sexta-feira, 27 de março de 2020

SEXTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 27.03.2020

QUARESMA 2020

SEXTA-FEIRA DA QUARTA SEMANA DA QUARESMA - 27.03.2020

Tempo de Caridade, Jejum e Oração
Convertei-vos e Crede no Evangelho! Evangelizai a todos os povos! 

UMA AÇÃO DE CONVERSÃO POR DIA:
Hoje vamos aprender mais sobre a Via Sacra


Texto deste Episódio:
(links para os canais de divulgação após o texto)

Dia 27/03 – Sexta-Feira da 4ª Semana da Quaresma

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Vamos pedir a Luz e Inspiração do Divino Espírito Santo para podermos bem desenvolver nossas atividades nesta Quaresma e para executar com amor a nossa ação proposta para hoje:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

A Via Sacra é a reconstituição religiosa feita para lembrar o sofrimento de Jesus Cristo durante sua missão redentora.

Os cristãos ao redor do mundo celebram a importância de Jesus Cristo enfatizando o caminho que percorreu por obediência a Deus. A Via Sacra é uma maneira que os fiéis têm de percorrer mentalmente o mesmo caminho de seu profeta desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário.

A Via Sacra é um exercício de piedade praticado pelos fiéis. Por isso mesmo, sua prática é muito recomendada pelos Sumos Pontífices como tentativa de provocar uma reflexão valorosa sobre a Paixão de Cristo e demonstrar o poder da Igreja Católica no tocante às questões espirituais.

O processo inclui as seguintes cenas: Jesus condenado à morte, Jesus carregando a cruz, Jesus caindo pela primeira vez, Jesus encontrando sua mãe, Simão Cirineu ajudando Jesus, Verônica limpando o rosto de Jesus, segunda queda de Jesus, Jesus encontrando as mulheres de Jerusalém, terceira queda de Jesus, Jesus despido, Jesus pregado na cruz, Jesus morrendo na cruz, Jesus morto nos braços de sua mãe e Jesus enterrado.

Quando os cristãos começaram a rezar a Via Sacra?

Segundo o Papa Francisco “ninguém pode tocar a Cruz de Jesus sem deixar algo de si mesmo nela e sem trazer algo da Cruz de Jesus para sua própria vida”. (Discurso aos jovens na JMJ Rio 2013). Essa realidade já seria motivo suficiente, para rezarmos melhor e com mais devoção a Via Sacra.

A oração da Via Sacra remonta ao século IV, esse foi um período de intensa peregrinação à Terra Santa. Dali começou a ganhar amplitude a meditação sobre as dores do Cristo.

A Via Sacra é de amplo valor espiritual para a vida do Católico, por conta da profunda meditação sobre a via dolorosa de Jesus, tendo em vista a salvação humana. Realidade importante em relação a oração da Via Sacra é que, com ela, além de viver com Jesus e meditar os mistérios de seu sofrimento, você ainda pode obter indulgência plenária, ou seja, fazendo as devidas leituras, orações e meditações de cada Estação diante do respectivo quadro, ou cruz e cumprindo as três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice, essas são as condições para que você obtenha a indulgência plenária rezando a Via Sacra.

Para conhecer as orações e as estações da Via Sacra acesse o site:

Para rezar a Via Sacra online, acesse o site:

Ação: Rezarei a Via Sacra e, se possível, com a minha paróquia, amigos ou familiares

Com toda devoção participe da Via Sacra. Convide amigos e familiares para juntos meditar a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Deus nos abençoe.

Em Nome do Pai do Filho e do Espírito Santo. Amém

Links do Sistema Salve Rainha de Evangelização:
- Blog Salve Rainha: http://salverainha.blogspot.com/

Produção Dermeval Neves - Sistema Salve Rainha de Evangelização


Nenhum comentário: