segunda-feira, 13 de maio de 2024

Jornada de Devoção Mariana - Novena Pentecostes - Dom do Temor de Deus

JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 13.05.2024

Tema: Novena Pentecostes - Dom do Temor de Deus
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!

CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇


Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q

Links para estudo - Playlists anteriores no Youtube:
Maratona Mãe Rainha 2023:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg5bvIfscTNdeIeSKzXmkk2m
Curso Catequese - Entenendo a Bíblia:
https://www.youtube.com/playlist?list=PLarGJhl9Zwg54kor0ypBJpxkBpydt7rPp

CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)

AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

#JornadadeDevoçãoMariana #DevoçãoMariana #NovenadePentecostes #JornadaComMaria #MêsDeMaio #CursodeMariologia #EstudoMariológico #MaratonaMãeRainha #SalveRainha #SantaMariaMãedeDeus #DigaSIMàDeus #DigaSIMàMaria #SantoRosário #MãeRainha #MãePeregrina #NossaSenhoradasGraças #NossaSenhoraAuxiliadora #NossaSenhoradaConsolação #AmoràNossaSenhora #Caridade #Bondade #MedalhaMilagrosa

TAGS: Jornada de Devoção Mariana,Devoção Mariana,Novena de Pentecostes,Jornada Com Maria,Mês De Maio,Curso de Mariologia,Estudo Mariológico,JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA,Salve Rainha,Santa Maria Mãe de Deus,Diga SIM à Deus,Diga SIM à Maria,Santo Rosário,Mãe Rainha,Mãe Peregrina,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora Auxiliadora,Nossa Senhora da Consolação,Amor à Nossa Senhora,Caridade,Bondade,Medalha Milagrosa,

TEXTO DO VÍDEO

Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!

Estamos hoje no décimo terceiro dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e quarto dia da Novena ao Divino Espírito Santo, nos preparando para a Festa de Pentecostes.

Nesta novena, dentro do Estudo de Mariologia que estamos fazendo neste mês de maio, estamos conhecendo a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade, e, aprendendo sobre os sete dons do Espírito Santo e estudando como Maria se relacionava e praticava esses dons, que recebeu de seu divino esposo.

Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Em Pentecostes, relembra-se o momento em que o Espírito Santo concedeu sete dons aos apóstolos e discípulos, juntos com Maria, o que lhes possibilitou a compreensão de outras línguas e, assim, propagar o Evangelho a toda criatura.

Os dons do Espírito Santo são hábitos sobrenaturais que dão às faculdades da alma tal docilidade que estas obedecem prontamente às inspirações da graça.

A diferença essencial entre as virtudes e os dons deriva da diferente maneira de operarem aquelas e estes: na prática da virtude, a graça nos deixa ativos, sob o influxo da prudência; o uso dos dons, ao contrário, quando já chegamos a seu pleno desenvolvimento, requer de nossa parte mais docilidade do que atividade.

Os dons do Espírito Santo são sete (Isaías capítulo 11, versículos 2 e 3): sabedoria, entendimento, ciência, conselho, piedade, fortaleza e temor de Deus.

Deus dá, juntamente com a graça santificante, todos esses dons; dá-os, porém, a cada um em determinada medida.

Só a Maria, por assim dizer, os deu sem medida. Maria tinha a Plenitude dos Dons do Espírito Santo.

Hoje é um dia especial em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Fátima, devemos sempre nos lembrar o Conselho que ela nos deu para rezarmos o Terço diariamente, por nós, pelos pecadores e para a salvação das almas.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por Nós.

Continuando nossa Novena de Pentecostes, Vamos ver agora o Dom do Temor de Deus

Oremos: Vinde, Espírito de Temor de Deus! Repassai a minha carne com o Vosso santo temor, de modo que tenha sempre Deus presente e evite tudo o que possa desagradar aos olhos de Sua divina majestade.

Por esse dom é revelado a nós o grande amor de Deus, como na parábola do filho pródigo, ou seja, o Pai sempre pronto a acolher e a perdoar o filho que o abandonou.

Esse Temor é o receio de ofender a Deus por ser Ele tão bom e santo.

Não é medo de ofendê-Lo e ser castigado, mas sim receio de decepcioná-Lo com o nosso pecado.

Então, por amor a Deus, esse dom nos leva a fugir do pecado, já que esse entristece a Deus e O decepciona.

O verdadeiro temor a Deus é um temor filial.

O dom do temor de Deus nos leva a amá-Lo tão profundamente que temos receio de ofendê-Lo.

Ao ouvir a palavra Temor, há a confusão sobre seu significado.

Temor de Deus não significa ter medo de Deus, mas ter um respeito profundo a Deus. "Adquirir temor a Deus significa respeitá-Lo e tudo aquilo que o respeita é oportunidade do cristão em continuar a temê-lo".

O nome deste dom pode causar estranheza e confusão, pois muitos o entendem em sentido negativo, como se devêssemos ter medo de Deus.

Na verdade, trata-se do dom divino que nos leva a “temer” por Deus no sentido de não querer que Ele seja desprezado e deixado de lado, nem pelos outros, nem por nós mesmos.

É o santo temor de que Deus seja ofendido; ao mesmo tempo, é o sadio temor das conseqüências do afastamento de Deus – conseqüências que não consistem num castigo imposto por Deus, mas sim na decorrência natural da nossa própria possibilidade de optar por viver longe d’Ele.

Deus respeita a nossa liberdade a tal ponto que não nos impede de odiá-lo se assim escolhermos; por isso mesmo, Ele tampouco impede as conseqüências desse ódio voluntário, que se resumem no afastamento eterno de Deus decretado por nós próprios com a nossa liberdade e arbítrio.

O dom do santo temor de Deus nos ajuda, assim, a evitar tudo o que nos afasta d’Ele, ou seja, o pecado; e não por medo de castigo, mas pela justa consciência de que, ao nos afastarmos d’Ele, nós próprios O perdemos voluntariamente.

O dom do temor aperfeiçoa ao mesmo tempo a virtude da esperança e a virtude da temperança.

A virtude da esperança, fazendo-nos temer desagradar a Deus e sermos separados d’Ele.

A virtude da temperança, apartando-nos dos falsos deleites que nos poderiam levar a nos perdermos de Deus.

É um dom, portanto, que inclina a vontade ao respeito filial de Deus, nos afasta do pecado que lhe desagrada e nos faz esperarmos em seu auxílio poderoso.

Não se trata daquele medo de Deus que nos inquieta quando nos lembramos de nossos pecados, que nos entristece e perturba.

Nem se trata do temor do inferno, que basta para nos levar a uma conversão, porém não basta para dar acabamento à nossa santificação.

Trata-se do temor reverencial e filial, que nos faz recear toda ofensa a Deus.

Grande foi, na realidade, o temor de Maria, porém não foi nada servil.

Com efeito, cheia como era da graça divina e tão pura, tão santa, que castigo poderia jamais temer?

Nem ao menos houve propriamente n’Ela aquele temor chamado casto, o qual considera a possibilidade e o perigo de perder Deus com o pecado.

Ela sabia que, por uma assistência especial do Espírito Santo, não podia perder a graça.

Por isso, o temor de Maria, à semelhança do temor de que esteve oprimida a própria alma de Cristo, era um temor reverencial, produzido por um sentimento vivíssimo da majestade infinita de Deus e de seu infinito poder.

Peçamos à Maria que interceda por nós junto ao Espírito Santo para que tenhamos o temor inabalável de ofender a Deus, seja pelo pecado ou por nossas omissões.

Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.

Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.

Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.

Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.

O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.

Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar comigo uma Ave-Maria pedindo a Nossa Senhora de Fátima a sua bênção e proteção e depois a Oração ao Divino Espírito Santo pedindo para que Ele nos conceda a graça de fortalecer e praticar os sus dons divinos que recebemos pelo Batismo e que foram confirmados no Sacramento da Crisma.

Oferecemos nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

ORAÇÃO PELOS DONS DO ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por Seu amor.

Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.

Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais vos seja do agrado, siga em tudo vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos.

Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.

Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar.

Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.

Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema como os anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar vossos santos olhos!

Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim vossas divinas bênçãos.

Em nome de Jesus. Amém.

Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.

Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.

.......... FIM DO TEXTO ........

Nenhum comentário: