JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 20.05.2024
Tema: Dogma da Imaculada Conceição
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
#JornadadeDevoçãoMariana #DevoçãoMariana #DogmadaImaculadaConceição #JornadaComMaria #MêsDeMaio #CursodeMariologia #EstudoMariológico #MaratonaMãeRainha #SalveRainha #SantaMariaMãedeDeus #DigaSIMàDeus #DigaSIMàMaria #SantoRosário #MãeRainha #MãePeregrina #NossaSenhoradasGraças #NossaSenhoraAuxiliadora #NossaSenhoradaConsolação #AmoràNossaSenhora #Caridade #Bondade #MedalhaMilagrosa
TAGS: Jornada de Devoção Mariana,Devoção Mariana,Dogma da Imaculada Conceição,Jornada Com Maria,Mês De Maio,Curso de Mariologia,Estudo Mariológico,JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA,Salve Rainha,Santa Maria Mãe de Deus,Diga SIM à Deus,Diga SIM à Maria,Santo Rosário,Mãe Rainha,Mãe Peregrina,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora Auxiliadora,Nossa Senhora da Consolação,Amor à Nossa Senhora,Caridade,Bondade,Medalha Milagrosa,
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!
Estamos hoje no vigésimo dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e após a nossa Novena do Divino Espírito Santo e celebração de Pentecostes vamos seguir com nosso Estudo de Mariologia para conhecer a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
O que são os dogmas da Igreja Católica Apostólica Romana?
Os dogmas são verdades de fé, que o Magistério da Igreja através do Papa, por meio de estudos, ou Concílio se reúnem e discutem as verdades por trás daquilo que foi apresentado e se pode ser proclamado como dogma.
Normalmente junto com o dogma é publicado um documento que comprove aquilo que a Igreja está proclamando, assim como ocorreu com a Bula Ineffabillis Deus que foi proclamada como fruto da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.
Por isso nada na Igreja é publicado do dia para a noite ou se alguém queira que a Igreja decrete algo.
A Igreja primeiro vai verificar a verdade que está por trás daquilo que foi apresentado, para assim proclamar como verdade de fé.
Até mesmo para proclamar alguém Santo, a Igreja leva tempo.
Não é do dia para a noite que se declara venerável, que reconhece as suas virtudes com a Beatificação, ou a posterior canonização de alguém, mas através de provas, comprovação de milagres e testemunho de pessoas que conviveram com aquele que poderá ser canonizado.
A Igreja desde o princípio reconheceu que Nossa Senhora era Imaculada, ou seja, sem a mancha do pecado original.
Maria era toda de Deus e sempre disposta a fazer a sua vontade, mas somente em 1854 foi proclamado esse dogma, como verdade de fé.
Foram longos anos de estudo do Magistério da Igreja, antes de proclamar esse dogma e apresentá-lo aos fiéis.
A Igreja apresenta os dogmas como verdade de fé.
Portanto, para estarmos em comunhão com a Igreja e sendo fiéis ao batismo que recebemos devemos acreditar e aceitar esses dogmas como verdade de fé.
Os Dogmas de Fé, relacionados à Virgem Maria são quatro:
Dogma da Imaculada Conceição
Dogma de “Maria, Mãe de Deus”
Dogma da Virgindade de Maria
Dogma da Assunção
Vamos ver agora o Dogma da Imaculada Conceição
Pelo pecado original, o ser humano se tornou sujeito ao erro, mas em Maria se concretizou a promessa de Deus.
Ela, que nasceu sem mácula, com a graça original, a simples jovem de Nazaré é superior a toda criatura, inferior somente a Jesus Cristo, por isso é chamada de Imaculada Conceição.
Nossa Senhora foi concebida sem a mancha do pecado original.
Nenhuma mácula de pecado lhe atingiu durante a sua vida, pois Ela foi agraciada e escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus.
Para cumprir a missão extraordinária de Mãe de Deus, Maria foi enriquecida por Deus com todas as graças, e de modo especialíssimo com a graça de nunca conhecer o pecado: nem o original e nem o pessoal.
Foi concebida no seio de sua Mãe, Santa Ana, sem a culpa original.
Em 1476 a festa da Imaculada foi incluída no Calendário Romano.
Em 1570, o Papa Pio V publicou o novo Ofício.
Em 1708, o Papa Clemente XI estendeu a festa a toda a Cristandade tornando-a obrigatória.
Antes mesmo de ser proclamado o dogma da Imaculada Conceição em 1854, a própria Virgem Maria aparece a Santa Catarina Labouré (1830) e lhe faz um pedido que se fizesse medalhas de Nossa Senhora com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”.
Essa invocação se espalhou e se difundiu e depois de alguns anos foi proclamado o dogma por Pio IX.
É comum recitarmos essa invocação ao final de cada dezena do terço, acreditando e reconhecendo que Maria foi concebida sem pecado e não traz em si a mancha do pecado original e que ela nos ajude a vencer todo o pecado.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado solenemente pelo
Papa Pio IX, em 8 de dezembro de1854, através da Bula Ineffabilis Deus:
“Nós declaramos, decretamos, e definimos que ... em virtude dos méritos de Jesus Cristo ... a bem aventurada Virgem Maria foi preservada de toda mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição...”.
A própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadete e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.
A imagem de Nossa Senhora que aparece em Lourdes é a da Imaculada Conceição e recebe o título de Nossa Senhora de Lourdes por ter aparecido na cidade de Lourdes, mas é a mesma Mãe de Jesus, Imaculada Conceição.
Por isso, o santo Concílio Vaticano II a chamou de: “Mãe de Deus Filho, e, portanto, filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo” (Lumen Gentium, 53).
E ainda registra que: “Com este dom de graça sem igual, ultrapassa de longe todas as outras criaturas celestes e terrestres”.
O Catecismo da Igreja Católica afirma com toda a certeza:
“Na descendência de Eva, Deus escolheu a Virgem Maria para ser a Mãe sem mancha do pecado original e permaneceu pura de todo o pecado pessoal ao longo de sua vida” (parágrafo 508).
A diferença que existe entre os fiéis e Maria é que enquanto os fiéis recebem a santidade por meio do batismo, Maria foi preservada de toda a mancha de pecado original e antecipadamente remida por Cristo.
Os fiéis, além disso, embora libertados ´da lei do pecado´ (Romanos capítulo 8, versículo 2), ainda podem ceder à tentação e a fragilidade humana que continua a manifestar-se na vida deles.
A esta regra, contudo, faz exceção por privilégio divino a Virgem Imaculada, como o mesmo Concílio de Trento recorda.
O termo Imaculada Conceição aparece em todos os títulos de Maria em todos os lugares e em todos os tempos.
Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.
Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.
O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.
Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje, eu convido você a rezar comigo a Oração do Ângelus em louvor à Maria, oferecendo nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
– O Anjo do Senhor anunciou à Maria.
– E ela concebeu do Espírito Santo.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Eis aqui a escrava do Senhor.
– Faça-se em mim segundo a Vossa palavra.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– E o Verbo se fez carne.
– E habitou entre nós.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do Vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
– Rogai por nós, santa Mãe de Deus.
– Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
– Oremos: Derramai, ó Deus, a Vossa graça em nossos corações, para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do Vosso Filho, cheguemos, por Sua Paixão e Cruz, à glória da ressurreição. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.
– Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário