sexta-feira, 6 de junho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 06/06/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
7ª Semana da Páscoa | Sexta-feira | 06/06/2025


A Liturgia deste dia nos conduz a uma profunda reflexão sobre a fidelidade, a missão e o amor. A reta final do Tempo Pascal nos prepara com intensidade para a Solenidade de Pentecostes, convidando-nos a viver com maturidade espiritual, amor ao próximo e entrega total ao chamado de Deus.

Na Primeira Leitura, vemos o apóstolo Paulo diante do rei Agripa e de Festo, mais uma vez tendo que se defender das acusações injustas. É notável como Paulo permanece firme, sereno e seguro, mesmo quando incompreendido. Ele testemunha, diante de autoridades pagãs, sua fé inabalável em Jesus, aquele que foi crucificado, mas que está vivo. Sua defesa não é apenas jurídica, mas um verdadeiro anúncio da fé no Ressuscitado.

O Salmo é um hino de louvor e gratidão ao Deus que reina soberano sobre toda a criação. O Senhor é amor, misericórdia e justiça. Seu trono está nos céus, mas sua bondade se estende até a terra, alcançando cada filho e filha que nele confia. É uma exortação para que toda a criação bendiga e louve ao Senhor.

No Evangelho, somos profundamente tocados pelo diálogo de amor entre Jesus e Pedro. A tríplice pergunta: “Tu me amas?”, não apenas restaura Pedro de sua tríplice negação, mas também o envia definitivamente para a missão de cuidar do rebanho. A missão nasce do amor e só se sustenta nele. Ao final, Jesus reforça o chamado que ecoa também para nós: “Segue-me”.

Que esta Liturgia nos leve a renovar nossa entrega, nosso amor a Cristo e nossa disposição em segui-lo, cuidando dos irmãos, vivendo na fidelidade e deixando-nos conduzir pela graça do Espírito Santo.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (At 25,13b-21)
Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, 13b o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram cumprimentar Festo. 14 Como ficassem alguns dias aí, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: "Está aqui um homem que Félix deixou como prisioneiro. 15 Quando eu estive em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram acusações contra ele e pediram-me que o condenasse. 16 Mas eu lhes respondi que os romanos não costumam entregar um homem antes que o acusado tenha sido confrontado com os acusadores e possa defender-se da acusação. 17 Eles vieram para cá e, no dia seguinte, sem demora, sentei-me no tribunal e mandei trazer o homem. 18 Seus acusadores compareceram diante dele, mas não trouxeram nenhuma acusação de crimes de que eu pudesse suspeitar. 19 Tinham somente certas questões sobre a sua própria religião e a respeito de um certo Jesus que já morreu, mas que Paulo afirma estar vivo. 20 Eu não sabia o que fazer para averiguar o assunto. Perguntei então a Paulo se ele preferia ir a Jerusalém, para ser julgado lá. 21 Mas Paulo fez uma apelação para que a sua causa fosse reservada ao juízo do Augusto Imperador. Então ordenei que ficasse preso até que eu pudesse enviá-lo a César".
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Neste trecho, vemos Paulo sendo julgado não por crimes civis ou políticos, mas por questões ligadas à fé, principalmente sobre Jesus, a quem Paulo afirma com convicção estar vivo, apesar de ter sido crucificado. Festo, ao relatar o caso ao rei Agripa, mostra não compreender bem a dimensão espiritual do que está em jogo. Diante da perseguição e da injustiça, Paulo se mantém firme na fé e, com sabedoria, apela ao tribunal de César, confiando que sua missão ainda não terminou e que ele deve continuar testemunhando o nome de Jesus até Roma.

Esta Palavra nos ensina que, muitas vezes, nossa fé será incompreendida por aqueles que não conhecem ou não aceitam a verdade do Evangelho. Como Paulo, somos chamados a permanecer firmes, convictos e fiéis, mesmo quando formos julgados ou questionados. A ressurreição de Jesus é o centro da nossa fé e o motivo da nossa esperança. É essa verdade que sustenta e dá sentido à nossa vida.

Senhor Jesus, fortalece nossa fé e dá-nos a coragem de testemunhar, com palavras e ações, que Tu estás vivo. Que, mesmo diante das incompreensões, perseguições e dificuldades, possamos permanecer fiéis, confiantes na tua presença e certos de que o teu amor nos sustenta e nos conduz. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 102(103),1-2.11-12.19-20ab (R. 19a)


- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus.

- Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e todo o meu ser, seu santo nome! Bendize, ó minha alma, ao Senhor, não te esqueças de nenhum de seus favores! 
- Quanto os céus por sobre a terra se elevam, tanto é grande o seu amor aos que o temem; quanto dista o nascente do poente, tanto afasta para longe nossos crimes. 
- O Senhor pôs o seu trono lá nos céus, e abrange o mundo inteiro seu reinado. Bendizei ao Senhor Deus, seus anjos todos, valorosos que cumpris as suas ordens.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O salmo de hoje é um hino de gratidão e exaltação à misericórdia, ao amor e à soberania de Deus. O salmista convida sua própria alma a bendizer ao Senhor, a não se esquecer de nenhum de seus favores e a reconhecer que Deus é aquele que perdoa, salva e reina sobre toda a criação. “O Senhor pôs o seu trono lá nos céus”, e dele emana amor imenso para aqueles que o temem. Seu reinado é eterno e seu amor, infinito, como a distância do oriente ao ocidente.

Esta Palavra nos convida a viver em constante louvor e gratidão, reconhecendo os favores do Senhor em nossa vida. Deus não se cansa de amar, de perdoar e de cuidar dos seus filhos. E, como os anjos que o louvam no céu, também nós somos chamados a bendizer e glorificar seu nome na terra, sendo testemunhas da sua misericórdia e bondade.

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Que jamais nos esqueçamos de teus favores, Senhor, e que, como teus anjos, possamos sempre te louvar e te glorificar. Reina sobre nossa vida, sobre nossas famílias e sobre o mundo inteiro. Que tua misericórdia e teu amor nos envolvam hoje e sempre. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 21,15-19)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Jesus manifestou-se aos seus discípulos 15 e, depois de comerem, perguntou a Simão Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas mais do que estes?" Pedro respondeu: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse: "Apascenta os meus cordeiros". 16 E disse de novo a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro disse: "Sim, Senhor, tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas". 17 Pela terceira vez, perguntou a Pedro: "Simão, filho de João, tu me amas?" Pedro ficou triste, porque Jesus perguntou três vezes se ele o amava. Respondeu: "Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo". Jesus disse-lhe: "Apascenta as minhas ovelhas. 18 Em verdade, em verdade te digo: quando eras jovem, tu te cingias e ias para onde querias. Quando fores velho, estenderás as mãos e outro te cingirá e te levará para onde não queres ir". 19 Jesus disse isso, significando com que morte Pedro iria glorificar a Deus. E acrescentou: "Segue-me".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Este Evangelho nos traz um dos diálogos mais belos e profundos entre Jesus e Pedro. Após a refeição, Jesus pergunta por três vezes a Pedro: “Tu me amas?”, uma pergunta que não é uma simples cobrança, mas um convite à reflexão, à conversão e à missão. A cada resposta afirmativa de Pedro, Jesus lhe confia uma missão: “Apascenta os meus cordeiros... Apascenta as minhas ovelhas”. Jesus está restaurando Pedro da sua tríplice negação, e, ao mesmo tempo, confiando a ele a liderança do rebanho, a missão de cuidar, de amar e de conduzir a Igreja.

Esta Palavra toca profundamente nosso coração, pois nos lembra que o seguimento de Jesus nasce do amor. Não se trata apenas de obedecer, mas de amar profundamente. E esse amor se concretiza no serviço, no cuidado com os irmãos, na responsabilidade de conduzir, consolar, proteger e orientar o rebanho do Senhor. E, como Pedro, somos chamados também a escutar o convite de Jesus: “Segue-me”.

Senhor Jesus, tu sabes tudo, tu sabes que te amamos. Dá-nos um coração disponível, amoroso e fiel, para cuidar dos irmãos, servir com alegria e viver na tua presença. Que possamos responder todos os dias ao teu chamado de amor, seguindo-te com fidelidade, coragem e generosidade. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: