terça-feira, 17 de março de 2020

TERÇA-FEIRA 3ª SEMANA DA QUARESMA - 16.03.2020

QUARESMA 2020

TERÇA-FEIRA 3ª SEMANA DA QUARESMA - 16.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos! Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Ontem aprendemos como Amar os Inimigos. Hoje vamos aprender como ter Gratidão e Agradecer o que fazem por nós.


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 17/03 – Terça-Feira da 3ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

No dicionário encontramos a seguinte definição:

Gratidão
substantivo feminino
1. qualidade de quem é grato.
2. reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc.; agradecimento.

Achar que a gratidão é apenas o ato de retribuir atitudes ou situações agradáveis que outras pessoas geraram em nossa vida é uma forma de pensar muito pequena. Isso porque ser grato é uma forma de pensar e agir, não só com relação aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida.

A palavra gratidão tem a sua origem no latim “gratia” que tem seu significado na palavra graças ou gratus que em sua tradução ao pé da letra significa agradável. Sendo assim, entende-se que a gratidão se denomina pelo entendimento de ser grato a algo que a vida nos dá, sendo ele bom ou ruim.

Você já percebeu, por exemplo, que existem muitas pessoas cheias de posses, roupas de marca, viagens internacionais, carros e apartamentos de luxo, que possuem acesso a tudo que o dinheiro pode comprar.

Parece tudo perfeito! Mas é difícil entender porque essas pessoas passam muitos anos infelizes, com depressão e até pensam em tirar a própria vida.

Entretanto, às vezes encontramos pessoas menos favorecidas, de famílias mais humildes, mas que dá valor a cada mínimo detalhe da vida e, mesmo sem grande poder aquisitivo, a felicidade reina nos churrascos de domingo, naquele bate e volta na praia ou na compra em suaves prestações, daquela televisão dos sonhos.

Percebe que dinheiro nem sempre traz felicidade? E nem compra a gratidão?

Não quero dizer que bom mesmo é ser pobre. Penso que abundância e prosperidade são coisas que podemos desejar e ter desde que façamos por merecer e que devemos sim trabalhar para consegui-las. Porém, riqueza por si só não é suficiente para te fazer feliz.

Precisamos desenvolver o hábito da Gratidão.

Você já percebeu que no meio de um problema, não conseguimos encontrar uma solução. Parece que as situações ruins são atraídas cada vez mais, sempre vindo problema atrás de problema.

Agradecer a Deus por tudo de bom que acontece em nossas vidas, cria em nós a sensação de estarmos sob a proteção de Deus que nos ama muito e quanto mais agradecemos, mais coisas boas acontecem, ou seja, um coração grato, agradecido, agrada a Deus e Ele sempre concede mais. “Se fores fiel no pouco, mais lhe será concedido. ”

O contrário também é verdadeiro. Se temos uma fé fraca e não agradecemos por tudo que temos, não deixamos de ter proteção, mas Deus em sua benevolência aceita nosso livre arbítrio e permite quer passemos por provações, que nós mesmos atraímos com nossa falta de fé.

Se temos uma fé viva e forte, e, praticamos a virtude da Gratidão, nós criamos ao nosso redor as condições para que os milagres diários das bênçãos divinas aconteçam, mas... se enfraquecemos e deixamos de “Vigiar e Orar” permitindo que os maus pensamentos ou de medo tomem conta de nós, só atrairemos problemas e dificuldades, pois ficamos fora da graça da proteção de Deus, por nossa própria vontade...

Na verdade, todas as coisas, boas e ruins, estão nesse exato momento à nossa volta. Só dependendo da forma como agimos e pensamos para atraí-las ou não.

Ter gratidão depende da gente se policiar até que a prática vire um hábito e quanto mais a praticamos, mais fácil e frutífera ela se torna. Tudo depende de nossa fé e atitude!

Ação: Agradecerei alegremente por tudo que fizerem por mim hoje

Entenda o que é a gratidão e faça dela um hábito. Começando por ter a humildade de agradecer por tudo que fizerem por você hoje e todos os dias daqui pra frente.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização

Nenhum comentário: