quinta-feira, 12 de março de 2020

QUINTA-FEIRA 2ª SEMANA DA QUARESMA - 12.03.2020

QUARESMA 2020

QUINTA-FEIRA 2ª SEMANA DA QUARESMA - 12.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos! Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Ontem meditamos o Evangelho do Dia. Hoje vamos aprender sobre Visita Eucarística.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 12/03 – Quinta-Feira da 2ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Amém.

Quinta-feira é Dia de Adoração e Visita Eucarística.

Como visitar o Senhor Jesus presente no Santíssimo Sacramento?

Para começar necessitamos silêncio interior e recolhimento para visitar senhor Sacramentado.  «O silêncio —indicava Bento XVI — é capaz de abrir um espaço interior no mais íntimo de nós mesmos, para fazer com que ali habite Deus, para que sua Palavra permaneça em nós, para que o amor a Ele penetre em nossa mente e em nosso coração, e anime nossa vida».

Quando nos encontramos na presença de Jesus Sacramentado o primeiro é fazer um ato de fé e tomar consciência de que Deus está aí realmente presente.

Muitas vezes visitaremos o Santíssimo Sacramento de modo espontâneo.  Nem sempre achamos uma capela perto de onde vivemos ou trabalhamos, mas às vezes temos a oportunidade de fazê-lo e devemos aproveitar.

Quem não gosta de receber a visita surpresa de um amigo próximo?

O Senhor se alegrará também quando o visitarmos assim. Se estiver dentro de nossas possibilidades, podemos fazer da visita ao Santíssimo um hábito que terá muitos frutos em nossa vida espiritual.  Talvez possamos visitá-lo uns minutos ao dia, ou duas ou três vezes por semana.

Podemos fazê-lo sozinhos, na companhia de alguém, ou também em família.  Convidar alguém a visitar o Senhor presente no Santíssimo Sacramento é uma excelente oportunidade para fazer apostolado e dar motivo para que outras pessoas que possivelmente estejam um pouco afastadas do Senhor voltem a encontrar-se com Ele na intimidade da oração.

Embora possamos rezar com as palavras que espontaneamente venham ao nosso coração, quando vamos visitar o Senhor Jesus por um tempo mais prolongado, ajuda muitíssimo preparar nossa visita. Podemos, por exemplo, dedicar uns minutos a um momento de diálogo pessoal com o Senhor, outros minutos à meditação de um texto eucarístico ou a rezar com os salmos, e outro momento a pedir por nossas necessidades e as de outros.  As possibilidades são muito variadas, e este costume ajudará a que nos mantenhamos concentrados e focados.

Falando precisamente de textos sobre os quais podemos meditar, existem diversas citações na Sagrada Escritura sobre as quais podemos rezar e que nos ajudarão em nossa meditação.

As passagens sobre a instituição da Eucaristia na Última Ceia, por exemplo, assim como aquelas nas quais o Senhor fala do «Pão de Vida», entre tantas outras, nos ajudarão a tomar especial consciência da presença real do Senhor.

Meditar diante do Senhor «nos dá a possibilidade de chegar ao próprio manancial da graça», ajudará a um encontro mais íntimo com Ele, e a descobrir com maior ardor o imenso bem que significa sua presença na Eucaristia.

Há, por outro lado, muitos devocionários eucarísticos que podemos utilizar em nossas visitas.  Neles encontraremos também outros textos valiosos, orações de Santos, assim como cantos adequados para a oração eucarística que seguramente enriquecerão nossa oração.

Ação: Farei uma Visita Eucarística e a oferecerei em reparação pelas ofensas que sofrem Jesus e Maria

É muito importante para cada um de nós estarmos sempre perto de Jesus. E Ele está sempre à nossa espera no Sacrário das capelas do Santíssimo em cada igreja.

Fazer uma Visita Eucarística, ou seja, visitar Jesus na Sagrada Eucaristia é uma forma de nos aproximarmos d’Ele e demonstrar nosso amor pela crença e pela fé de que Ele vive e está presente na Eucaristia.

Ir até o sacrário é ir dialogar cordialmente com Cristo, fazer um ato de presença diante do Redentor, pôr em suas mãos os esforços e a vontade de entrega, aprender as lições que Cristo oferece no sacramento.

Desses breves contatos com Jesus na Eucaristia devem brotar a gratidão, o ânimo na luta, a confiança e a alegria de estar com Ele, o desejo de imita-Io.

Hoje, durante esta visita a Jesus Sacramentado, reze e ofereça suas orações à Jesus em reparação às ofensas que Ele e sua Mãe Santíssima sofrem diariamente pelo mundo afora.


Que Deus nos abençoe.
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: