domingo, 29 de março de 2020

QUINTO DOMINGO DA QUARESMA DA QUARESMA - 29.03.2020

QUARESMA 2020

QUINTO DOMINGO DA QUARESMA DA QUARESMA - 29.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender mais sobre a Santa Missa.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 29/03 – 5º Domingo da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

O verdadeiro sentido do sacrifício da Santa Missa:

A missa não é apenas sacrifício, mas também banquete, festa, uma celebração que é memorial, refeição alegre, festiva e atual da Páscoa de Jesus Cristo.

A constituição Sacrosanctum Concilium afirma que Jesus instituiu o sacrifício da Santa Missa, a fim de perpetuar nos séculos, até a sua volta, o sacrifício da cruz.

Por isso, o “sacrifício dos cristãos não pretende completar o sacrifício da cruz, porém, torná-lo presente, atualizá-lo, desenvolver no hic et nunc a sua dimensão interna”.

Entenda-se bem aqui o termo sacrifício, não como oferta penitencial meramente humana para merecer a misericórdia de Deus, mas como sacrifício verdadeiramente propiciatório de Cristo que se imola, da mesma forma como se ofereceu na cruz, uma vez por todas, que agora é oferecido e atualizado pelo ministério do sacerdote que preside o mistério.

A palavra sacrifício, referendada à Santa Missa, portanto, precisa ser bem entendida. Na religião pagã, a palavra é traduzida por “sacrum facere”, ou seja, fazer o sagrado. A missa, sabemos não é apenas sacrifício, mas também banquete, festa, uma celebração que é memorial, refeição alegre, festiva e atual da Páscoa de Jesus Cristo.

Assim, a Eucaristia seria muito mais um “sacrificium laudis”, um louvor e uma rica Ação de Graças (do grego, eukaristós) pela vitória de Cristo sobre a morte – e também nossas mortes. O sacrifício da cruz tem razão de ser em vista da Ressurreição, da festiva passagem (Pessach) da morte para a vida. 

O caráter sacrifical da missa, demasiadamente penitencial, foi acentuado por uma época na Igreja. Aqui usamos o termo “sacrifício”, usado também pelo Papa João XXIII, não em sentido absoluto, mas como um dos aspectos do Mistério de Cristo, em sua oferta na cruz como sacrifício único e total. São Cipriano afirma: “e uma vez que, em todos os sacrifícios, nós fazemos a memória da paixão de Cristo – é de fato a paixão de Cristo que nós oferecemos – nós não podemos fazer diferente do que Ele fez” (Carta, 63,17).

Por isso, a Eucaristia não é um sacrifício do fiel a Deus, mas de Deus ao fiel. Precisamos tirar a ideia pagã do sacrifício que seria oferecido para aplacar a ira de Deus, como os antigos holocaustos e sacrifícios pagãos. Como aponta a Constituição Dogmática Lumen Gentium: “todas as vezes que se celebra no altar o sacrifício da cruz, pela qual Cristo, nossa páscoa, foi imolado, atualiza-se a obra da redenção”

Para entender melhor o que é a Santa Missa, visite o site:

Ação: Participarei da Santa Missa com a minha família

Participe da Santa Missa neste domingo com devoção. Leve sua família e amigos com você.

Neste domingo, dedique esta missa a agradecer todas as bênçãos que você recebe diariamente de Deus, sua vida, seu trabalho, suas alegrias e até mesmo às dificuldades, sua saúde e a saúde de seus familiares e amigos.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


Nenhum comentário: