quarta-feira, 4 de junho de 2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA - 04/06/2025

LEITURA ORANTE DA LITURGIA DIÁRIA

Cor Litúrgica: Branco
7ª Semana da Páscoa | Quarta-feira | 04/06/2025


A Liturgia da Palavra deste dia nos convida a refletir sobre o cuidado, a unidade e a missão no seguimento de Jesus. Estamos na reta final do Tempo Pascal, e o Senhor, com sua Palavra, nos prepara para acolher plenamente o dom do Espírito Santo em Pentecostes, fortalecendo nossa fé e nosso compromisso como discípulos missionários.

Na Primeira Leitura, contemplamos o momento emocionante da despedida de São Paulo dos anciãos da Igreja de Éfeso. Com palavras profundas e cheias de amor, ele os exorta a cuidarem de si mesmos e de todo o rebanho, alertando sobre os perigos que viriam, tanto de fora quanto de dentro da própria comunidade. Sua vida é exemplo de doação total, trabalho, fidelidade e amor ao Evangelho.

O Salmo é um hino de louvor e exaltação ao Deus que reina com majestade e poder. Ele é o Senhor que conduz a história, que fortalece seu povo e que merece ser glorificado por todos os reinos da terra. Sua presença enche o templo de glória e seu poder sustenta os que nele confiam.

No Evangelho, mergulhamos novamente na oração sacerdotal de Jesus. De forma comovente, Ele pede ao Pai que proteja, una e consagre seus discípulos na verdade, pois, embora estejam no mundo, não são do mundo. Sua oração expressa cuidado, amor e envio, revelando que nossa missão é viver na verdade, sendo testemunhas do amor e da luz de Deus.

Que esta Palavra nos fortaleça, nos renove e nos impulsione a viver como Igreja viva, cuidando uns dos outros, caminhando na verdade e na unidade, e sendo, em cada gesto e palavra, sinais do Reino de Deus no mundo.

LITURGIA - PRIMEIRA LEITURA

Primeira Leitura (At 20,28-38)
Leitura dos Atos dos Apóstolos


Naqueles dias, Paulo disse aos anciãos da Igreja de Éfeso: 28 "Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, sobre o qual o Espírito Santo vos colocou como guardas, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o sangue do seu próprio Filho. 29 Eu sei, depois que eu for embora, aparecerão entre vós lobos ferozes, que não pouparão o rebanho. 30 Além disso, do vosso próprio meio aparecerão homens com doutrinas perversas que arrastarão discípulos atrás de si. 31 Por isso, estai sempre atentos: lembrai-vos que durante três anos, dia e noite, com lágrimas, não parei de exortar a cada um em particular. 32 Agora entrego-vos a Deus e à mensagem de sua graça, que tem poder para edificar e dar a herança a todos os que foram santificados. 33 Não cobicei prata, ouro ou vestes de ninguém. 34 Vós bem sabeis que estas minhas mãos providenciaram o que era necessário para mim e para os que estavam comigo. 35 Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: 'Há mais alegria em dar do que em receber'". 36 Tendo dito isto, Paulo ajoelhou-se e rezou com todos eles. 37 Todos, depois, prorromperam em grande pranto, e, lançando-se ao pescoço de Paulo, o beijavam, 38 aflitos, sobretudo por lhes haver ele dito que não tornariam a ver-lhe o rosto. E o acompanharam até o navio.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Neste trecho profundamente comovente, São Paulo continua seu discurso de despedida aos anciãos da Igreja de Éfeso, deixando recomendações preciosas. Ele os exorta a cuidarem de si mesmos e do rebanho, pois foram escolhidos pelo Espírito Santo como pastores da Igreja, que Cristo adquiriu com seu próprio sangue. Com amor e zelo, alerta sobre os perigos que surgirão: “lobos ferozes” e “doutrinas perversas”, que ameaçarão o rebanho. Paulo se despede lembrando que “há mais alegria em dar do que em receber”, e, em oração, entrega-os a Deus e à Palavra da graça.

Esta Palavra é um convite urgente à vigilância, ao cuidado mútuo e à responsabilidade na missão que Deus nos confia, seja como pastores, seja como cristãos no meio do mundo. O amor pastoral, que se expressa no cuidado, na oração, na entrega e na doação, deve ser o modelo de nossa vida cristã. Cuidar de si, da própria fé, e dos irmãos é um gesto de amor que edifica a Igreja e testemunha o Reino.

Senhor Deus, dá-nos um coração vigilante, generoso e fiel, capaz de cuidar do próximo e da missão que nos confiaste. Que sejamos instrumentos da tua graça, vivendo no amor, na verdade e na doação, certos de que “há mais alegria em dar do que em receber”. Fortalece-nos, Senhor, com teu Espírito Santo, para que sejamos fiéis na construção do teu Reino. Amém.

LITURGIA - SALMO DO DIA

Salmo Responsório Sl 67(68),29-30.33-34.35-36 (R. 33a)


- Reinos da terra cantai ao Senhor.

- Suscitai, ó Senhor Deus, suscitai vosso poder, confirmai este poder que por nós manifestastes, a partir de vosso templo, que está em Jerusalém, para vós venham os reis e vos ofertem seus presentes! 
- Reinos da terra, celebrai o nosso Deus, cantai-lhe salmos! Ele viaja no seu carro sobre os céus dos céus eternos. Eis que eleva e faz ouvir a sua voz, voz poderosa. 
- "Dai glória a Deus e exaltai o seu poder por sobre as nuvens. Sobre Israel, eis sua glória e sua grande majestade! Em seu templo ele é admirável e a seu povo dá poder. Bendito seja o Senhor Deus, agora e sempre. Amém, amém!"

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

O salmo de hoje é um convite universal à exaltação do Senhor. Deus é aquele que manifesta seu poder desde seu templo santo, e os reis e povos da terra são chamados a reconhecer sua grandeza. Ele é o Deus que atravessa os céus, que faz ouvir sua voz poderosa e que derrama sobre seu povo a força, a proteção e a bênção. No seu templo, Ele é admirável, fonte de poder e de glória para aqueles que nele confiam.

Esta Palavra nos lembra que Deus não é apenas o Criador do universo, mas o Senhor da história, que age em favor do seu povo. É Ele quem sustenta, fortalece e conduz. Somos chamados a render-lhe louvor, a proclamar sua glória e a viver na alegria de pertencer ao Deus que reina sobre céus e terra.

Bendito sejas, Senhor Deus, Rei do universo! Recebe nosso louvor, nossa adoração e nossa gratidão. Dá-nos força, coragem e esperança, para que, sustentados pelo teu poder, possamos viver na tua presença, proclamando tua glória e testemunhando teu amor em toda parte. Amém.

LITURGIA - EVANGELHO

Evangelho (Jo 17,11b-19)


Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, Jesus ergueu os olhos ao céu e rezou, dizendo: 11b "Pai santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um assim como nós somos um. 12 Quando eu estava com eles, guardava-os em teu nome, o nome que me deste. Eu guardei-os e nenhum deles se perdeu, a não ser o filho da perdição, para se cumprir a Escritura. 13 Agora, eu vou para junto de ti, e digo estas coisas, estando ainda no mundo, para que eles tenham em si a minha alegria plenamente realizada. 14 Eu lhes dei a tua palavra, mas o mundo os rejeitou, porque não são do mundo, como eu não sou do mundo. 15 Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno. 16 Eles não são do mundo, como eu não sou do mundo. 17 Consagra-os na verdade; a tua palavra é verdade. 18 Como tu me enviaste ao mundo, assim também eu os enviei ao mundo. 19 Eu me consagro por eles, a fim de que eles também sejam consagrados na verdade".
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

LEITURA ORANTE - LECTIO DIVINA

Este Evangelho nos insere no coração da oração sacerdotal de Jesus, uma das passagens mais sublimes e profundas de toda a Escritura. De olhos erguidos ao céu, Jesus suplica ao Pai que guarde seus discípulos, que os proteja do maligno e que os consagre na verdade. Sua oração revela amor, cuidado e a profunda unidade que deseja entre seus seguidores: “Para que eles sejam um, assim como nós somos um”. Ele não pede que sejam retirados do mundo, mas que estejam protegidos do mal, fortalecidos na missão e consagrados na verdade, que é a própria Palavra de Deus.

Esta Palavra nos convida a refletir sobre nosso chamado a viver no mundo, sem ser do mundo. Somos enviados, como Jesus, para levar a luz, o amor e a verdade. E, como Ele, somos chamados a viver na comunhão, na unidade e na fidelidade à Palavra que nos santifica e nos fortalece no caminho da missão.

Senhor Jesus, consagra-nos na tua verdade, guarda-nos do mal e fortalece-nos na tua presença. Que possamos viver no mundo como testemunhas do teu amor, da tua luz e da tua paz. Une-nos, Senhor, no teu amor, e faz de nós instrumentos da tua verdade e da tua graça. Amém.

Que Deus te abençoe, hoje e sempre!

------------------------------------------
Uma produção do SISTEMA SALVE RAINHA DE EVANGELIZAÇÃO:
- Instagram: @salvemaerainha - https://www.instagram.com/salvemaerainha/
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/
- Canal Salve Mãe Rainha no WhatsApp:

#leituraorante #LiturgiaDiária #salvemãerainha #salverainha #reflexaodaPalavra #pazinterior #EvangelhoDoDia #PalavraDeDeus #FéCristã #SeguimentoDeCristo #ReflexãoBíblica #LeituraDaBíblia #BíbliaSagrada #Salvação #JesusCristo #OraçãoEReflexão #FidelidadeDeDeus #Cristianismo #CuraEspiritual #LiturgiaDoDia #MilagresDeJesus #VozDeDeus #ConfiançaEmCristo #ConversãoDiária #OraçãoPelaFé #LectioDivina #EvangelhodeJesusCristo #JesusoSenhor

leitura orante,Liturgia Diária,salve mãe rainha,salve rainha,reflexao da Palavra,paz interior,Evangelho Do Dia,Palavra De Deus,Fé Cristã,Seguimento De Cristo,Reflexão Bíblica,Leitura Da Bíblia,Bíblia Sagrada,Salvação,Jesus Cristo,Oração E Reflexão,Fidelidade De Deus,Cristianismo,Cura Espiritual,Liturgia Do Dia,Milagres De Jesus,Voz De Deus,Confiança Em Cristo,Conversão Diária,Oração Pela Fé,Lectio Divina,Evangelho de Jesus Cristo,Jesus o Senhor,

Nenhum comentário: