JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 04.05.2024
Tema: O papel de Maria na Igreja
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Veja o texto do vídeo mais abaixo!
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
Links para estudo - Playlists anteriores no Youtube:
Maratona Mãe Rainha 2023:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg5bvIfscTNdeIeSKzXmkk2m
Curso Catequese - Entenendo a Bíblia:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg54kor0ypBJpxkBpydt7rPp
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Imagens da Internet - Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
#JornadadeDevoçãoMariana #DevoçãoMariana #JornadaComMaria #MêsDeMaio #CursodeMariologia #EstudoMariológico #MaratonaMãeRainha #SalveRainha #SantaMariaMãedeDeus #DigaSIMàDeus #DigaSIMàMaria #SantoRosário #MãeRainha #MãePeregrina #NossaSenhoradasGraças #NossaSenhoraAuxiliadora #NossaSenhoradaConsolação #AmoràNossaSenhora #Caridade #Bondade #MedalhaMilagrosa
TAGS: Jornada de Devoção Mariana,Devoção Mariana,Jornada Com Maria,Mês De Maio,Curso de Mariologia,Estudo Mariológico,JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA,Salve Rainha,Santa Maria Mãe de Deus,Diga SIM à Deus,Diga SIM à Maria,Santo Rosário,Mãe Rainha,Mãe Peregrina,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora Auxiliadora,Nossa Senhora da Consolação,Amor à Nossa Senhora,Caridade,Bondade,Medalha Milagrosa,
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!
Estamos hoje no quarto dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e estamos fazendo um Estudo de Mariologia para conhecer a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
O papel de Maria na Igreja
A Presença de Maria na Origem da Igreja
Os Padres do Concílio Vaticano II, depois de terem exposto a doutrina sobre a realidade histórico salvífica do Povo de Deus, quiseram completá-la com a ilustração do papel de Maria na obra da salvação:
O capítulo VIII da Constituição conciliar Lumen Gentium tem o objetivo não só de ressaltar a validade eclesiológica da doutrina mariana; pôr em evidência também contribuição que a figura da Bem-aventurada Virgem oferece à compreensão do mistério da Igreja.
Na origem da Igreja, descrita nos Atos dos Apóstolos, Lucas, no início deste escrito do novo testamento, apresenta a vida da primeira comunidade cristã, e depois de ter recordado singularmente os nomes dos Apóstolos (Atos capítulo 1, versículo 13), afirma:
“Todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, em companhia de algumas mulheres, entre as quais Maria, a Mãe de Jesus e de Seus irmãos” (Atos capítulo 1, versículo 14).
Sobressai a pessoa de Maria, a única que é recordada com o próprio nome: representa um rosto da Igreja diverso e complementar, em relação ao rosto ministerial ou hierárquico.
Lucas refere à importância da contribuição feminina para a vida da Igreja e esta presença é colocada em estreita relação com a perseverança da comunidade na oração e com a concórdia:
“Bendita és tu entre as mulheres” (Lucas capítulo 1, versículo 42)
Maria exerce de modo eminente esta missão feminina: Quem, melhor do que Maria, favorece em todos os crentes a perseverança na oração, promove a concórdia e o amor?
A presença de Maria na comunidade, que espera em oração a efusão do Espírito (cf. Atos capítulo 1, versículo 14), evoca a parte que ela teve na encarnação do Filho de Deus, por obra do Espírito Santo (Lucas capítulo 1, versículo 35).
O papel da Virgem naquela fase inicial e a função que ela exerce agora, na manifestação da Igreja no Pentecostes, estão intimamente ligados.
A presença de Maria nos primeiros momentos da vida da Igreja é posta em singular evidência pelo confronto com a participação bastante discreta durante a vida pública de Jesus.
Quando o Filho inicia a sua missão, Maria permanece em Nazaré: essa separação não exclui contatos significativos, como em Caná, e não a impedia de participar no sacrifício do Calvário.
Na primeira comunidade, ao contrário, o papel de Maria assume relevância notável: depois da Ascensão e à espera do Pentecostes, a Mãe de Jesus está presente pessoalmente nos primeiros passos da obra iniciada pelo Filho.
Os Atos dos Apóstolos ressaltam que Maria se encontrava no Cenáculo “com os irmãos de Jesus” (Atos capítulo 1, versículo 14): a família natural de Jesus, sob a guia de Maria, veio fazer parte da família espiritual de Cristo: “Aquele que fizer a vontade de Deus esse é que é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe” (Marcos capítulo 3, versículo 35).
Lucas qualifica explicitamente Maria como “a mãe de Jesus” (Atos capítulo 1, versículo 14), e sugere que algo da presença do Filho, que subiu ao céu, permanece na presença da mãe: ela recorda o rosto de Jesus e é, com a sua presença no meio da Comunidade, o sinal da fidelidade da Igreja a Cristo Senhor.
Desde o início Maria exerce o seu papel de “Mãe da Igreja”: a sua ação favorece o entendimento entre os Apóstolos (Lucas os apresenta unidos e muito distantes das disputas que por vezes tinham surgido entre eles).
Maria exerce a sua maternidade para com a comunidade dos crentes orando a fim de obter para a Igreja os dons do Espírito Santo, necessários para a sua formação e o seu futuro e educando os discípulos para a constante comunhão com Deus.
Ela torna-se educadora do povo cristão para a oração, o encontro com Deus, que é o elemento central e indispensável para que a obra dos Pastores e dos fiéis tenha sempre no Senhor o seu início e a sua motivação profunda.
Destas breves considerações emerge claramente como a relação entre Maria e a Igreja constitui um confronto fascinante entre duas mães. Ela revela-nos com clareza a missão materna de Maria, e motiva a Igreja a procurar sempre a sua verdadeira identidade na contemplação do rosto da Theotokos (em grego significa Mãe de Deus).
Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.
Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.
O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.
Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar comigo a Oração do Ângelus em louvor à Maria, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
– O Anjo do Senhor anunciou à Maria.
– E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Eis aqui a escrava do Senhor.
– Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– E o Verbo se fez carne.
– E habitou entre nós.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Oremos: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do Vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
................................................
Nenhum comentário:
Postar um comentário