sábado, 11 de maio de 2024

Jornada de Devoção Mariana - Novena de Pentecostes - Dom da Piedade

JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 11.05.2024
NOVENA DE PENTECOSTES - DIA 01

Tema: Novena de Pentecostes - Dom  da Piedade

A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!

CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇


Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q

Links para estudo - Playlists anteriores no Youtube:
Maratona Mãe Rainha 2023:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg5bvIfscTNdeIeSKzXmkk2m
Curso Catequese - Entenendo a Bíblia:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg54kor0ypBJpxkBpydt7rPp

CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

#JornadadeDevoçãoMariana #DevoçãoMariana #NovenadePentecostes #JornadaComMaria #MêsDeMaio #CursodeMariologia #EstudoMariológico #MaratonaMãeRainha #SalveRainha #SantaMariaMãedeDeus #DigaSIMàDeus #DigaSIMàMaria #SantoRosário #MãeRainha #MãePeregrina #NossaSenhoradasGraças #NossaSenhoraAuxiliadora #NossaSenhoradaConsolação #AmoràNossaSenhora #Caridade #Bondade #MedalhaMilagrosa

TAGS: Jornada de Devoção Mariana,Devoção Mariana,Novena de Pentecostes,Jornada Com Maria,Mês De Maio,Curso de Mariologia,Estudo Mariológico,JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA,Salve Rainha,Santa Maria Mãe de Deus,Diga SIM à Deus,Diga SIM à Maria,Santo Rosário,Mãe Rainha,Mãe Peregrina,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora Auxiliadora,Nossa Senhora da Consolação,Amor à Nossa Senhora,Caridade,Bondade,Medalha Milagrosa,

TEXTO DO VÍDEO

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!

Estamos hoje no décimo primeiro dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e segundo dia da Novena ao Divino Espírito Santo, nos preparando para a Festa de Pentecostes.

Nesta novena, dentro do Estudo de Mariologia que estamos fazendo neste mês de maio, vamos conhecer a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade, e, aprender sobre os sete dons do Espírito Santo e estudando como Maria se relacionava e praticava esses dons, que recebeu de seu divino esposo.

Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Na Celebração de Pentecostes, relembra-se o momento em que o Espírito Santo concedeu sete dons aos apóstolos e discípulos, juntos com Maria, o que lhes possibilitou a compreensão de outras línguas e, assim, propagar o Evangelho a toda criatura.

Os dons do Espírito Santo são hábitos sobrenaturais que dão às faculdades da alma tal docilidade que estas obedecem prontamente às inspirações da graça.

A diferença essencial entre as virtudes e os dons deriva da diferente maneira de operarem aquelas e estes: na prática da virtude, a graça nos deixa ativos, sob o influxo da prudência; o uso dos dons, ao contrário, quando já chegamos a seu pleno desenvolvimento, requer de nossa parte mais docilidade do que atividade.

Os dons aperfeiçoam as virtudes teologais e morais.

Quais e quantos são esses dons?

São sete (Isaías capítulo 11, versículos 2 e 3): sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus.

Deus dá, juntamente com a graça santificante, todos esses dons; dá-os, porém, a cada um em determinada medida.

Só a Maria, por assim dizer, os deu sem medida. Maria tinha a Plenitude dos Dons do Espírito Santo,

Vamos ver agora o Dom da Piedade

O dom da piedade é um dom infuso ou de santificação, ou seja, dado por Deus, esse dom opera em nós para nos conduzir à santidade.

A palavra “piedade” vem de pio e significa “aquele que tem amor filial para com seu pai”.

Sendo assim, o dom da piedade nos faz reconhecer a paternidade de Deus, por nós, mas também pelo nosso próximo.

E, como nos ensina o Papa Francisco, significa ser: “capaz de se alegrar com quantos estão alegres, de chorar com quem chora, de estar próximo daquele que está sozinho ou angustiado, de corrigir quantos erram, de consolar quem está aflito, de acolher e socorrer aquele que está em necessidade.”

Dessa forma, aquele que o possui realiza todas as coisas com amor de filho. Ou seja, sem interesses de recompensa para si mesmo, pois o que mais deseja um filho é ver o seu pai honrado.

Sendo assim, o dom da piedade nos leva a querer a glória de Deus e fazer tudo para que Deus seja glorificado.

A melhor maneira de darmos a Deus a glória que lhe é devida é fazendo a Sua vontade e também levar a outros a reconhecer a vontade divina em suas vidas.

É por isso que uma pessoa piedosa não somente busca a sua santificação, mas, também, trabalha pela santificação dos outros.

Nos tempos de hoje, devemos buscar verdadeiramente o dom da piedade.

Devemos compreender que a piedade não se inventa, mas, por ser dom de Deus, é uma graça que devemos suplicar. Entretanto, não é porque se trata de um dom que não devemos fazer a nossa parte.

A busca pela piedade faz com que deixemos todas as nossas boas ações estejam repletas de amor. Dessa forma, tudo aquilo que fazemos por Deus e para Deus deve estar repleto de zelo e fidelidade.

A vida sacramental, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a nossa oração pessoal, o desejo de pregar a Palavra de Deus etc., tudo deve reverenciar a Deus.

A cada dia torna-se mais necessário reconhecer as coisas de Deus como algo sagrado. Pois, a frieza do coração transformou as práticas espirituais, em muitos de nós, em atos mecânicos. Ou seja, já não se vive a ação do Espírito Santo e as coisas de Deus por amor, mas por mero costume.

Dessa forma, o dom da piedade reacende em nós o ardor em fazer as mínimas coisas com diligência e com total doação de coração.

Assim, à medida que orientamos nossas atitudes para a glória de Deus e para o bem do outro, consequentemente nos abrimos ao dom da piedade.

Manifestada no batismo e confirmada no sacramento da Crisma, a Piedade significa a abertura do coração para Deus, na constante busca e entendimento de como Deus se manifesta.

"Não teve ninguém mais piedoso que Maria, que soube buscar a vontade de Deus"

Piedade é a graça de Deus na alma que proporciona o relacionamento filial e profundo com Deus, mediante a oração e as práticas piedosas ensinadas pela Igreja.

É o dom da devoção, do fervor, da experiência de viver em comunhão permanente com Deus.

O dom da piedade aperfeiçoa a virtude de religião, que é anexa à justiça e produz no coração um afeto filial para com Deus e uma terna devoção às Pessoas e às coisas divinas, para fazer-nos cumprir com santa presteza os deveres religiosos.

Se nos fosse dado penetrar com o olhar no íntimo de Maria, ficaríamos maravilhados com os sentimentos de filial afeto para com Deus, nEla inspirados pelo dom de piedade.

Que doçura em seus colóquios com o Esposo de sua alma!

Foi o dom de piedade que levou Maria menina a dedicar sua atividade ao serviço do Templo, que Ela, com a mesma terna piedade, venerava por cima de todas as coisas materiais.

Foi o dom de piedade que lhe inspirou uma veneração especial pela Sagrada Escritura, como pelas palavras pronunciadas por seu Filho Jesus, as quais “conservava todas em seu coração”...

Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.

Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.

O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.

Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar comigo a Oração ao Divino Espírito Santo pedindo para que Ele nos conceda a graça de fortalecer e praticar os sus dons divinos que recebemos pelo Batismo e que foram confirmados no Sacramento da Crisma.

Oferecemos nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.

ORAÇÃO PELOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por Seu amor.

Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.

Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais vos seja do agrado, siga em tudo vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos.

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.

Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar.

Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.

Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema como os anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar vossos santos olhos!

Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim vossas divinas bênçãos.

Em nome de Jesus. Amém.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.

.......... FIM DO TEXTO ........

Nenhum comentário: