quinta-feira, 19 de junho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 19/06/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
Solenidade de Corpus Christi - Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
11ª Semana do Tempo Comum | Quinta-Feira | 19/06/2025


Hoje a Igreja celebra com grande júbilo a Solenidade de Corpus Christi — o Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo — mistério central da nossa fé, no qual adoramos a presença real de Jesus na Eucaristia.

As leituras desta Liturgia nos conduzem à profundidade deste sacramento: em Gênesis, Melquisedec, figura sacerdotal e real, oferece pão e vinho em ação de graças ao Deus Altíssimo.

No Salmo, contemplamos o Messias, Sacerdote Eterno, segundo a ordem de Melquisedec, reinando glorioso.

São Paulo, em sua carta aos Coríntios, recorda a instituição da Eucaristia, memorial vivo da morte e ressurreição de Cristo; e no Evangelho, Jesus multiplica os pães e os peixes, prefigurando o alimento abundante que Ele nos oferece em cada Santa Missa.

Que nesta Solenidade, ao participarmos da Liturgia e das procissões eucarísticas, renovemos nosso amor e adoração a Jesus Sacramentado, fonte de vida e salvação.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (Gn 14,18-20)
Leitura do Livro do Gênesis


Naqueles dias, 18 Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e como sacerdote do Deus Altíssimo, 19 abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! 20 Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!" E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

Melquisedec, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, oferece pão e vinho e abençoa Abrão, reconhecendo a vitória que Deus lhe concedeu. Em sinal de gratidão e reconhecimento, Abrão entrega-lhe o dízimo de tudo o que possuía, numa aliança de fé e reverência ao Altíssimo.

O que a Palavra nos diz?

Este encontro prefigura o mistério da Eucaristia: o oferecimento do pão e do vinho como sinal da bênção e da presença de Deus entre nós. A atitude de Abrão nos convida a reconhecer que tudo vem de Deus e a devolver-lhe com gratidão os frutos recebidos, colocando nossa vida a serviço de sua obra.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Deus Altíssimo, recebe nossa oferta de gratidão e de fé. Reconhecemos que tudo o que somos e temos provém de Ti. Alimenta-nos com o pão e o vinho consagrados, que antecipam a eterna comunhão Contigo no mistério do Corpo e Sangue de Cristo. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 109(110),1.2.3.4 (R. 4bc)


- Tu és sacerdote eternamente segundo a ordem do rei Melquisedec!

- Palavra do Senhor ao meu Senhor: "Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!" 
- O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois Ele diz: "Domina com vigor teus inimigos; 
- tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor da santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!" 
- Jurou o Senhor e manterá sua palavra: "Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!"

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Salmo diz?

O Salmo canta a realeza e o sacerdócio eterno do Messias, a quem Deus estabelece à sua direita, concedendo-lhe autoridade sobre todos os inimigos. Ele é sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedec, reinando em santidade desde antes da aurora, com poder e esplendor divinos.

O que o Salmo nos diz?

Este salmo nos remete diretamente a Cristo, o Sumo Sacerdote eterno, que reina glorioso à direita do Pai. A Liturgia de Corpus Christi nos recorda que, em cada celebração eucarística, renovamos essa realidade: Cristo nos oferece o seu Corpo e Sangue, sendo Ele mesmo Sacerdote, Vítima e Altar, no mistério da salvação.

O que o Salmo nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, Sacerdote Eterno e Rei glorioso, recebe nossa adoração diante do Teu trono de graça. Que, unidos a Ti na Eucaristia, sejamos santificados e fortalecidos para viver o Teu amor e anunciar Teu Reino de paz e salvação. Amém.

LITURGIA - SEGUNDA LEITURA

Segunda Leitura (1Cor 11,23-26)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios


Irmãos: 23 O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24 e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória". 25 Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei-o em minha memória". 26 Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que a Palavra diz?

São Paulo recorda aos coríntios a tradição que ele próprio recebeu: a instituição da Eucaristia por Jesus na última ceia. Cristo oferece o pão como seu Corpo e o cálice como seu Sangue, estabelecendo a nova e definitiva aliança. Cada vez que celebramos este mistério, proclamamos a morte redentora do Senhor até a sua vinda gloriosa.

O que a Palavra nos diz?

A Eucaristia é o centro da vida cristã: memorial vivo da paixão, morte e ressurreição de Cristo. Ao participarmos do Corpo e Sangue do Senhor, somos inseridos na comunhão com Deus e com os irmãos, renovando nossa fé e nossa esperança na vinda gloriosa de Cristo. Somos chamados a celebrar com profundo amor e reverência este santo mistério.

O que a Palavra nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, nós Te bendizemos pelo dom da Eucaristia, sinal supremo do Teu amor e da Tua entrega. Fortalece nossa fé neste mistério de salvação e torna-nos dignos de participar da Tua mesa, proclamando com alegria a Tua morte e aguardando a Tua vinda gloriosa. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Lc 9,11b-17)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 11b Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12 A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto". 13 Mas Jesus disse: "Dai-lhes vós mesmos de comer". Eles responderam: "Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente". 14 Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: "Mandai o povo sentar-se em grupos de cinqüenta". 15 Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16 Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17 Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O que o Evangelho diz?

Jesus acolhe a multidão, cura seus enfermos e lhes anuncia o Reino de Deus. Diante da necessidade de alimento, desafia os discípulos a assumirem a responsabilidade: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Com cinco pães e dois peixes, Jesus abençoa e multiplica os alimentos, saciando cerca de cinco mil homens, e ainda sobra abundância.

O que o Evangelho nos diz?

O milagre da multiplicação dos pães é sinal claro da Eucaristia: Cristo nos dá o verdadeiro alimento que sacia a fome do coração humano. Ele nos ensina a partilhar, a confiar na providência e a sermos instrumentos de sua misericórdia diante das necessidades dos irmãos. No altar, Ele continua a multiplicar o pão da vida para todos.

O que o Evangelho nos faz dizer?

Oremos: Senhor Jesus, Tu és o Pão Vivo descido do céu. Alimenta-nos com o Teu Corpo e Sangue, fortalece nossa fé e torna-nos generosos em partilhar os dons recebidos. Que em cada Eucaristia renovemos nossa confiança na Tua providência. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: