quarta-feira, 11 de junho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 11/06/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Vermelho
10ª Semana do Tempo Comum | Quarta-Feira | 11/06/2025
São Barnabé, Apóstolo - Memória


Hoje celebramos a vida e o testemunho de São Barnabé, um dos grandes apóstolos da Igreja primitiva, homem cheio do Espírito Santo, da fé e da bondade. Seu nome, que significa “filho da consolação”, traduz com exatidão sua missão: ser instrumento de encorajamento, unidade e edificação da Igreja. Barnabé é lembrado como aquele que reconheceu a graça de Deus na vida de Saulo (Paulo) e o introduziu entre os apóstolos, tornando-se seu companheiro de missão.

Na Primeira Leitura, contemplamos a força da evangelização realizada por Barnabé e Saulo. Enviados pelo Espírito Santo, eles fundaram comunidades, formaram discípulos e anunciaram com alegria o Evangelho. Em Antioquia, pela primeira vez, os seguidores de Jesus foram chamados de cristãos, sinal de uma nova identidade enraizada em Cristo.

O Salmo entoa um cântico de louvor universal à salvação de Deus, que se estende a todos os povos. A fidelidade do Senhor se manifesta como justiça e amor, conduzindo a humanidade a reconhecer sua glória e realeza.

No Evangelho, Jesus envia os discípulos com a missão de anunciar o Reino, curar, libertar e levar paz. A gratuidade, o desprendimento e a confiança são marcas desse envio, vividas com fidelidade por Barnabé. A missão evangelizadora é dom e tarefa, recebida de graça para ser compartilhada com amor.

Que, neste dia, ao contemplarmos o exemplo de São Barnabé, renovemos nosso ardor missionário e deixemos que o Espírito Santo nos conduza como verdadeiros discípulos e mensageiros da paz.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (At 11,21b-26.13,1-3)
Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 11,21b Muitas pessoas acreditaram no Evangelho e se converteram ao Senhor. 22 A notícia chegou aos ouvidos da Igreja que estava em Jerusalém. Então enviaram Barnabé até Antioquia. 23 Quando Barnabé chegou e viu a graça que Deus havia concedido, ficou muito alegre e exortou a todos para que permanecessem fiéis ao Senhor, com firmeza de coração. 24 É que ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé. E uma grande multidão aderiu ao Senhor. 25 Então Barnabé partiu para Tarso, à procura de Saulo. 26 Tendo encontrado Saulo, levou-o a Antioquia. Passaram um ano inteiro trabalhando juntos naquela Igreja, e instruíram uma numerosa multidão. Em Antioquia os discípulos foram, pela primeira vez, chamados com o nome de cristãos. 13,1 Na igreja de Antioquia, havia profetas e doutores. Eram eles: Barnabé, Simeão, chamado o Negro, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado junto com Herodes, e Saulo. 2 Um dia, enquanto celebravam a liturgia, em honra do Senhor, e jejuavam, o Espírito Santo disse: "Separai para mim Barnabé e Saulo, a fim de fazerem o trabalho para o qual eu os chamei". 3 Então eles jejuaram e rezaram, impuseram as mãos sobre Barnabé e Saulo, e deixaram-nos partir.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

Neste belíssimo trecho dos Atos dos Apóstolos, vemos o papel fundamental de Barnabé, um homem descrito como bom, cheio do Espírito Santo e de fé, cuja vida gerou frutos de conversão e crescimento para a Igreja nascente. Ele é enviado a Antioquia, onde confirma a obra que o Espírito ali realizou. Seu coração missionário o leva a buscar Saulo e, juntos, passam um ano ensinando e edificando a comunidade. É em Antioquia que, pela primeira vez, os discípulos recebem o nome de cristãos, expressão da identidade nova em Cristo.

O que a Palavra nos diz?

Esta passagem nos revela a força da ação missionária guiada pelo Espírito Santo. Barnabé, com humildade, fé e discernimento, serve como ponte entre os povos e como encorajador de Saulo. Ele vive a comunhão, a fraternidade e a docilidade ao Espírito. A comunidade, unida na oração, no jejum e na liturgia, escuta o Espírito que separa Barnabé e Saulo para uma grande missão. A Igreja, assim, vive sua vocação apostólica.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, como Barnabé, dá-nos um coração cheio de fé, docilidade e alegria no anúncio do Evangelho. Que sejamos instrumentos do teu Espírito, encorajando os irmãos na fé, edificando a Igreja com amor e sendo fiéis ao chamado que nos fazes. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 97(98),1.2-3ab.3cd-4.5-6 (R. 2a)


- O Senhor fez conhecer seu poder salvador, e às nações sua justiça.

- Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. 
- O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel 
- Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai! 
- Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O salmista convida toda a terra a cantar com júbilo ao Senhor, pois Deus fez conhecer seu poder salvador e revelou sua justiça a todas as nações. Ele não se esqueceu de seu amor fiel e eterno para com Israel. A salvação, que antes era esperada, agora se manifesta abertamente: os confins do universo contemplaram o agir de Deus. O canto novo, entoado com harpas e trombetas, é símbolo da alegria de um povo que reconhece o Senhor como Rei e Salvador.

O que o Salmo nos diz?

Este Salmo nos leva a reconhecer que a salvação é para todos os povos. A missão confiada a Barnabé e a Saulo é o cumprimento do desígnio de Deus que se estende a todas as nações. Como discípulos missionários, somos chamados a proclamar essa boa nova com entusiasmo, usando nossa voz, nossas ações e a alegria do coração. A liturgia é o eco desta salvação que se espalha até os confins da terra.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor, nós vos louvamos por vossa justiça e vosso amor fiel. Que a nossa vida seja um cântico novo, expressão da alegria de crer e testemunhar vosso nome. Tornai-nos instrumentos do vosso louvor e proclamadores da vossa salvação entre as nações. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Mt 10,7-13)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7 "Em vosso caminho, anunciai: 'O Reino dos Céus está próximo'. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! 9 Não leveis ouro nem prata nem dinheiro nos vossos cintos; 10 nem sacola para o caminho, nem duas túnicas nem sandálias nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. 11 Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. 12 Ao entrardes numa casa, saudai-a. 13 Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Neste trecho do envio missionário, Jesus confia aos seus discípulos a proclamação da boa nova: “O Reino dos Céus está próximo.” Esse anúncio não vem isolado, mas é acompanhado de sinais concretos: curas, libertações, vida nova. E tudo deve ser feito com gratuidade: “De graça recebestes, de graça deveis dar.” Os missionários não devem se apegar a bens materiais, mas confiar na providência divina e levar a paz onde forem acolhidos.

O que o Evangelho nos diz?

Este Evangelho reflete com perfeição a missão vivida por São Barnabé. Homem cheio do Espírito Santo, ele partiu para anunciar o Reino com alegria, confiança e desprendimento. Junto de Paulo, formou comunidades, edificou a Igreja e levou paz a muitos corações. Este Evangelho é um chamado também para nós: a missão continua. Onde quer que estejamos, somos enviados a anunciar o Reino com simplicidade, generosidade e paz.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, que chamastes e enviastes Barnabé como vosso apóstolo, fazei de nós também mensageiros da paz, servidores da Palavra e testemunhas da vossa misericórdia. Que em nosso caminho possamos levar o Evangelho com coragem, desprendimento e amor. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: