LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA
Cor Litúrgica: Branco
Solenidade da Ascensão do Senhor Jesus Cristo | Domingo | 01/06/2025
Hoje a Igreja celebra com grande alegria a Solenidade da Ascensão do Senhor, mistério que marca a glorificação de Jesus, que, após sua ressurreição, sobe ao céu e se senta à direita do Pai. Este não é um gesto de afastamento, mas de exaltação e envio. Cristo, agora glorificado, continua presente na vida da Igreja e de cada um de nós, por meio da ação do Espírito Santo e da missão que nos confiou.
Na Primeira Leitura, dos Atos dos Apóstolos, contemplamos o relato da Ascensão. Jesus, depois de ressuscitado, se manifesta aos apóstolos, orienta-os sobre a vinda do Espírito Santo e lhes confia a missão de serem suas testemunhas até os confins da terra. Então, à vista deles, é elevado ao céu, enquanto dois anjos anunciam que Ele voltará do mesmo modo.
O Salmo é um hino de alegria, vitória e exaltação: “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta”. É a proclamação da realeza de Deus sobre toda a terra e sobre todas as nações.
Na Segunda Leitura, São Paulo eleva uma oração por nós, pedindo que Deus abra os olhos do nosso coração, para que possamos compreender a esperança à qual fomos chamados e a grandeza do poder de Deus manifestado em Cristo, que agora reina soberano, como Cabeça da Igreja, que é o seu corpo.
O Evangelho, por sua vez, narra o momento em que Jesus abençoa os discípulos e sobe ao céu. Eles, longe de ficarem tristes, retornam a Jerusalém cheios de alegria e, perseverantes no templo, continuam louvando e bendizendo a Deus, aguardando o cumprimento da promessa: o envio do Espírito Santo.
Que a celebração da Ascensão do Senhor renove em nós a esperança, fortaleça nossa fé e nos impulsione na missão de sermos testemunhas do Cristo ressuscitado no mundo, vivendo na alegria da sua presença e na expectativa da sua volta gloriosa.
LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA
Primeira Leitura (At 1,1-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos
1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou, desde o começo, 2 até ao dia em que foi levado para o céu, depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3 Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas. Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 4 Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: "Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5 'João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias'". 6 Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: "Senhor, é agora que vais restaurar o Reino em Israel?" 7 Jesus respondeu: "Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade. 8 Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra". 9 Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo. 10 Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11 que lhes disseram: "Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
A Palavra de Deus hoje nos conduz a um dos momentos mais solenes da vida de Jesus e da história da salvação: a Ascensão ao Céu. Depois de ter se manifestado vivo durante quarenta dias, falando do Reino de Deus e preparando os apóstolos, Jesus os reúne e lhes confia uma missão: ser suas testemunhas até os confins da terra, e promete o dom do Espírito Santo. E, diante deles, Jesus é elevado ao céu, envolto por uma nuvem, sinal da presença divina. Diante da admiração e da saudade dos discípulos, dois anjos aparecem para recordar: "Esse Jesus... virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu".
Esta Palavra nos ensina que a Ascensão de Jesus não é despedida, mas envio. Jesus sobe ao céu, mas não nos abandona. Ele permanece conosco por meio do Espírito Santo e da sua Igreja. E somos chamados, como discípulos, a sermos testemunhas do Ressuscitado, anunciando o Evangelho com coragem, fé e alegria, em nossa casa, na comunidade, no trabalho, e onde estivermos.
Oremos: Senhor Jesus, que subistes ao céu, fortalece-nos na missão que nos confiaste. Envia sobre nós teu Espírito Santo, para que sejamos testemunhas vivas do teu amor e da tua ressurreição. Que nossos olhos estejam sempre voltados para tua presença, e que nosso coração permaneça firme na esperança da tua volta gloriosa. Amém.
LITURGIA - SALMO DO DIA
Salmo Responsorial Sl 46(47),2-3.6-7.8-9 (R. 6)
- Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.
- Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta. Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!
- Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
Este salmo é um hino de exaltação, louvor e vitória. Ele proclama a soberania de Deus, que reina sobre toda a terra, sobre todos os povos e nações. “Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta”, canta o salmista, celebrando a majestade de Deus que se manifesta agora, de modo pleno, na Ascensão do Senhor Jesus ao céu. É um chamado para que todos, sem exceção, se unam no louvor ao Rei do universo.
A Palavra nos convida hoje a reconhecer que Jesus, ao ascender ao céu, não se afastou de nós, mas assumiu sua posição de glória, de onde reina sobre todas as coisas, guiando a história da humanidade. Somos chamados a viver na alegria, no louvor e na confiança, certos de que o Senhor reina, governa e cuida de nós. Sua vitória é também a nossa esperança.
Oremos: Ó Senhor Deus, nosso Rei e Salvador, recebe hoje nosso louvor e nossa adoração. Reina sobre nossas vidas, nossas famílias, nossa comunidade e sobre toda a criação. Que possamos, com alegria e gratidão, proclamar tua glória e viver na certeza de que tu és o Deus Altíssimo, soberano e cheio de misericórdia. Amém.
LITURGIA - SEGUNDA LEITURA
Segunda Leitura (Ef 1,17-23)
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios
Irmãos: 17 O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer. 18 Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19 e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20 Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21 bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22 Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.
Palavra do Senhor.
Graças a Deus.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
São Paulo nos oferece hoje uma belíssima oração, pedindo que Deus, o Pai da glória, nos conceda um espírito de sabedoria e de revelação, para que possamos compreender a grandeza da nossa vocação e da herança que nos espera. Ele nos convida a abrir o coração à luz de Deus, para entender o imenso poder que Ele manifestou em Cristo, ressuscitando-o e fazendo-o sentar-se à sua direita, acima de toda autoridade, poder e soberania, como Senhor do universo e cabeça da Igreja, que é seu corpo.
Esta Palavra nos ensina que a Ascensão de Jesus não é um afastamento, mas uma exaltação. Ele sobe aos céus para reinar soberano e, ao mesmo tempo, permanece unido a nós como Cabeça da Igreja. Somos membros deste corpo místico e participamos da sua vitória. Isso nos enche de esperança, de dignidade e nos compromete a viver com os olhos fixos nas coisas do alto, sem esquecer a missão que temos aqui na terra.
Oremos: Ó Pai da glória, abre os olhos do nosso coração para que possamos compreender a esperança à qual somos chamados e a grandeza da herança que nos reservas. Fortalece em nós a fé, a esperança e o amor, para que, como membros do Corpo de Cristo, possamos viver em comunhão, testemunhando no mundo a tua glória e o teu reino de amor. Amém.
LITURGIA - EVANGELHO
Evangelho (Lc 24,46-53)
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 46 "Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia 47 e no seu nome, serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. 48 Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto". 50 Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. 51 Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. 52 Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. 53 E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA
O Evangelho nos apresenta o momento da Ascensão de Jesus como a coroação de sua missão terrena. Antes de subir ao céu, Ele confirma aos discípulos que tudo se cumpriu conforme as Escrituras: o Cristo sofreu, morreu e ressuscitou, e agora os discípulos são enviados para serem testemunhas da conversão e do perdão dos pecados em seu nome, a todas as nações. Jesus os abençoa e, enquanto os abençoa, é elevado ao céu. Mas sua partida não gera tristeza, e sim grande alegria, porque eles sabem que não estão mais sozinhos — serão revestidos com a força do Espírito Santo.
Esta Palavra nos ensina que a Ascensão não é despedida, mas envio. Jesus sobe ao céu, não para se afastar, mas para assumir sua glória junto ao Pai, de onde continua conduzindo sua Igreja. A missão agora está em nossas mãos: anunciar a conversão, o perdão, a vida nova que Ele conquistou para toda a humanidade. E o Espírito Santo é a força que nos capacita para essa missão.
Oremos: Senhor Jesus, que subiste ao céu e reinas glorioso à direita do Pai, fortalece-nos na missão que nos confiaste. Que, revestidos da força do Espírito Santo, possamos ser testemunhas fiéis do teu amor, do teu perdão e da tua salvação. Que nossa vida, como a dos discípulos, seja um contínuo louvor e testemunho da tua presença viva no meio de nós. Amém.
Que Deus te abençoe, hoje e sempre!
------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Página Facebook: https://www.facebook.com/salvemaerainha/
- Grupo Facebook: https://www.facebook.com/groups/salvemaerainha/
- Canal YouTube: https://www.youtube.com/@salvemaerainha?sub_confirmation=1
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:
#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor
leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,




Nenhum comentário:
Postar um comentário