terça-feira, 31 de março de 2020

TERÇA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 31.03.2020

QUARESMA 2020

TERÇA-FEIRA QUINTA SEMANA DA QUARESMA - 31.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender como colocar-se alegremente à serviço dos irmãos.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 31/03 – Terça-Feira da 5ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

"Cristo, Rei e Senhor do universo, se fez servidor de todos, não veio "para ser servido, mas para servir e para da sua vida em resgate por muitos" (Mt 20,28).

Para o cristão, "reinar é servir", particularmente "nos pobres e nos sofredores, nos quais a Igreja reconhece a imagem de seu Fundador pobre e sofredor".

O povo de Deus realiza sua "dignidade régia" vivendo em conformidade com esta vocação de servir com Cristo." (Catecismo da Igreja Católica, §786)

No Evangelho, São Lucas nos conta que Maria Santíssima após a Anunciação do Anjo, ao saber que sua prima Isabel concebera na velhice e estava já no sexto mês de gestação, pôs-se a caminho para servi-la, quando ela mesma estava também grávida e seria mãe do Filho de Deus.

Não levou em conta o fato de estar literalmente com o Rei na barriga, mas decidiu viajar por muitos quilômetros, provavelmente no lombo de um burrinho, para ajudar sua prima nas tarefas do seu lar. Esse é um exemplo de como Nossa Senhora se colocou humildemente ao serviço dos demais.

"Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra." (Lc 1, 38)

"Maria ficou com Isabel cerca de três meses. Depois voltou para casa." (Lc 1, 56)

Maria Santíssima, Mãe de Deus e minha, ajuda-me a seguir o teu exemplo de amor e serviço, antecipando-me às necessidades daqueles que me cercam, hoje e em todos os dias de minha vida. Amém!

É preciso procurar o que é essencial na vida e não perder de vista a dedicação da nossa própria vida em favor do Reino de Deus.

A grandeza do discípulo está em sua capacidade de colocar-se à serviço do próximo. Jesus nos leva a refletir sobre a reação que temos diante do serviço, sobretudo quando temos que nos colocar a serviço em posições que consideramos inferiores. Nestes casos, você serve com alegria, não desejando fazê-lo?

Analise como você reage diante de tarefas consideradas menores, que não gosta muito de realizar, e entenderá o que Jesus propõe. Quem se coloca humildemente a serviço dos irmãos não escolhe o melhor serviço, nem o melhor lugar, serve apenas porque ama servir e conhece a verdadeira alegria que vem com essa atitude.

“A misericórdia não é uma obrigação. Desce do céu como o refrigério da chuva sobre a terra. É uma dupla bênção: abençoa quem a dá e quem a recebe”

Para encerrar nossa reflexão, vamos analisar um pouco sobre como Jesus se coloca humildemente a serviço dos outros:

Deus ama a sua criatura, o homem; ama-o também na sua queda e não o abandona a si mesmo. Ele ama até ao fim. Vai até ao fim com o seu amor, até ao extremo: desce da sua glória divina. Depõe as vestes da sua glória divina e reveste-se com as do servo.

Desce até à extrema baixeza da nossa queda. Ajoelha-se diante de nós e presta-nos o serviço do servo; lava os nossos pés sujos, para que possamos ser admitidos à mesa de Deus, para que nos tornemos dignos de nos sentarmos à sua mesa o que, por nós mesmos, nunca podemos nem devemos fazer.

Deus não é um Deus distante, demasiado distante e grande para se ocupar das nossas insignificâncias. Deus desce e torna-se escravo, lava-nos os pés para que possamos estar na sua mesa. Exprime-se nisto todo o mistério de Jesus Cristo.

Nisto se torna visível o que significa redenção. O banho no qual nos lava é o seu amor pronto para enfrentar a morte. Só o amor tem aquela força purificadora que nos tira a nossa impureza e nos eleva às alturas de Deus.

Ele é continuamente este amor que nos lava; nos sacramentos da purificação o batismo e o sacramento da penitência Ele está continuamente ajoelhado diante dos nossos pés e presta-nos o serviço do servo, o serviço da purificação, torna-nos capazes de Deus. O seu amor é inexaurível, vai verdadeiramente até ao fim.

Ação: Vou me colocar humildemente ao serviço dos demais

Seguindo o exemplo de Jesus, coloque-se a serviço dos demais. Pode ser em sua própria casa fazendo serviços domésticos ou ajudando alguém a realizar uma tarefa difícil.

Não perca nenhuma oportunidade de servir ao próximo. Faça como Jesus: Seja Humilde!

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

...

Nenhum comentário: