terça-feira, 31 de março de 2020

TERÇA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 31.03.2020

QUARESMA 2020

TERÇA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 31.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender como colocar-se alegremente à serviço dos irmãos.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 31/03 – Terça-Feira da 5ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

"Cristo, Rei e Senhor do universo, se fez servidor de todos, não veio "para ser servido, mas para servir e para da sua vida em resgate por muitos" (Mt 20,28).

Para o cristão, "reinar é servir", particularmente "nos pobres e nos sofredores, nos quais a Igreja reconhece a imagem de seu Fundador pobre e sofredor".

O povo de Deus realiza sua "dignidade régia" vivendo em conformidade com esta vocação de servir com Cristo." (Catecismo da Igreja Católica, §786)

No Evangelho, São Lucas nos conta que Maria Santíssima após a Anunciação do Anjo, ao saber que sua prima Isabel concebera na velhice e estava já no sexto mês de gestação, pôs-se a caminho para servi-la, quando ela mesma estava também grávida e seria mãe do Filho de Deus.

Não levou em conta o fato de estar literalmente com o Rei na barriga, mas decidiu viajar por muitos quilômetros, provavelmente no lombo de um burrinho, para ajudar sua prima nas tarefas do seu lar. Esse é um exemplo de como Nossa Senhora se colocou humildemente ao serviço dos demais.

"Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1, 38)

"Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa." (Lc 1, 56)

Maria Santíssima, Mãe de Deus e minha, ajuda-me a seguir o teu exemplo de amor e serviço, antecipando-me às necessidades daqueles que me cercam, hoje e em todos os dias de minha vida. Amém!

É preciso procurar o que é essencial na vida e não perder de vista a dedicação da nossa própria vida em favor do Reino de Deus.

A grandeza do discípulo está em sua capacidade de colocar-se à serviço do próximo. Jesus nos leva a refletir sobre a reação que temos diante do serviço, sobretudo quando temos que nos colocar a serviço em posições que consideramos inferiores. Nestes casos, você serve com alegria, não desejando fazê-lo?

Analise como você reage diante de tarefas consideradas menores, que não gosta muito de realizar, e entenderá o que Jesus propõe. Quem se coloca humildemente a serviço dos irmãos não escolhe o melhor serviço, nem o melhor lugar, serve apenas porque ama servir e conhece a verdadeira alegria que vem com essa atitude.

“A misericórdia não é uma obrigação. Desce do céu como o refrigério da chuva sobre a terra. É uma dupla bênção: abençoa quem a dá e quem a recebe”

Para encerrar nossa reflexão, vamos analisar um pouco sobre como Jesus se coloca humildemente a serviço dos outros:

Deus ama a sua criatura, o homem; ama-o também na sua queda e não o abandona a si mesmo. Ele ama até ao fim. Vai até ao fim com o seu amor, até ao extremo: desce da sua glória divina. Depõe as vestes da sua glória divina e reveste-se com as do servo.

Desce até à extrema baixeza da nossa queda. Ajoelha-se diante de nós e presta-nos o serviço do servo; lava os nossos pés sujos, para que possamos ser admitidos à mesa de Deus, para que nos tornemos dignos de nos sentarmos à sua mesa o que, por nós mesmos, nunca podemos nem devemos fazer.

Deus não é um Deus distante, demasiado distante e grande para se ocupar das nossas insignificâncias. Deus desce e torna-se escravo, lava-nos os pés para que possamos estar na sua mesa. Exprime-se nisto todo o mistério de Jesus Cristo.

Nisto se torna visível o que significa redenção. O banho no qual nos lava é o seu amor pronto para enfrentar a morte. Só o amor tem aquela força purificadora que nos tira a nossa impureza e nos eleva às alturas de Deus.

Ele é continuamente este amor que nos lava; nos sacramentos da purificação o batismo e o sacramento da penitência Ele está continuamente ajoelhado diante dos nossos pés e presta-nos o serviço do servo, o serviço da purificação, torna-nos capazes de Deus. O seu amor é inexaurível, vai verdadeiramente até ao fim.

Ação: Vou me colocar humildemente ao serviço dos demais

Seguindo o exemplo de Jesus, coloque-se a serviço dos demais. Pode ser em sua própria casa fazendo serviços domésticos ou ajudando alguém a realizar uma tarefa difícil.

Não perca nenhuma oportunidade de servir ao próximo. Faça como Jesus: Seja Humilde!

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

...

segunda-feira, 30 de março de 2020

SEGUNDA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 30.03.2020

QUARESMA 2020

SEGUNDA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 30.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos Refletir sobre nossa maior fraqueza e fazer algo concreto para corrigir.



Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 30/03 – Segunda-Feira da 5ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Ao olharmos as passagens do evangelho que falam de Judas e Pedro, busquemos reconhecer nossas fraquezas e entregá-las a Deus. Reconhecer que nós, muitas vezes, também negamos o Senhor.

”Respondeu Jesus a Pedro: ‘Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes”’ (João 13-38).

Na terça-feira da Semana Santa, iremos acompanhar o drama da fraqueza humana: dois discípulos de Jesus que conviveram, dormiram sob o mesmo teto, andaram, comeram com Ele, escutaram Suas palavras, Suas pregações e Seus testemunhos de vida de uma forma muito próxima: Pedro era o primeiro dos apóstolos; Judas Iscariotes era o tesoureiro do grupo, cada um deles, movido por motivações diferentes, traiu o Mestre, o Senhor da vida.

Ainda que o fim de cada um tenha sido distinto, um encontrou a misericórdia, porque se abriu para o perdão de Deus e, o outro, Judas, tenha se desesperado e perdido a salvação, ambos, para nós, representam aquilo que é a nossa fraqueza humana. Nós também conhecemos Jesus, nós andamos com Ele, comemos com Ele, comungamos do Seu Corpo e do Seu Sangue na Eucaristia.

Judas e Pedro estavam na Última Ceia com Cristo, eles receberam a herança definitiva de Deus, de Jesus no meio de nós: o Corpo e o Sangue do Senhor. E mesmo assim foram tomados pela frieza e pela indiferença; não que, naquele momento, Pedro não estivesse inteiro, mas é que a fraqueza humana, na hora em que o Mestre mais precisou dele, falou mais alto.

Todos nós somos fracos e olhamos para Judas e para Pedro e queremos reconhecer nossas fraquezas, nossos limites; reconhecer que nós, muitas vezes, também negamos o Senhor.

Sabem, meus irmãos, o nosso destino só não pode ser o mesmo de Judas, aquele que traiu o Senhor, traiu a si mesmo e perdeu a sua própria vida. Nós precisamos, a cada dia, purificar as nossas fraquezas e entregá-las a Deus, reconhecer que somos fracos, que somos frágeis, que a nossa natureza humana é muito vulnerável e clamar ao Senhor que tenha misericórdia e compaixão de nós; e que nos ajude a sermos firmes no caminho e no seguimento de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Judas não se arrependeu de seus pecados, ainda que tenha chorado amargamente pelos seus erros, ele não soube se arrepender. Pedro chorou até o último dia de sua vida, foi perdoado pelo Senhor e conheceu a sua misericórdia.

Nós, queremos pedir a Deus que nos ajude a reconhecer nossas fraquezas, para que possamos banhá-las no tesouro infinito, no oceano infinito da Sua misericórdia, para que sejamos novamente reconciliados com Deus.

Uma boa confissão, o reconhecimento de nossas faltas e a humilhação diante do Crucificado são o melhor meio de nos purificarmos de nossas faltas e não nos desesperarmos por causa de nossas fraquezas!


Ação: Refletirei sobre a minha maior fraqueza e farei algo concreto para ajudar a superá-la

À luz da Palavra de Deus, através do Santo Evangelho, vamos refletir hoje sobre qual é a nossa maior fraqueza e fazer algo concreto para superá-la.

Não se deixe levar pela autocompaixão: seja sincero e claro em seus sentimentos. Seja firme e tome a decisão de se fortalecer cada dia mais com uma boa confissão e a Eucaristia.

Apoie-se em Jesus nesta hora e se fortaleça em seu amor. Para reflexão veja esses 14 Versículos da Bíblia sobre Fraqueza:
1.    Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte. 2 Coríntios 12:10
2.    A minha carne e o meu coração desfalecem, mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre. Salmos 73:26
3.    E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9
4.    Dá vigor ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Isaías 40:29
5.    Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Mateus 11:28
6.   Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7
7.  E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Romanos 8:26
8.    Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Filipenses 4:13
9.    Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2 Timóteo 1:7
10. Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26:41
11. O coração alegre serve de bom remédio, mas o espírito abatido virá a secar os ossos. Provérbios 17:22
12. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Hebreus 4:15
13. Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham em desolação. Provérbios 31:8
14. Defendei o pobre e o órfão; fazei justiça ao aflito e necessitado. Salmos 82:3

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

domingo, 29 de março de 2020

QUINTO DOMINGO DA QUARESMA DA QUARESMA - 29.03.2020

QUARESMA 2020

QUINTO DOMINGO DA QUARESMA DA QUARESMA - 29.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender mais sobre a Santa Missa.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 29/03 – 5º Domingo da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

O verdadeiro sentido do sacrifício da Santa Missa:

A missa não é apenas sacrifício, mas também banquete, festa, uma celebração que é memorial, refeição alegre, festiva e atual da Páscoa de Jesus Cristo.

A constituição Sacrosanctum Concilium afirma que Jesus instituiu o sacrifício da Santa Missa, a fim de perpetuar nos séculos, até a sua volta, o sacrifício da cruz.

Por isso, o “sacrifício dos cristãos não pretende completar o sacrifício da cruz, porém, torná-lo presente, atualizá-lo, desenvolver no hic et nunc a sua dimensão interna”.

Entenda-se bem aqui o termo sacrifício, não como oferta penitencial meramente humana para merecer a misericórdia de Deus, mas como sacrifício verdadeiramente propiciatório de Cristo que se imola, da mesma forma como se ofereceu na cruz, uma vez por todas, que agora é oferecido e atualizado pelo ministério do sacerdote que preside o mistério.

A palavra sacrifício, referendada à Santa Missa, portanto, precisa ser bem entendida. Na religião pagã, a palavra é traduzida por “sacrum facere”, ou seja, fazer o sagrado. A missa, sabemos não é apenas sacrifício, mas também banquete, festa, uma celebração que é memorial, refeição alegre, festiva e atual da Páscoa de Jesus Cristo.

Assim, a Eucaristia seria muito mais um “sacrificium laudis”, um louvor e uma rica Ação de Graças (do grego, eukaristós) pela vitória de Cristo sobre a morte – e também nossas mortes. O sacrifício da cruz tem razão de ser em vista da Ressurreição, da festiva passagem (Pessach) da morte para a vida. 

O caráter sacrifical da missa, demasiadamente penitencial, foi acentuado por uma época na Igreja. Aqui usamos o termo “sacrifício”, usado também pelo Papa João XXIII, não em sentido absoluto, mas como um dos aspectos do Mistério de Cristo, em sua oferta na cruz como sacrifício único e total. São Cipriano afirma: “e uma vez que, em todos os sacrifícios, nós fazemos a memória da paixão de Cristo – é de fato a paixão de Cristo que nós oferecemos – nós não podemos fazer diferente do que Ele fez” (Carta, 63,17).

Por isso, a Eucaristia não é um sacrifício do fiel a Deus, mas de Deus ao fiel. Precisamos tirar a ideia pagã do sacrifício que seria oferecido para aplacar a ira de Deus, como os antigos holocaustos e sacrifícios pagãos. Como aponta a Constituição Dogmática Lumen Gentium: “todas as vezes que se celebra no altar o sacrifício da cruz, pela qual Cristo, nossa páscoa, foi imolado, atualiza-se a obra da redenção”

Para entender melhor o que é a Santa Missa, visite o site:

Ação: Participarei da Santa Missa com a minha família

Participe da Santa Missa neste domingo com devoção. Leve sua família e amigos com você.

Neste domingo, dedique esta missa a agradecer todas as bênçãos que você recebe diariamente de Deus, sua vida, seu trabalho, suas alegrias e até mesmo às dificuldades, sua saúde e a saúde de seus familiares e amigos.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


sábado, 28 de março de 2020

SÁBADO DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 28.03.2020

QUARESMA 2020

SÁBADO DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 28.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender mais sobre a devoção dos cinco primeiros sábados.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 28/03 – Sábado da 4ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

O que é a devoção dos “5 Primeiros Sábados”, pedida por Nossa Senhora de Fátima

As condições para, na hora da morte, recebermos a assistência de Maria e todas as graças necessárias para a nossa salvação

Em 10 de dezembro de 1925, Nossa Senhora voltou a aparecer à Irmã Lúcia, em Pontevedra. Na ocasião, a vidente tinha 18 anos e, com o nome de Maria das Dores, era postulante da Congregação de Santa Doroteia.

A própria Irmã Lúcia descreve esta aparição:

“Em 10 de dezembro de 1925, a Santíssima Virgem apareceu, tendo junto a Ela, levado por uma nuvem luminosa, o Menino Jesus. A Santíssima Virgem pôs a mão no Seu ombro e mostrou, ao mesmo tempo, um Coração rodeado de espinhos que Ela segurava na outra mão. Nesse mesmo momento, o Menino disse:

‘Tem compaixão do Coração da tua Santíssima Mãe, coberto de espinhos com que homens ingratos O trespassam a todo o momento, sem que haja alguém que faça um ato de reparação para os tirar’.

Então a Santíssima Virgem disse:

‘Olha, minha filha, o meu Coração, rodeado de espinhos com que homens ingratos O trespassam a todo o momento pelas suas blasfêmias e ingratidões. Ao menos tu, faz por me consolar e anunciar em meu nome que prometo assistir na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação, a todos aqueles que, no primeiro sábado de cinco meses seguidos, recebam o sacramento da confissão, recebam a Sagrada Comunhão, rezem cinco dezenas do rosário e me façam companhia durante quinze minutos, enquanto meditam nos quinze mistérios do rosário, com a intenção de fazerem reparação ao meu Imaculado Coração’“.

Em resumo

O privilégio dos 5 primeiros sábados requer as seguintes condições:

1.    Confessar-se. Pode ser uma semana antes ou depois de cada primeiro sábado, contanto que se esteja em estado de graça (sem pecados mortais) no momento da comunhão reparadora;
2.    Comungar na Missa de cada primeiro sábado.
3.    Rezar o terço em cada primeiro sábado.
4.    Meditar durante 15 minutos sobre os 15 mistérios do rosário em cada primeiro sábado.
5.    Ter a intenção de desagravar o Imaculado Coração de Maria, ao realizar cada uma destas quatro práticas.

A graça prometida para quem vive a devoção dos 5 primeiros sábados é esta:

A Santíssima Virgem promete a sua assistência na hora da morte, com todas as graças necessárias para a salvação.

Veja o vídeo do Padre Paulo Ricardo explicando esta devoção:

Ação: Continuarei a devoção dos 5 primeiros sábados (comunhão, confissão, rezar e meditar os mistérios do rosário

Assista novamente o vídeo, leia o texto no Blog Salve Rainha, visite o site indicado e se mantenha firme nesta devoção.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização



sexta-feira, 27 de março de 2020

SEXTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 27.03.2020

QUARESMA 2020

SEXTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 27.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender mais sobre a Via Sacra


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 27/03 – Sexta-Feira da 4ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.

Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. A Via Sacra é uma maneira que os fiéis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.

A Via Sacra é um exercício de piedade praticado pelos fiéis. Por isso mesmo, sua prática é muito recomendada pelos Sumos Pontífices como tentativa de provocar uma reflexão valorosa sobre a Paixão de Cristo e demonstrar o poder da Igreja Católica no tocante às questões espirituais.

O processo inclui as seguintes cenas: Jesus condenado à morte, Jesus carregando a cruz, Jesus caindo pela primeira vez, Jesus encontrando sua mãe, Simão Cirineu ajudando Jesus, Verônica limpando o rosto de Jesus, segunda queda de Jesus, Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém, terceira queda de Jesus, Jesus despido, Jesus pregado na cruz, Jesus morrendo na cruz, Jesus morto nos braços de sua mãe e Jesus enterrado.

Quando os cristãos começaram a rezar a Via Sacra?

Segundo o Papa Francisco “ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”. (Discurso aos jovens na JMJ Rio 2013). Essa realidade já seria motivo suficiente, para rezarmos melhor e com mais devoção a Via Sacra.

A oração da Via Sacra remonta ao século IV, esse foi um período de intensa peregrinação à Terra Santa. Dali começou a ganhar amplitude a meditação sobre as dores do Cristo.

A Via Sacra é de amplo valor espiritual para a vida do Católico, por conta da profunda meditação sobre a via dolorosa de Jesus, tendo em vista a salvação humana. Realidade importante em relação a oração da Via Sacra é que, com ela, além de viver com Jesus e meditar os mistérios de seu sofrimento, você ainda pode obter indulgência plenária, ou seja, fazendo as devidas leituras, orações e meditações de cada Estação diante do respectivo quadro, ou cruz e cumprindo as três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice, essas são as condições para que você obtenha a indulgência plenária rezando a Via Sacra.

Para conhecer as orações e as estações da Via Sacra acesse o site:

Para rezar a Via Sacra online, acesse o site:

Ação: Rezarei a Via Sacra e, se possível, com a minha paróquia, amigos ou familiares

Com toda devoção participe da Via Sacra. Convide amigos e familiares para juntos meditar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


quinta-feira, 26 de março de 2020

QUINTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 26.03.2020

QUARESMA 2020

QUINTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 26.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos falar sobre Visita Eucarística


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 26/03 – Quinta-Feira da 4ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Hoje vou utilizar um trecho do texto pulicado pelo Professor Felipe Aquino no site da Cléofas.

Na expressão “Adoração Eucarística”, a palavra “Adoração” é usada, de forma ampla, para significar qualquer espécie de oração, qualquer espécie de união com Deus. “Eucarística” significa rezando diretamente para Jesus presente na Eucaristia ou de forma centrada n’Ele. Adoração Eucarística, então, é qualquer oração endereçada a ou centrada em Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

A Adoração Eucarística pode ser realizada na presença de Jesus na Eucaristia, em igreja ou em tabernáculo de capela. Ou pode ser feita diante da Eucaristia exposta no altar, por exemplo, em um ostensório.

Algumas igrejas mantêm a exposição da Eucaristia todos os dias. No centro de Roma, uma igreja faz a exposição todas as tardes, até o início da noite; outra expõe a Eucaristia todas as noites, das 18 às 22 horas. As pessoas vão até lá rezar por cinco minutos ou mais, por uma hora ou mais…

Por que fazer isto? Qual a importância da Adoração Eucarística, qual a importância de rezar a Jesus na Eucaristia? Por um lado, muitas pessoas acham esta uma maneira mais fácil de rezar, concentrando-se no Senhor, na presença de Jesus ali na Eucaristia. Por outro lado, Jesus na Eucaristia está presente exatamente para vir até nós, para estar unido a nós. Quando eu rezo a Jesus na Eucaristia, eu rezo a Ele, no que diz respeito a mim, como por meu alimento espiritual, presente diante de mim para uma união comigo, unindo-me a Ele de forma especial.

Jesus na Eucaristia é Jesus em Seu estado presente, não Jesus crucificado, mas Jesus ressuscitado, glorificado, entre a Sua Ascensão ao Céu e Sua segunda vinda à Terra; Jesus ressuscitado, presente para mim sob a aparência de pão. Sua presença é gloriosa, Sua aparência é simbólica – símbolo do que Ele está fazendo ali na Eucaristia, oferecendo-Se como meu alimento e força.

Ação: Participarei da Hora Eucarística com os demais membros da paróquia, ou farei uma Visita Eucarística por mais tempo rezando por minha família

Geralmente nas paróquias se realiza a Hora Eucarística na quinta-feira com a exposição do Santíssimo e orações próprias conduzidas por um sacerdote ou diácono.

Se houver essa atividade em sua paróquia, participe!

Fazer uma Visita Eucarística, ou seja, visitar Jesus na Sagrada Eucaristia é uma forma de nos aproximarmos d’Ele e demonstrar nosso amor pela crença e pela fé de que Ele vive e está presente na Eucaristia.

Ir até o sacrário é ir dialogar cordialmente com Cristo, fazer um ato de presença diante do Redentor, pôr em suas mãos os esforços e a vontade de entrega, aprender as lições que Cristo oferece no sacramento. Desses breves contatos com Jesus na Eucaristia devem brotar a gratidão, o ânimo na luta, a confiança e a alegria de estar com Ele, o desejo de imita-Io.

De preferência, se faz uma oração espontânea e pessoal, na qual se renovem a fé, a esperança e a caridade; pede-se pela Igreja, e pelo mundo, e por todas as necessidades pessoais, familiares ou de outro tipo.

Hoje, durante esta visita a Jesus Sacramentado, reze por todos os membros de sua família. Peça a Jesus a graça de uma vida santificada em família, onde todos os membros sejam unidos e amem0se uns aos outros, como Jesus ensinou.

Quando não for possível visitar Jesus no sacrário em alguma igreja, pode-se fazer uma comunhão espiritual com esta fórmula ou com outra semelhante:

COMUNHÃO ESPIRITUAL
Meu Jesus, creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do altar. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. E porque não posso receber-vos agora sacramentalmente, vinde ao menos de modo espiritual ao meu coração. Uno-me todo a vós, como se já tivésseis vindo; não permitais que eu jamais me separe de vós. Amém


Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização