quinta-feira, 5 de junho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 05/06/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Vermelho
7ª Semana da Páscoa | Quinta-feira | 05/06/2025
São Bonifácio, bispo e mártir - Memória


A Liturgia deste dia nos convida a mergulhar na confiança em Deus, na força da missão e no chamado à unidade e ao amor. Estamos muito próximos da Solenidade de Pentecostes, e a Palavra de Deus nos prepara, fortalecendo nossa fé, nossa esperança e nossa entrega.

Na Primeira Leitura, contemplamos mais um episódio da vida de São Paulo, que enfrenta com sabedoria, discernimento e coragem um julgamento injusto. Diante de uma assembléia dividida entre fariseus e saduceus, ele proclama sua esperança na ressurreição. Mesmo em meio às ameaças, o próprio Senhor aparece a ele, encorajando-o: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

O Salmo é uma oração belíssima de entrega, confiança e alegria na presença de Deus. O salmista reconhece que no Senhor está seu refúgio, sua herança, sua alegria e sua segurança. Deus não abandona seus filhos, mas os guia pelo caminho da vida e os conduz à verdadeira felicidade.

No Evangelho, somos tocados pelas palavras mais íntimas da oração sacerdotal de Jesus. Seu desejo profundo é que todos os seus discípulos sejam um, assim como Ele é um com o Pai. Essa unidade é o maior testemunho de amor e de fé que o mundo pode contemplar. Jesus intercede por nós, para que sejamos sinais vivos da comunhão divina no mundo.

Que esta Palavra fortaleça nossos corações, nos anime na missão e nos inspire a viver na unidade, na verdade e no amor, sendo testemunhas fiéis de Cristo no mundo.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (At 22,30.23,6-11)
Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias: 30 querendo saber com certeza por que Paulo estava sendo acusado pelos judeus, o tribuno soltou-o e mandou reunir os chefes dos sacerdotes e todo o conselho dos anciãos. Depois fez trazer Paulo e colocou-o diante deles. 23,6 Sabendo que uma parte dos presentes eram saduceus e a outra parte eram fariseus, Paulo exclamou no conselho dos anciãos: "Irmãos, eu sou fariseu e filho de fariseus. Estou sendo julgado por causa da nossa esperança na ressurreição dos mortos". 7 Apenas falou isso, armou-se um conflito entre fariseus e saduceus e a assembléia se dividiu. 8 Com efeito, os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito, enquanto os fariseus sustentam uma coisa e outra. 9 Houve, então, uma enorme gritaria. Alguns doutores da Lei, do partido dos fariseus, levantaram-se e começaram a protestar, dizendo: "Não encontramos nenhum mal neste homem. E se um espírito ou anjo tivesse falado com ele?" 10 E o conflito crescia cada vez mais. Receando que Paulo fosse despedaçado por eles, o comandante ordenou que os soldados descessem e o tirassem do meio deles, levando-o de novo para o quartel. 11 Na noite seguinte, o Senhor aproximou-se de Paulo e lhe disse: "Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Nesta passagem, vemos Paulo enfrentando mais uma situação de conflito e perseguição. Com sabedoria e discernimento, ele percebe que o conselho dos anciãos estava dividido entre fariseus e saduceus e, então, declara sua esperança na ressurreição dos mortos, provocando uma divisão que impede seu julgamento imediato. No auge da confusão, o Senhor se manifesta a ele com palavras de ânimo e missão: “Tem confiança. Assim como tu deste testemunho de mim em Jerusalém, é preciso que tu sejas também minha testemunha em Roma”.

A Palavra nos mostra que ser testemunha de Cristo exige coragem, discernimento e, sobretudo, confiança na presença do Senhor, que nunca abandona os seus. Assim como Paulo, somos chamados a testemunhar nossa fé, mesmo em meio às perseguições, incompreensões e dificuldades. E o Senhor nos garante que Ele está conosco, fortalecendo-nos e conduzindo nossos passos.

Senhor Jesus, fortalece nossa fé e dá-nos a coragem de sermos tuas testemunhas onde estivermos. Que, como Paulo, sejamos firmes na esperança da ressurreição e na certeza de que Tu estás sempre conosco. Sustenta-nos nas tribulações, renova nossa confiança e faz de nós instrumentos vivos do teu amor e da tua verdade. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 15(16),1-2a e 5.7-8.9-10.11 (R. 1)


- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!

- Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: "Somente vós sois meu Senhor". Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos! 
- Eu bendigo o Senhor, que me aconselha, e até de noite me adverte o coração. Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, pois se o tenho a meu lado não vacilo. 
- Eis por que meu coração está em festa, minha alma rejubila de alegria, e até meu corpo no repouso está tranqüilo; pois não haveis de me deixar entregue à morte, nem vosso amigo conhecer a corrupção. 
- Vós me ensinais vosso caminho para a vida; junto a vós, felicidade sem limites, delícia eterna e alegria ao vosso lado!

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O salmo de hoje é uma profunda oração de confiança, entrega e segurança em Deus. O salmista proclama: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio”, reconhecendo que é no Senhor que encontra proteção, herança, felicidade e segurança. Mesmo nas noites escuras da vida, o Senhor aconselha, sustenta e faz repousar em paz quem nele confia. É a certeza de que, junto de Deus, há vida, alegria plena e delícia eterna.

Esta Palavra nos ensina a viver na confiança total no Senhor. Mesmo diante dos desafios, das provações e das incertezas da vida, sabemos que não estamos sozinhos. Deus caminha conosco, guarda-nos, aconselha-nos e nos conduz pelo caminho da vida. Quem escolhe viver na presença de Deus experimenta a verdadeira alegria e segurança.

Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Que minha vida esteja sempre em tuas mãos e meu coração se mantenha firme na tua presença. Ensina-me o caminho da vida e concede-me a graça de viver na tua alegria, na tua paz e no teu amor. Que jamais eu me aparte de ti. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 17,20-26)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 20 “Pai santo, eu não te rogo somente por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim pela sua palavra; 21 para que todos sejam um como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, e para que eles estejam em nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste. 22 Eu dei-lhes a glória que tu me deste, para que eles sejam um, como nós somos um: 23 eu neles e tu em mim, para que assim eles cheguem à unidade perfeita e o mundo reconheça que tu me enviaste e os amaste, como me amaste a mim. 24 Pai, aqueles que me deste, quero que estejam comigo onde eu estiver, para que eles contemplem a minha glória, glória que tu me deste porque me amaste antes da fundação do universo. 25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheci, e estes também conheceram que tu me enviaste. 26 Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e o tornarei conhecido ainda mais, para que o amor com que me amaste esteja neles, e eu mesmo esteja neles”.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Neste trecho belíssimo da oração sacerdotal, Jesus estende sua prece não apenas aos discípulos que estavam com Ele, mas também a todos aqueles que, ao longo dos tempos, crerão nele pela Palavra. Jesus revela seu imenso desejo de unidade: “Para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti”. Esta unidade é o maior testemunho para que o mundo creia. Cristo deseja que todos participem da sua glória, vivam no amor do Pai e sejam morada da sua presença.

Esta Palavra nos convida profundamente a viver na unidade, na comunhão e no amor. O mundo só pode crer verdadeiramente em Cristo quando vê uma comunidade unida no amor, na verdade e na missão. Somos chamados a ser reflexo da comunhão que existe entre o Pai e o Filho, vivendo a fé, a fraternidade e o amor como testemunho de que Deus está presente entre nós.

Pai Santo, une-nos no teu amor, fortalece nossa fé e faz de nós testemunhas vivas da comunhão que existe em ti. Que nossa vida, nossa comunidade e nossa Igreja sejam sinais de unidade, de amor e de paz para que o mundo creia e te glorifique. Permanece em nós, Senhor, como nós queremos permanecer em ti. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: