domingo, 22 de março de 2020

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA - 21.03.2020

QUARESMA 2020

QUARTO DOMINGO DA QUARESMA - 21.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Ontem aprendemos como Rezar Mais.
Hoje vamos aprender um pouco mais sobre a Santa Missa.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 22/03 – 4º Domingo da Quaresma - Gaudete

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Alegria! Alegria! Alegria! Meus irmãos e irmãs, chegamos no Quarto Domingo da Quaresma em nossa Caminhada de Santidade, rumo à Celebração da Páscoa e comemorar mais uma vez a Ressurreição de Jesus e a sua vitória sobre o Pecado e a Morte!

A Quaresma é um tempo penitencial, de oração, jejum e esmola, onde a cor litúrgica é o roxo. Todavia, temos, no decorrer deste tempo, um momento de júbilo, onde a cor litúrgica passa do roxo para o rosa. É o chamado “Domingo Laetare”, ou “Domingo da Alegria”. E hoje é este Domingo da Alegria!

Mas, você sabe o porquê?

O Quarto Domingo da Quaresma recebe estes nomes porque assim começa, neste dia, a Antífona de Entrada da Eucaristia:

Laetare, Ierusalem, et conventum facite omnes qui diligites eam; gaudete cum laetitia, qui in tristitia fuistis; ut exsultetis, et satiemini ab uberibus consolationis vestrae

(“Alegra-te Jerusalém! Reuni-vos, vós todos que a amais; vós que estais tristes, exultai de alegria! Saciai-vos com a abundância de suas consolações”), conforme Isaías 66, 10-11. (Se quiser conhecer as palavras originais em latim, veja o texto desse vídeo no blog Salve Rainha)

A cor litúrgica passa do roxo para o rosa para representar a alegria pela proximidade da Páscoa.

Este domingo já foi chamado também de ”Domingo das Rosas”, pois, na antiguidade, os cristãos costumavam se presentear com rosas. E foi assim que surgiu a ”Rosa de Ouro”.

No século X surgiu, então, a tradição da ”Bênção da Rosa”, ocasião em que o Santo Padre, no Quarto Domingo da Quaresma, ia do Palácio de Latrão à Basílica Estacional de Santa Cruz de Jerusalém, levando na mão esquerda uma rosa de ouro que significava a alegria pela proximidade da Páscoa. Com a mão direita, o Papa abençoava a multidão. Regressando processionalmente a cavalo, o Papa tinha sua montaria conduzida pelo prefeito de Roma. Ao chegar, presenteava o prefeito com a rosa, em reconhecimento pelos seus atos de respeito e homenagem.

Daí, então, teve início o costume de oferecer a ”Rosa de Ouro”, para personalidades e autoridades que mantinham uma relação saudável com a Santa Sé, como príncipes, imperadores, reis…

Leão XIII enviou, em 1888, uma Rosa Áurea à princesa Isabel. Nos tempos modernos os papas costumam remeter este símbolo de afeto pessoal a santuários de destaque. Por exemplo, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, recebeu uma Rosa de Ouro de Paulo VI, em 1965, e a Basílica de Nossa Senhora Aparecida recebeu uma de Paulo VI, em 1967 e outra de Bento XVI, em 2007.

Ação: Participar da Santa Missa com devoção

Participe da Santa Missa neste domingo com devoção. Leve sua família e amigos com você.

Neste domingo da Alegria, dedique esta missa a agradecer com muita gratidão todas as bênçãos que você recebe diariamente de Deus, sua vida, seu trabalho, suas alegrias e até mesmo às dificuldades.

Para entender melhor o que é a Santa Missa, visite o site:

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: