quarta-feira, 25 de março de 2020

QUARTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 25.03.2020

QUARESMA 2020

QUARTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 25.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos estudar a Doutrina da Igreja


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 25/03 – Quarta-Feira da 4ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Vamos entender um pouco o que é a doutrina da igreja.

Antigamente, quando as crianças recebiam as primeiras instruções na fé católica, elas aprendiam a rezar uma fórmula denominada “ato de fé”. As versões da oração variam um pouco, mas uma delas, indulgenciada pela Igreja e facilmente encontrada na internet, diz o seguinte:

Eu creio firmemente que há um só Deus, em três pessoas realmente distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e ao terceiro dia ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, porque Deus, Verdade infalível, o revelou. Nesta crença quero viver e morrer. Amém.

Trata-se de uma oração simples e em plena conformidade com o que professamos no “Creio”, mas, tragicamente, muitos de nossos católicos não seriam mais capazes de fazê-la, pelo menos não de coração sincero e acreditando realmente em tudo o que ela diz.

«Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas somente permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim» (Jo 15,4).

Se a Igreja pode oferecer vida e salvação ao mundo inteiro é graças ao seu enraizamento em Cristo, seu Fundador. Este enraizamento se dá primeiramente através dos sacramentos, tendo a Eucaristia no centro.

Instituídos por Cristo, os sacramentos são colunas de base da Igreja que a geram continuamente como Seu corpo e Sua esposa. Intimamente ligado a Eucaristia encontra-se o sacramento da Ordem, no qual Cristo se faz presente na Igreja como fonte da sua vida e de sua obra. Os sacerdotes são configurados «a Cristo sacerdote, de tal modo que possam agir em nome de Cristo cabeça».

É preciso recordar o modo escolhido por Deus para nos revelar as suas verdades. O princípio da Carta aos Hebreus diz que, “muitas vezes e de muitos modos, Deus falou outrora a nossos pais, pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou-nos por meio do Filho” (1, 1-2).

Depois de todas as revelações que vemos contidas no Antigo Testamento, então, Deus “selou” seu contato com a humanidade, por assim dizer, enviando-nos seu Filho, Jesus Cristo.

Ora, já que com isso Ele quis salvar todos os homens, e não só os de dois mil anos atrás, era necessário que fosse instituído um meio, visível e do qual as pessoas pudessem facilmente se servir, para sua mensagem permanecer preservada ao longo das gerações.

Esse instrumento, como ficará claro a quem estudar as Escrituras e investigar a transmissão dos ensinamentos dos primeiros cristãos, é nada mais nada menos do que a Igreja.

A Igreja:

Presente na pessoa dos Apóstolos, a quem foi dito: “Tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu” (Mt 18, 18), e ainda: “Quem vos ouve, a mim ouve; quem vos rejeita, a mim rejeita, e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou” (Lc 10, 16); e

Presente especialmente na pessoa do Papa, o único a quem foi dito: “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu” (Mt 16, 18-19), e ainda: “Confirma teus irmãos” (Lc 22, 32), e enfim: “Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 16).

Ao instituir a Igreja, Nosso Senhor quis dar aos homens a segurança de que aquilo que Ele tinha ensinado a seus discípulos seria propagado fielmente. Para isso, Ele mesmo cuidou de dar aos Apóstolos a assistência do Espírito Santo (cf. Jo 16, 7-15) e de garantir-lhes sua presença até a consumação dos séculos (cf. Mt 28, 20).

De fato, até o presente, o único grupo de cristãos que crê nas mesmas coisas e rejeita as mesmas coisas, como acontecia na Igreja primitiva, é a Igreja Católica.

Conhecer e praticar a Doutrina da Igreja é dever de todo católico, e, por isso deve dedicar muito estudo da Palavra de Deus e dos ensinamentos da Igreja, e, além disso participar das atividades de sua paróquia com devoção.

Links para estudo:


Ação: Pesquisarei sobre um tema da doutrina que tenho dúvidas ou sobre a vida de um santo

Para tirar suas dúvidas sobre algum tema específico da doutrina da Igreja procure orientação de seu pároco ou diácono da sua paróquia. Pesquise na internet os documentos do Vaticano, o Catecismo da Igreja Católica e também em algum site católico, como Padre Paulo Ricardo, Canção Nova, Cléofas, Dom Total e vários outros.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


Nenhum comentário: