sábado, 14 de março de 2020

SÁBADO 2ª SEMANA DA QUARESMA - 14.03.2020

QUARESMA 2020

SÁBADO 2ª SEMANA DA QUARESMA - 14.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos! Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Ontem aprendemos como imitar a Jesus Cristo. Hoje vamos aprender sobre Maria no Catecismo da Igreja Católica.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 14/03 – Sábado da 2ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Amém.

São João Paulo II, quando Papa, promulgou, no dia 11 de outubro de 1992, o Catecismo da Igreja Católica. Em 25 de janeiro de 1985, o mesmo Papa João Paulo II convocou uma Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para tratar dos frutos do Concílio Vaticano II na vida da Igreja. Muitos bispos manifestaram o desejo da promulgação de um novo Catecismo.

Lembra o Papa João Paulo II: “O Catecismo da Igreja Católica é fruto de uma vastíssima colaboração. Foi elaborado em seis anos de intenso trabalho, conduzido num espírito de atenta abertura e com apaixonado ardor. Em 1986, confiei a uma comissão de doze cardeais e bispos, presidida pelo então senhor Cardeal Joseph Ratzinger, o encargo de preparar um projeto para o Catecismo requerido pelos padres do Sínodo. Uma comissão de redação, composta por sete bispos diocesanos, peritos em teologia e em catequese, coadjuvou a comissão no seu trabalho”.

O Catecismo da Igreja Católica foi dividido em quatro partes, as quais estão ligadas entre si.

Na primeira parte, é tratado o mistério cristão, que é o objeto da fé, com a Profissão da Fé.

Na segunda parte, é celebrado e comunicado, nos atos litúrgicos, o que professamos com a Celebração do Mistério Cristão.

Na terceira parte, está presente para iluminar e amparar os filhos de Deus no seu agir cristão com a vida em Cristo.

Por último, na quarta parte, fundada a nossa oração, cuja expressão privilegiada é o “Pai-Nosso” e constitui o objeto da nossa súplica, do nosso louvor e da nossa intercessão, ou seja, o que de mais precisamos para o seguimento do Senhor: a oração cristã, que deve ser o alimento da nossa vida espiritual.

O Catecismo da Igreja Católica tem o seu parágrafo 2 “...CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, NASCIDO DA VIRGEM MARIA" dedicado ao estudo da concepção e nascimento de Jesus e ensina sobre a Virgem Maria e sua importância para a história da Igreja.


Ação: Refletirei sobre o trecho do Catecismo que fala de Maria (do nº 484 ao 511)

Vale a pena estudar o Catecismo da Igreja Católica e a ação proposta para hoje é refletir sobre um trecho desta parte que fala sobre Maria (artigo 484 ao 511) e se você não tem um exemplar do catecismo em mãos, vou deixar o link para você baixar gratuitamente e estudar, junto com a leitura da Bíblia, cujas passagens são citadas no mesmo catecismo.

Existem vários sites que disponibilizam o Catecismo da Igreja Católica na internet. Eu baixei deste site:

Faça o download do seu exemplar, leia os artigos citados e pratique a ação proposta para hoje.

Que Deus nos abençoe.
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: