quinta-feira, 26 de março de 2020

QUINTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 26.03.2020

QUARESMA 2020

QUINTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 26.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos falar sobre Visita Eucarística


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 26/03 – Quinta-Feira da 4ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Hoje vou utilizar um trecho do texto pulicado pelo Professor Felipe Aquino no site da Cléofas.

Na expressão “Adoração Eucarística”, a palavra “Adoração” é usada, de forma ampla, para significar qualquer espécie de oração, qualquer espécie de união com Deus. “Eucarística” significa rezando diretamente para Jesus presente na Eucaristia ou de forma centrada n’Ele. Adoração Eucarística, então, é qualquer oração endereçada a ou centrada em Jesus Cristo, presente na Eucaristia.

A Adoração Eucarística pode ser realizada na presença de Jesus na Eucaristia, em igreja ou em tabernáculo de capela. Ou pode ser feita diante da Eucaristia exposta no altar, por exemplo, em um ostensório.

Algumas igrejas mantêm a exposição da Eucaristia todos os dias. No centro de Roma, uma igreja faz a exposição todas as tardes, até o início da noite; outra expõe a Eucaristia todas as noites, das 18 às 22 horas. As pessoas vão até lá rezar por cinco minutos ou mais, por uma hora ou mais…

Por que fazer isto? Qual a importância da Adoração Eucarística, qual a importância de rezar a Jesus na Eucaristia? Por um lado, muitas pessoas acham esta uma maneira mais fácil de rezar, concentrando-se no Senhor, na presença de Jesus ali na Eucaristia. Por outro lado, Jesus na Eucaristia está presente exatamente para vir até nós, para estar unido a nós. Quando eu rezo a Jesus na Eucaristia, eu rezo a Ele, no que diz respeito a mim, como por meu alimento espiritual, presente diante de mim para uma união comigo, unindo-me a Ele de forma especial.

Jesus na Eucaristia é Jesus em Seu estado presente, não Jesus crucificado, mas Jesus ressuscitado, glorificado, entre a Sua Ascensão ao Céu e Sua segunda vinda à Terra; Jesus ressuscitado, presente para mim sob a aparência de pão. Sua presença é gloriosa, Sua aparência é simbólica – símbolo do que Ele está fazendo ali na Eucaristia, oferecendo-Se como meu alimento e força.

Ação: Participarei da Hora Eucarística com os demais membros da paróquia, ou farei uma Visita Eucarística por mais tempo rezando por minha família

Geralmente nas paróquias se realiza a Hora Eucarística na quinta-feira com a exposição do Santíssimo e orações próprias conduzidas por um sacerdote ou diácono.

Se houver essa atividade em sua paróquia, participe!

Fazer uma Visita Eucarística, ou seja, visitar Jesus na Sagrada Eucaristia é uma forma de nos aproximarmos d’Ele e demonstrar nosso amor pela crença e pela fé de que Ele vive e está presente na Eucaristia.

Ir até o sacrário é ir dialogar cordialmente com Cristo, fazer um ato de presença diante do Redentor, pôr em suas mãos os esforços e a vontade de entrega, aprender as lições que Cristo oferece no sacramento. Desses breves contatos com Jesus na Eucaristia devem brotar a gratidão, o ânimo na luta, a confiança e a alegria de estar com Ele, o desejo de imita-Io.

De preferência, se faz uma oração espontânea e pessoal, na qual se renovem a fé, a esperança e a caridade; pede-se pela Igreja, e pelo mundo, e por todas as necessidades pessoais, familiares ou de outro tipo.

Hoje, durante esta visita a Jesus Sacramentado, reze por todos os membros de sua família. Peça a Jesus a graça de uma vida santificada em família, onde todos os membros sejam unidos e amem0se uns aos outros, como Jesus ensinou.

Quando não for possível visitar Jesus no sacrário em alguma igreja, pode-se fazer uma comunhão espiritual com esta fórmula ou com outra semelhante:

COMUNHÃO ESPIRITUAL
Meu Jesus, creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do altar. Eu vos amo sobre todas as coisas e desejo receber-vos em minha alma. E porque não posso receber-vos agora sacramentalmente, vinde ao menos de modo espiritual ao meu coração. Uno-me todo a vós, como se já tivésseis vindo; não permitais que eu jamais me separe de vós. Amém


Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: