terça-feira, 3 de março de 2020

TERÇA-FEIRA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA - 03.03.2020

QUARESMA 2020

TERÇA-FEIRA PRIMEIRA SEMANA DA QUARESMA 2020 - 03.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos! Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA: Uma ação, um propósito diário no Caminho da Santidade. Preparando para celebrar com amor a Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo. Podemos mudar o mundo amando como Jesus nos ensinou: "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.".


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 03/03 – Terça-Feira da 1ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Quaresma é um tempo de “rever a vida” e abandonar o pecado (orgulho, vaidade, arrogância, prepotência, ganância, pornografia, sexismo, gula, ira, inveja, preguiça, mentira, etc.). Enfim, viver o que Jesus recomendou: “Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca”.

Embora este seja um tempo de oração e penitência mais profundas, não deve ser um tempo de tristeza, ao contrário, pois a alma fica mais leve e feliz, por estar mais perto de Deus. O prazer é satisfação do corpo, mas a alegria é a satisfação da alma. E só Jesus pode nos dar esta alegria completamente.

Santo Agostinho dizia que “o pecador não suporta nem a si mesmo”, e que “os teus pecados são a tua tristeza; deixa que a santidade seja a tua alegria”. A verdadeira alegria brota no bojo da virtude, da graça; então, a Quaresma nos traz um tempo de paz, alegria e felicidade, porque chegamos mais perto de Deus.

Para isso podemos fazer uma confissão bem-feita; o meio mais eficaz para se livrar do pecado. Jesus instituiu a confissão em sua primeira aparição aos discípulos, no mesmo domingo da Ressurreição. Não há graça maior do que ser perdoado por Deus, estar livre das misérias da alma e estar em paz com a consciência.

Jesus quis que nos confessassem com o sacerdote da Igreja, seu ministro, porque ele também é fraco e humano, e pode nos compreender, orientar e perdoar pela autoridade de Deus.

Especialmente aqueles que há muito não se confessam, têm na Quaresma uma graça especial de Deus para se aproximar do confessor e entregar a Cristo nele representado, as suas misérias.

Ação: Preparar um bom exame de consciência e se confessar o mais breve possível

COMO FAZER UMA BOA CONFISSÃO

Disse Jesus: “Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores” (Mt 9,13); “Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não precisam se arrepender” (Lc 15,7); “Se perdoardes aos outros as ofensas que eles vos fizeram, também vosso Pai Celeste vos perdoará. Mas, se não lhes perdoardes, também o vosso Pai não vos perdoará” (Mt 9,13); Disse Jesus aos Apóstolos: “Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados. A quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20,22-23)

EXAME DE CONSCIÊNCIA

Um bom exame de consciência deve sempre ser pautado na observância dos 10 mandamentos, principalmente fazendo-se perguntas sobre alguns pontos muito importantes baseados em passagens da Bíblia.

A Confissão é o momento de apresentar-se ao sacerdote, e com muita naturalidade, confessar os pecados. É preciso ser claro e objetivo, sem justificações.

Terminada a confissão, o sacerdote lhe dá uma penitência a ser cumprida e pronuncia as palavras da absolvição fazendo sobre você o sinal da cruz. Coragem, filho! Os teus pecados estão perdoados. Vai em paz e o Senhor te acompanhe! (Mt 9,2).

Veja o roteiro completo de preparação e as explicações sobre o Sacramento da Confissão na página: http://www.pnslourdes.com.br/formacao/formacao-catequetica/#confissao

Que Deus nos abençoe.
Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:

- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: