sexta-feira, 20 de março de 2020

SEXTA-FEIRA 3ª SEMANA DA QUARESMA - 20.03.2020

QUARESMA 2020

SEXTA-FEIRA 3ª SEMANA DA QUARESMA - 20.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Ontem aprendemos mais sobre Adoração a Jesus Sacramento. Hoje vamos aprender mais sobre Amor ao Próximo.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 20/03 – Sexta-Feira da 3ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

O amor ao próximo é o ensinamento mais forte vindo de Jesus Cristo. Pois, por meio dele é possível colocar em prática todos os outros ensinamentos. Afinal, quando amamos o próximo, fazemos ao outro tudo o que gostaríamos que fizessem conosco, como respeitar, acolher e ter empatia.

Durante toda a sua trajetória, Jesus sempre deixou um amplo legado de amor ao próximo. Basta ver os registros dos discípulos e apóstolos que em suas narrativas imortalizaram ensinamentos e lições inspiradoras que são absolutamente práticas para as nossas vidas ─ inclusive, nos dias de hoje.

Dentre todas as lições, uma delas nos chama bastante atenção: a parábola do Bom Samaritano.

Nesta passagem, Cristo destaca a atitude de um homem que, ao passar por uma estrada, prontamente atende uma pessoa que havia sido assaltada e ferida. Mas, a lição mais profunda está justamente no fato de que outros dois homens, em momentos distintos, sequer deram atenção ao necessitado. Somente o terceiro que passava por ali - o samaritano -, prestou-lhe a devida assistência e colocou em prática o amor ao próximo.

E mais: levou aquele senhor a uma hospedaria, pagou pelos serviços e ainda disse que se preciso fosse voltaria ali para arcar com outros custos necessários à recuperação daquele enfermo. Essa parábola de Jesus, embora seja contada há quase dois mil anos, nos chama a atenção pela atualidade do ensinamento: quantas vezes somos chamados ao trabalho e realmente nos empenhamos em contribuir com aqueles que mais precisam?

Certamente, o valor da história está justamente na atitude de empatia do samaritano em ajudar o próximo. Ou seja: ele não deixou a responsabilidade para que outro que passasse prestasse o atendimento. Não! Ele se viu convocado a contribuir e cumpriu o seu propósito. Um ótimo e inspirador exemplo para os dias de hoje, nos quais se fala tanto de empatia, mas nem sempre se esclarece o que é isso na prática.

Apesar dessa parábola nos mostrar a empatia e um exemplo prático do amor ao próximo, qual é a definição para esse termo?

Amor ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia sem se deixar levar pelo orgulho. Sendo assim, amar ao próximo é se importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.

Isso também significa que é preciso nos amar, pois uma pessoa só consegue ajudar o outro e amar ao próximo quando se ama também. Afinal, o amor que ela cultiva começa a se tornar tão grande que ela sente a necessidade de espalhá-lo para as pessoas que estão ao seu redor.

Durante esta Quaresma, através da Campanha da Fraternidade, somos incentivados a praticar realmente a Caridade, de forma efetiva, a exemplo de da Santa Irmã Dulce, e, uma ótima forma de agir é buscar uma forma de agir como o Bom Samaritano: ajudar realmente a quem está precisando, ou seja, cumprir uma obra de misericórdia corporal. Fazer algo realmente concreto e físico para matar a fome de alguém, curá-lo, vesti-lo e dar-lhe abrigo.

Ação: Cumprirei uma obra de misericórdia corporal

Busque hoje uma forma de ajudar alguém fisicamente, doando algo físico que possa ajudar a quem precisa matar a fome ou se vestir, tomar um banho e ter alguma dignidade, principalmente as pessoas que vivem pelas ruas.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


Nenhum comentário: