JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA - 19.05.2024
Tema: Solenidade de Pentecostes - Maria em Pentecostes
A Jornada de Devoção Mariana é a forma de dedicar um mês inteiro com ações diárias de Louvor à Maria, Santíssima Mãe de Deus e nossa Mãe do Céu.
Estudo de Mariológico como Introdução a Mariologia para aprender a a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Ave Maria, Cheia de Graça!
CURTA E COMPARTILHE. VAMOS EVANGELIZAR!😇
Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VaExg4MJuyAEByYkBB2Q
CRÉDITOS: DIREITOS AUTORAIS E PROPRIEDADE INTELECTUAL (Copyright & Credits):
SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO
O AUTOR: DERMEVAL PEREIRA NEVES é o criador deste vídeo e seus DIREITOS AUTORAIS se estendem à:
TEXTO: Criação de Textos, Roteiros, Scripts, Diagramação e Legendas
VÍDEO: Produção, Gravação, Edição Sonorização e Publicação
Música: Ave Maria-Schubert-Orquestra André Rieu-Uso Autorizado
Igreja ao fundo: Igreja Nossa Senhora Aparecida, Votorantim, São Paulo
Outras Imagens: Google Images (Autores não identificados. Favor informar para os devidos créditos)
AVISO: Qualquer uso não autorizado do todo ou partes deste vídeo está sujeito às penas da Lei de Direitos Autorais Brasileiras - LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.
#JornadadeDevoçãoMariana #DevoçãoMariana #NovenadePentecostes #JornadaComMaria #MêsDeMaio #CursodeMariologia #EstudoMariológico #MaratonaMãeRainha #SalveRainha #SantaMariaMãedeDeus #DigaSIMàDeus #DigaSIMàMaria #SantoRosário #MãeRainha #MãePeregrina #NossaSenhoradasGraças #NossaSenhoraAuxiliadora #NossaSenhoradaConsolação #AmoràNossaSenhora #Caridade #Bondade #MedalhaMilagrosa #MariaemPentecostes
TAGS: Jornada de Devoção Mariana,Devoção Mariana,Novena de Pentecostes,Jornada Com Maria,Mês De Maio,Curso de Mariologia,Estudo Mariológico,JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA,Salve Rainha,Santa Maria Mãe de Deus,Diga SIM à Deus,Diga SIM à Maria,Santo Rosário,Mãe Rainha,Mãe Peregrina,Nossa Senhora das Graças,Nossa Senhora Auxiliadora,Nossa Senhora da Consolação,Amor à Nossa Senhora,Caridade,Bondade,Medalha Milagrosa,Maria em Pentecostes,
TEXTO DO VÍDEO
Queridos irmãos e irmãs em Cristo, que a Paz de Jesus e o Amor e a Ternura de Maria, nossa mãe, estejam sempre com cada um de nós!
Estamos hoje no décimo nono dia da JORNADA DE DEVOÇÃO MARIANA e ontem encerramos a Novena ao Divino Espírito Santo, celebrando hoje a Festa de Pentecostes.
Dentro do Estudo de Mariologia que estamos fazendo neste mês de maio, estamos conhecendo a importância de Nossa Senhora como participante na nossa redenção e na nossa vida de santidade.
Hoje, neste dia tão especial, que celebramos o nascimento da nossa igreja com a vinda do Espírito Santo sobre Maria e os Apóstolos presentes no cenáculo, vamos estudar a importância de Maria em Pentecostes e como ela foi uma peça chave no nascimento da Igreja de Cristo.
Vamos iniciar nossa meditação pedindo ao Espírito Santo e à Maria, Mãe de Deus e nossa, que nos abençoe e inspire na missão de viver na graça e no Amor de Jesus Cristo, evangelizando a todos com nossa vida, seguindo os passos e ensinamentos de Jesus.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.
Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém.
Vamos ver a importância da Virgem Maria em Pentecostes
Se Maria já era cheia do Espírito Santo, o que aconteceu com ela em Pentecostes?
Seu nome era Maria, uma jovem hebréia de Nazaré, de uma família simples, vinda da periferia da Galiléia, um povoado agrícola e de artesãos.
Pertencer a Nazaré, vilarejo desprezado, desconhecido e sem história, era ser gente comum, de vida simples, sem conhecimentos teológicos.
Como toda mulher judia, Maria praticava a religião hebraica, era de oração, elevava as suas preces e professava a sua fé no Deus único.
Freqüentava a pequena sinagoga, onde se aprofundava no conhecimento das sagradas escrituras e nutria a sua esperança ao memorizar as orações dos Salmos e na escuta do livro do profeta Isaías.
O seu povo vivia uma realidade humana de impossibilidades e barreiras. Quantas vezes não teria Maria ouvido, na sinagoga do livro de Isaías, que uma virgem conceberia e daria à luz um filho, e que receberia o nome Emanuel? (Isaías capítulo 7, versículo 14).
Ela esperava a realização da promessa de Deus, que enviaria um Salvador para libertar o Seu povo.
Maria, porém, desde sempre, esteve dentro dos planos de Deus, não só para colaborar na salvação do Seu povo como também de toda a humanidade.
Maria, concebida sem pecado, sempre esteve cheia do Espírito Santo, sempre esteve cheia da graça de Deus.
Pelo pecado original, o ser humano se tornou sujeito ao erro, mas em Maria se concretizou a promessa de Deus.
Ela, que nasceu sem mácula, com a graça original, a simples jovem de Nazaré é superior a toda criatura, inferior somente a Jesus Cristo, por isso é chamada de Imaculada Conceição.
O Espírito de Deus, que pousou sobre a Terra, que era sem forma e vazia, coberta pelas trevas, trouxe a vida e tudo se fez (Gênesis capítulo 1, versículo 2).
Esse mesmo Espírito sempre esteve presente em Maria desde a sua concepção em vista da sua maternidade divina. Porém, Maria teve a liberdade de escolher, de dizer ‘sim’ ou ‘não’ a Deus.
Na vida que segue, em seus afazeres domésticos, de repente, aparece-lhe uma criatura sobrenatural, que fala com ela.
Que significado teriam essas palavras? “Cheia de graça… e encontraste graça diante de Deus! … Conceberas e darás a luz a um filho” (Lucas capítulo 1, versículos 28 a 38).
Ter a graça significa receber de alguém o favor, a bênção, a bondade. Estar cheia de graça é estar totalmente preenchida com a gratuidade de Deus, não havendo um espaço sequer de sua existência que não seja repleto da graça divina.
A saudação evidencia a presença do Espírito de modo muito particular em Maria. Dizer cheia de graça, é, portanto, dizer cheia do Espírito Santo.
Como Maria participou em Pentecostes?
“Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.
Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus, e os irmãos (primos) dele.” (Atos capítulo 1, versículos 13 e 14)
"Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." (Atos capítulo 2, versículos 1 a 4).
A palavra Pentecostes vem da palavra grega “pentekosté” e significa "quinquagésimo", ou seja, representa os 50 dias depois da Páscoa.
Nesse tempo, comemora-se a vinda do Espírito Santo e o Nascimento da Igreja Católica.
Antes de ser uma celebração cristã, Pentecostes era uma festa judaica, associada ao tempo de colheita, relacionando-se após, ao dia em que Deus entregou as tábuas da Lei a Moisés, no Monte Sinai.
O Pentecostes cristão acontece em cumprimento à promessa de Jesus, após sua ascensão aos céus, quando enviou o Espírito Santo sobre Maria e os apóstolos, reunidos no cenáculo, conforme São Lucas narra em At.1,4-8:
"E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias.
Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." (Atos capítulo 1, versículos 4 a 8)
Nessa ocasião, aconteceu a efusão do Espírito Santo, enchendo os apóstolos dos seus dons e da força que os impulsionou a testemunhar o Cristo ressuscitado no mundo. Essa era a missão dos apóstolos.
Como no episódio das Bodas de Caná (João capítulo 2, versículos 1 a 11), Maria também tem especial importância em Pentecostes.
Cabe lembrar que desde a cruz, antes de morrer, Jesus nos deu sua Mãe como nossa mãe na pessoa de São João, e ele a acolheu como Mãe.
Na verdade, todos os discípulos já haviam acolhido Maria como mãe, desde a vida pública de Jesus, pois ninguém, senão Ela havia participado de toda a vida de seu Filho, desde o momento da concepção até a ressurreição.
Esse fato fez com que fosse “preenchido” o vazio deixado pela ausência física de Jesus, após sua ascensão.
Muitos poderiam pensar: “Maria era repleta do Espírito Santo, Templo da Santíssima Trindade, então por quê estaria presente no evento de Pentecostes?”.
Para essa pergunta, podemos responder: em Pentecostes nasce a Igreja, e Maria, como esposa do Espírito Santo configura-se como Mãe do Corpo Místico de Cristo, tornando-a indissoluvelmente unida ao mistério de Cristo pela Encarnação e à Igreja.
Não existe Igreja sem Maria e Maria sem a Igreja.
Maria também é a Mãe dos apóstolos.
Nesse contexto, é fácil perceber que é a presença materna de Maria que auxilia os discípulos a perseverarem na fé e na espera do Espírito Santo Consolador.
Por isso, permaneciam unidos em oração, suplicando a DEUS a vinda do Paráclito, do Fogo abrasador. Dessa forma, Maria molda maternalmente os apóstolos em irmãos, preparando-os para acolher o Espírito Santo.
Com a descida do Espírito Santo no cenáculo, os apóstolos animados pela Virgem Santíssima, venceram seus temores e, destemidos, proclamavam o Evangelho.
Ali era formada a primeira comunidade cristã, com o nascimento da Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo.
Como cristãos batizados somos chamados a refletir sobre Pentecostes, pois “somos todos templo do Espírito Santo”, como diz São Paulo (Coríntios 1 capítulo 6, versículo 19).
Lembremos que Jesus afirma: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!” (Lucas capítulo 11, versículo 13)
Confiemos na materna intercessão de Nossa Senhora e peçamos ao Pai que nos envie o Seu Espírito Santo, nos encha com seus sete dons e nos dê, a cada dia, a coragem de testemunhar o Cristo Vivo e Ressuscitado e de proclamar a sua Palavra.
FELIZ DIA DE PENTECOSTES!
QUE O ESPÍRITO SANTO DESÇA SOBRE VOCÊ E TE CONDUZA NOS CAMINHOS DA SANTIDADE E DA SALVAÇÃO!
Nosso recadinho final: Meu irmão, minha irmã, se você não assistiu todos os vídeos, sugiro você se inscrever em nosso canal do YouTube, youtube.com/@salvemaerainha, ou seguir um dos vários canais do nosso Sistema Salve Rainha de Evangelização no Facebook, Instagram e WhatsApp.
Em todas as redes sociais você nos encontra usando sempre na busca o ID @salvemaerainha. Os links para nossos canais estão na descrição do vídeo.
Ah... se não curtiu ainda este vídeo, dê um Like para nos ajudar a crescer no canal, não custa nada e nos ajuda muito.
Se inscreva no nosso canal do YouTube e ative o sininho para ser avisado sempre que eu postar um vídeo novo, curta nossas publicações e vídeos no Instagram e Facebook e compartilhe nossos links para que mais pessoas também possam ser evangelizadas.
O texto do vídeo está no blog Salve Rainha, link na descrição.
Bom... para encerrarmos nosso estudo de hoje e a Novena de Pentecostes, eu convido você a rezar comigo a Oração ao Divino Espírito Santo pedindo para que Ele nos conceda a graça de fortalecer e praticar os sus dons divinos que recebemos pelo Batismo e que foram confirmados no Sacramento da Crisma.
Oferecemos nossas orações a Deus Pai, Deus Filho e o Divino Espírito Santo que está conosco o tempo todo, conforme a promessa de Jesus.
ORAÇÃO PELOS DONS DO ESPÍRITO SANTO
Espírito Santo, concedei-me o dom da sabedoria, a fim de que cada vez mais aprecie as coisas divinas e, abrasado pelo fogo do vosso amor, prefira com alegria as coisas do céu a tudo o que é mundano e me una para sempre a Cristo, sofrendo neste mundo por Seu amor.
Espírito Santo, concedei-me o dom do entendimento, para que, iluminado pela luz celeste da vossa graça, bem entenda as sublimes verdades da salvação e da doutrina da santa religião.
Espírito Santo, concedei-me o dom do conselho, tão necessário nos melindrosos passos da vida, para que escolha sempre aquilo que mais vos seja do agrado, siga em tudo vossa divina graça e saiba socorrer meu próximo com bons conselhos.
Espírito Santo, concedei-me o dom da fortaleza, para que despreze todo respeito humano, fuja do pecado, pratique a virtude com santo fervor e afronte com paciência, e mesmo com alegria do espírito, o desprezo, o prejuízo, as perseguições e a própria morte, antes de renegar por palavras e obras a Cristo.
Espírito Santo, concedei-me o dom da ciência, para que conheça cada vez mais minha própria miséria e fraqueza, a beleza da virtude e o valor inestimável da alma e para que sempre veja claramente as ciladas do demônio, da carne, do mundo, a fim de as evitar.
Espírito Santo, concedei-me o dom da piedade, que me tornará delicioso o trato e colóquio Convosco na oração e me fará amar a Deus com íntimo amor como a meu Pai, Maria Santíssima e a todos os homens como a meus irmãos em Jesus Cristo.
Espírito Santo, concedei-me o dom do temor de Deus, para que eu me lembre sempre, com suma reverência e profundo respeito, da vossa divina presença, trema como os anjos diante da vossa divina majestade e nada receie tanto como desagradar vossos santos olhos!
Vinde, Espírito Santo, ficai comigo e derramai sobre mim vossas divinas bênçãos.
Em nome de Jesus. Amém.
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo, assim como era no princípio, agora e sempre, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Por intercessão de Nossa Mãe Maria Santíssima, peçamos a Deus que nos abençoe e nos guarde, nos livre de todo o mal e nos conduza a vida eterna.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Amém.
.......... FIM DO TEXTO ........
Nenhum comentário:
Postar um comentário