Maria,Santo Rosário,Mãe Rainha,Mãe Peregrina,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora Auxiliadora,Nossa Senhora da Consolação,Amor à Nossa Senhora,Caridade,Bondade,Medalha Milagrosa,
#JornadadeDevoçãoMariana #DevoçãoMariana #JornadaComMaria #MêsDeMaio #CursodeMariologia #EstudoMariológico #MaratonaMãeRainha #SalveRainha #SantaMariaMãedeDeus #DigaSIMàDeus #DigaSIMàMaria #SantoRosário #MãeRainha #MãePeregrina #NossaSenhoradasGraças #NossaSenhoraAuxiliadora #NossaSenhoradaConsolação #AmoràNossaSenhora #Caridade #Bondade #MedalhaMilagrosa
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!
Estamos hoje no terceiro dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e estamos fazendo um Estudo de Mariologia para conhecer a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
.
Vamos começar hoje com o tema: O papel de Maria na História da Salvação
Maria no Antigo e no Novo Testamento
Quem foi Maria?
Maria, seu nome de origem egípcia Mariam quer dizer “Amada do Senhor”
Ela era cheia de graça, a obra-prima da missão do Filho e do Espírito na plenitude do tempo. Nela Deus Pai encontra a morada em que Seu Filho e Seu Espírito podem habitar entre os homens.
Ela é o “trono da sabedoria” e o Espírito Santo a preparou com a sua graça e ela foi concebida sem pecado, a mais humilde das criaturas, a mais capaz de acolher o Dom inefável do Todo-Poderoso, virgem antes, durante e após ter Jesus, torna-se a “Mulher”, nova Eva, “mãe dos viventes”, Mãe do “Cristo total”.
Onde nasceu Maria?
Não se sabe exatamente onde Maria nasceu, mas quatro cidades são possíveis Séforis (5 km de Nazaré), Belém, Jerusalém e Nazaré que é a maior probabilidade, uma cidadezinha pequena, situada na parte sul da Galiléia, considerada insignificante, pois não aparece nenhuma vez citada no Antigo Testamento, não aparece nem nos mapas imperiais romanos, os quais continham os nomes das vilas e das cidades de seu grande império, mesmo os mais insignificantes.
Nazaré é “silêncio” Apenas é citado nos Evangelhos, citado com ironia por Natanael, próprio de aldeias rivais: “Pode vir algumas coisa boa de Nazaré?” (João capítulo 1, versículo 46).
Maria de Nazaré, pelo lugar de origem “é” silêncio e anonimato, assim como
Jesus o foi por 30 anos.
“Foi uma mulher tão pobre e tão límpida, tão desinteressada e tão humilde que nos apresentou e nos transpareceu o mistério total de Deus e sua salvação, mas ficou ela mesma em silêncio e ninguém se deu conta de sua presença”.
Algumas fontes mencionam que Maria nasceu em Jerusalém, seguindo ela e sua mãe, após a morte de seu pai, para Séforis, e depois para Nazaré. Mas, realmente não existe registro de onde ela nasceu e aceitamos que seja Nazaré.
Maria no Antigo Testamento
Ela foi insinuada profeticamente em Gênesis capítulo 3, versículo 15 e esta passagem se chama “proto-Evangelho”, pois é o primeiro anúncio da Boa Nova.
A palavra Mulher aparece primeiro para Eva e depois remetendo à Maria quando fala em vencer o inimigo.
Maria já é profeticamente esboçada na promessa de vitória sobre a serpente dada aos nossos primeiros pais caídos no pecado, é sinal de vitória, esperança, pois dela nascerá o Redentor.
Como prefiguração do Novo Testamento, vemos em algumas passagens do Antigo Testamento que o Cristo iria nascer de uma mulher, ser membro da estirpe humana para resgatá-la do poder do pecado e seria o novo Adão.
O Antigo Testamento é uma lenta preparação ao cumprimento da promessa.
Conforme vemos em Isaías capítulo 7, versículos de 10 a 14:
“O Senhor disse ainda a Acaz: Pede ao Senhor teu Deus um sinal, seja do fundo da habitação dos mortos, seja lá do alto. Acaz respondeu: “De maneira nenhuma! Não quero pôr o Senhor à prova”.
Isaías respondeu: “Ouvi, casa de Davi: Não vos basta fatigar a paciência dos homens? Pretendeis cansar também o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará
‘Deus Conosco’”.
O primeiro sinal tem concretização imediata: o nascimento do filho de Acaz, futuro rei Ezequias, piedoso rei e que durante seu reinado acontece a libertação de Jerusalém.
E o desenvolvimento da profecia quando o profeta anuncia a intervenção decisiva de Deus na realização de sua promessa messiânica que será reiterada por Miquéias.
Maria é a Filha de Sião: Em numerosos textos do Antigo Testamento, o Povo Eleito que é o portador da promessa parece personificado simbolicamente em uma mulher: a Filha de Sião.
Em Zacarias capítulo 9, versículo 9, podemos ler: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso”.
Outras passagens que também mencionam a Filha de Sião são: Sofonias capítulo 3, versículos 14 a 18, Miquéias capítulo 4, versículos 9 e 10 e Joel capítulo 2, versículos 21 a 23.
A personificação simbólica torna-se concreta: Maria recebeu o anúncio de Deus, é uma mulher habitada por Deus, é Mãe que nos gera na dor para transformar-nos no novo Povo de Deus. Ela é a Filha de Sião.
Maria no Novo Testamento
Maria aparece no Novo Testamento, citada explicitamente, principalmente nas seguintes situações:
Na Descendência de Jesus Mateus capítulo 1, versículo 16.
“Alegra-te, cheia de graça” Lucas capítulo 1, versículos 26 a 38
A visitação Lucas capítulo 1, versículos 38 a 45
Magnificat: o canto de Maria Lucas capítulo 1, versículos 46 a 55
Nascimento de Jesus, o Salvador Mateus capítulo 1, versículos 18 a 25 e Lucas capítulo 2, versículos 1 a 19
Adoração dos reis magos Mateus capítulo 2, versículos 1 a 12
Fuga para o Egito Mateus capítulo 2, versículos 13 a 23
Apresentação de Jesus no Templo Lucas capítulo 2, versículos 22 a 35
Jesus aos doze anos no Templo em Jerusalém Lucas capítulo 2, versículos 41 a 52
Em Caná, onde Jesus realiza seu primeiro milagre em um casamento, “Fazei os que Ele vos disser”: João capítulo 2, versículos 1 a 12
A “família” de Jesus Mateus capítulo 12, versículos 46 a 50 e Marcos capítulo 3, versículos 31 a 35 e Lucas capítulo 8, versículos 19 a 21
Junto à cruz de Jesus: João capítulo 19, versículos 25 a 27
Maria e a Promessa do Espírito Santo em Pentecostes: Atos capítulo 1, versículo 14 e capítulo 2, versículos 1 a 4
Maria no Apocalipse apontada como ”Um grande sinal no céu”: Apocalipse capítulo 12, versículo 1
Maria não é o centro, mas está no centro da história da salvação. Encíclica Lumem Gentium 56.
Mas qual é o papel da Virgem Maria no mistério de Cristo?
“O que a fé católica crê acerca de Maria funda-se no que ela crê acerca de Cristo, mas o que a fé ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, a sua fé em Cristo” (Catecismo da Igreja Católica parágrafo 487).
Maria foi predestinada por Deus desde a criação. Deus quis a livre cooperação de uma criatura e para isso escolheu para ser mãe de Seu Filho uma filha de Israel, uma jovem judia de Nazaré, na Galiléia (Catecismo da Igreja Católica parágrafo 489).
Ao longo da antiga Aliança, a missão de Maria foi preparada pela missão de santas mulheres:
Eva: apesar da desobediência, recebe a promessa de uma descendência que será vitoriosa sobre o maligno e de ser a mãe dos viventes. EVA, em hebraico HAVA, significa VIDA.
Sara: esposa de Abraão, concebe um filho em idade avançada (Isaac). Era estéril.
Ana: mãe de Samuel. Deus escolheu o que era tido como impotente e fraco para mostrar sua fidelidade à sua promessa. Em sua pessoa, mostra- se uma mulher estéril, humilhada, mas de fé.
Débora: profetiza e juíza. Rute: bondade. Judite: oração e intercessão. Ester: rainha.
Maria: com ela completam-se os tempos e se instaura um novo começo.
Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.
Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.
O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.
Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar comigo a Oração do Ângelus em louvor à Maria, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
– O Anjo do Senhor anunciou à Maria.
– E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Eis aqui a escrava do Senhor.
– Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– E o Verbo se fez carne.
– E habitou entre nós.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Oremos: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do Vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário